Super bizu para a prova da PMDF – Prova Discursiva

Professor Bruno Marques

A prova da Polícia Militar do Distrito Federal (PM/DF) ocorrerá no próximo domingo. A Banca Examinadora é o IADES, não muito tradicional. Ela consistirá em prova objetiva e discursiva. Nesse artigo, vamos analisar as características específicas da prova discursiva para construir uma:

ESTRATÉGIA DE PROVA QUE GARANTA MAIS PONTOS, COM O MENOR TEMPO POSSÍVEL.

A prova discursiva valerá 10 pontos e consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas a respeito de tema proposto, baseado em um ou mais textos ou fragmentos de textos. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 6,0 pontos.

Primeiramente, será um grande desafio conciliar o tempo. O Edital da PM/DF prevê que a prova discursiva será aplicada no mesmo dia e horário da prova objetiva. Isso quer dizer que terá 4h30 para fazer a prova objetiva e a prova discursiva, que será uma dissertação de até 30 linhas.

Além do tempo que é gasto para realizar as duas provas, ainda se deve considerar o tempo para preencher as folhas de respostas. Por isso, utilizar-se de técnica e estratégia é muito importante.

O grande benefício desse cargo é que serão corrigidas muitas provas discursivas. Isso quer dizer que se você tirar o mínimo na prova objetiva, mas fizer uma boa redação, terá chances de ficar dentro das vagas!

Segundo a banca, o candidato adotará uma linha de abordagem utilizando a tipologia textual “Dissertação-argumentativa”, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

Assim, é possível inferir duas informações importantes:

– Será cobrado um texto dissertativo-argumentativo;

– O tema será sobre um assunto geral, provavelmente relacionado ao cargo de policial.

Bom, para ir bem na redação, então, é preciso que você domine as características de um texto dissertativo e saiba escrevê-lo, mesmo em temas que não tenha total domínio.

1º) CARACTERÍSTICAS DO ESPELHO DE CORREÇÃO DA IADES?

A banca IADES possui 6 critérios que compõem diretamente a nota. Eles são apresentados acima da sua folha de resposta. Veja o espelho de correção da de uma prova recente da PM/DF-2016:

 

 

Legenda: TX= Tema e Texto; AR= Argumentação; CC: Coerência e Coesão; EC=Elaboração Crítica; CA= Capacidade Argumentativa; NE= Número de Erros; e TL= Total de Linhas.

Na prova da PM/DF-2016, a banca deixou em branco o espaço CA (capacidade argumentativa), pois não era um critério previsto no edital daquele concurso. No seu caso, a Banca irá deixar o critério CC (Coerência e Coesão) em branco.

Conforme constar no Edital do seu concurso, totalizarão a pontuação relativa ao domínio do conhecimento específico (DCE) os seguintes critérios:

  1. a) Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgulas cinco) pontos. Serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual;

Para não perder nota aqui, opte por escrever o TEMA na introdução e dividir o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.

  1. b) Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;

Uma dica para ir bem em Argumentação é utilizar todas as linhas da redação, e fazer, pelo menos 2 parágrafos bem fundamentos de desenvolvimento. Para fundamentar, pode utilizar exemplos atuais.

  1. c) Coerência Argumentativa (CA), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Será verificada a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que dela se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem);

Fique atento para verificar se todos os argumentos que você usa servem para defender o seu ponto de vista sobre o tema. Se você vai defender os pontos positivos, apresente mais argumentos positivos.

  1. d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

Aqui a Banca vai avaliar o seu posicionamento sobre o assunto e o seu ponto de vista. Fuja do senso comum. Informações como: “a segurança pública precisa melhorar” ou “é preciso políticas públicas e investimento em segurança, saúde e educação ”, por si só, não são bem vistas. Elas precisam ser aprofundadas: melhorar como? Que políticas públicas?

 

O cálculo da nota é simples. Para explicar, imagine que você fez o curso de discursiva, treinou bastante e tirou a nota máxima nesses 4 critérios. Logo, sua nota seria 10,0 pontos.

Após isso, a banca vai descontar os erros de português da seguinte forma: dividirá o número de erros pela quantidade de linhas escritas e multiplicar o resultado por 2. Suponha, por exemplo, que tenha escrito 25 linhas e cometido 10 erros de português. Logo, seriam descontados 0,8 (10/25 x 2) pontos. Por isso, sua nota final seria 9,20 pontos.

Agora vai uma dica importante!

 

Dica do Concursado

 

Se você tivesse escrito 30 linhas, seu desconto seria de 0,67 (10/30 x 2). Logo, sua nota seria 9,33. Veja que é vantagem escrever o máximo de linhas na sua redação, pois ganharia 0,13 pontos a mais só por ter escrito 30 linhas ao invés de 25. Bom, né?

 

2º) QUAIS OS TEMAS COM MAIOR CHANCE DE CAIR NA PROVA?

Logicamente, não tenho certeza de qual será o tema da sua prova, mas, analisando com cuidado a Banca Examinadora, é possível dar alguns palpites.

Você precisa saber o seguinte: o IADES gosta de cobrar assuntos que estão relacionados à atuação dos cargos. Veja o tema na prova do concurso do Conselho Federal de Medicina, aplicado agora em 2018:

 

 

Veja que era um concurso do Conselhor Federal de Medicina que cobrava um tema da redação sobre a atuação do Conselho Federal de Medicina.

Na prova recente da PM/DF (2018), para o cargo de oficial na especialidade músico, o tema da prova foi:

COMO OS PROJETOS SOCIAIS REALIZADOS PELA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PODEM CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA?

Considerando essa característica da Banca Iades, bem como o cenário atual, acredito que um tema provável de cair seja:

A TECNOLOGIA NO COTIDIANO POLICIAL: COMO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PODEM AUMENTAR A SEGURANÇA PÚBLICA?

Caso seja esse o tema, você pode abordar como a tecnologia favorece, ou não, o dia a dia de um policial. Também pode abordar em que medida o uso de recursos tecnológicos pode aumentar a qualidade de vida dos policiais e da sociedade.

Além disso, o conhecimento não será perdido. Você poderá utilizar parte do que leu para responder a um dos tópicos da discursiva ou, até mesmo, para quando estiver exercendo a profissão de policial.

Então, vale a pena dar uma lida sobre a profissão policial. Afinal, quem não gosta de pegar o Caderno de Questões e descobrir que sabe tudo sobre o Tema da discursiva? Dá muita tranquilidade na hora de responder à prova, não dá?

Desejo a você uma boa prova!

Caso precise de recurso para a prova discursiva, faça sua reserva no final da página (após os depoimentos) do link abaixo.

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários