Recurso p/ Discursiva da SEAD-GO (policial penal): como elaborar o seu recurso da banca IADES

Professor Bruno Pimentel

Foi divulgado resultado preliminar da prova discursiva do concurso da SEAD-GO e a luta pelo salário de Policial Penal ganha mais uma etapa: o recurso contra a nota da prova discursiva!

Ao divulgar o resultado, a Banca Iades abre um prazo para que o candidato interponha recurso individual contra o resultado preliminar da prova discursiva.

Isto é, se você não concorda com a nota recebida, pois entende que ela veio inferior a nota justa, terá a oportunidade de questioná-la!

O interessante é que o recurso é a única fase em que a majoração da nota não é atribuída a todos os candidatos, mas tão somente àquele que recorreu do resultado.

É por isso que todos entram com recurso na esperança de aumentar a nota e melhorar a classificação. Então, para que seu recurso seja diferenciado, elaborei o seguinte artigo explicando:

COMO ELABORAR O RECURSO CONTRA O RESULTADO DA DISCURSIVA SEAD-GO

1 – O QUE É O RECURSO CONTRA A PROVA DISCURSIVA?

O Recurso contra o resultado da discursiva é uma fase em que o candidato tem a oportunidade de ganhar nota e melhorar a classificação.

O interessante é que na fase de recurso o ganho de nota costuma alterar significativamente a classificação no concurso. Não foram poucas as vezes em que vi pessoas serem convocadas graças às posições que ganharam depois do deferimento de seus recursos.

A organizadora disponibilizará três dias no seu site para que o candidato inclua seu recurso. Entre as 8 horas do dia 08 de janeiro até as 22 horas do dia 10 de janeiro de 2020.

É tempo mais que suficiente para elaborar um belo recurso com argumentos plausíveis que farão com que a banca reveja sua nota para ser classificado para o cargo de Agente de Segurança Prisional do Estado de Goiás.

 

2 – POSSO RECORRER SEM MEDO QUE VOU PERDER OS PONTOS CONCEDIDOS?

Sim, porque a Lei Estadual nº 19.587/2017, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da Administração Pública do Estado de Goiás diz em seu parágrafo quarto do artigo 68 o seguinte:

Art. 68. A resposta ao recurso por parte da banca examinadora ou comissão de concurso deverá ser dada no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contado da data de apresentação, e:

  • 4º Nas provas escritas discursivas e orais, a análise dos recursos não poderá resultar, para o recorrente, em diminuição da pontuação anteriormente obtida, salvo a constatação de erro aritmético.

Isso significa que fica vedado a banca diminuir pontos do candidato. A única exceção é se houver algum erro no somatório dos pontos da redação. Isso é simples: basta refazer os cálculos para se precaver e não ter a nota diminuída no futuro.

A grande dúvida de muitas pessoas que querem entrar com recurso é se vão perder pontos após a análise da banca. Mas como já foi destacado, a lei estadual trouxe no seu dispositivo um freio para que o examinador reveja a prova e considere apenas a majoração da nota ou a sua manutenção como  possibilidades.

Portanto, a banca só terá duas saídas após analisar seu recurso:

  • Manter a nota, justificando e motivando a nota concedida
  • Aumentar a nota, de acordo com os critérios previamente estabelecidos

Significa dizer que mesmo que você não acredite que possa ganhar pontos o primeiro passo de todo concurseiro que se preze é o de discordar da nota recebida, pois com o Recurso você terá a oportunidade única de ter sua prova revisada por outro examinador!

 

3 – AS BANCAS COSTUMAM MAJORAR AS NOTAS DAS DISCURSIVAS?

Depende! Essa é uma resposta que só vamos conseguir saber depois do resultado final.

Existem certames que a banca é muiiiiiiiito rigorosa. Mesmo com os candidatos entrando com recursos bem fundamentados eles fecham a porteira e não aceitam nada (ou quase nada).

Em outros concursos há uma clara disposição da banca organizadora em flexibilizar as respostas que foram concedidas pelos alunos. Quando eles percebem que os examinadores preliminares pegaram muito pesado nas correções há uma tendência a conceder pontos preciosos para aqueles candidatos que tentam o recurso nessa fase.

Em concursos em que há essa flexibilidade adivinha qual é o tipo de candidato que ganha posições?

Exato! Aquele candidato que arriscou e propôs uma argumentação por meio de recurso no site da banca. Eles nunca se arrependem de terem tentado.

 

4 – COMO FICA A SITUAÇÃO DE QUEM NÃO TEM TOTAL SEGURANÇA EM FAZER UM RECURSO?

Como se trata de uma fase importante, é comum que os candidatos procurem professores que possuem experiência em redigir recursos. E isso é uma ótima opção, caso tenha recursos financeiros disponíveis. É um investimento que tem valido muito a pena. As justificativas para a contratação de um especialista são várias.

Em primeiro lugar, o professor tem acesso a várias provas do seu concurso. Logo, poderá fazer uma análise mais profunda e entender como a banca está corrigindo as provas.

Em segundo lugar, o professor que é especialista na elaboração de recurso já tem prática nesse tipo de serviço e sabe como e quais os pontos que devem ser contestados.

Por fim, com a experiencia na elaboração de recursos há mais possibilidades de o professor especialista destacar os pontos que não foram levados em consideração pelo examinador e trazê-los para uma nova rodada de discussão com o objetivo de aumentar sua nota.

Espero que as dicas ajudem você nessa fase tão importante que é o recurso contra o resultado da prova discursiva!

Eu e a equipe do Você Concursado estaremos à disposição para ajudá-lo nesta fase!

Caso tenha alguma dúvida não esclarecida, pode deixar um comentário que terei o maior prazer em responder.

Professor Bruno Pimentel

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários