Concursos da PF e PRF: uma abordagem lógica da dobradinha mais esperada de 2018

Os concursos mais almejados da área policial – tanto pelos excelentes salários, quanto pela reputação e status – estão cada vez mais quentes: Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Seguramente, essa foi uma das notícias mais aguardadas por aqueles que estudam para carreiras policiais, e estava presente no pronunciamento do Ministro Raul Jugmann, durante sua primeira fala à frente do então criado Ministério da Segurança Pública, ocorrida no dia 27 de fevereiro de 2018. Nos dizeres do ministro, serão 500 vagas para cada uma das instituições.

Desde então, as expectativas para esses certames vêm aumentando muito, trazendo alguns questionamentos que vamos abordar neste breve texto. O primeiro está relacionado à banca que organizará cada um dos concursos e já apresento uma resposta plausível: “CESPE”. Deixa eu explicar com mais detalhes: o CESPE já organizou outros concursos da PF e da PRF, inclusive os últimos realizados em 2014 e 2013, respectivamente.

A tese pode ser reforçada se observamos o fato de que praticamente todos os concursos da PF e PRF desde o ano de 2000 foram organizados pelo CESPE (para cargos de nível médio, a PRF escolheu a FUNRIO). Em termos numéricos, o CESPE foi escolhido para 12 dos 13 últimos concursos realizados:

Outro fato relevante pode ser observado: em 4 ocasiões (2002, 2004, 2009 e 2013) foram realizados concursos para as duas instituições no mesmo ano. Tudo isso pode ser um fator a mais de sucesso para quem consegue se planejar e estudar com dedicação para ambos…

Os processos de avaliação

De forma geral, os concursos passados da PF e da PRF apresentaram fase inicial composta de prova objetiva contendo 120 itens do tipo Correto (C) ou Errado (E) e de prova discursiva que envolvia a elaboração de texto dissertativo de até 30 linhas. É importante destacar que em ambos existia exame de capacidade ou aptidão física.

Objetos de avaliação

Os conteúdos programáticos propostos para cada concurso apresentam muitas semelhanças e, para confirmar esse fato, veja que, dos 12 conteúdos propostos para a Polícia Federal e 12 propostos para a Polícia Rodoviária Federal, nada menos do que 8 disciplinas são comuns aos concursos das duas instituições.

Ou seja, em torno de 2/3 das matérias são comuns aos dois certames. Teoricamente, fechando o edital de um deles, seria necessário mais 1/3 de “esforço” para fechar também o edital do outro.

Raciocínio Lógico e Matemática:

No que tange conteúdos relacionados a raciocínio lógico e matemático, o edital 2014 da Polícia Federal trouxe o programa padrão normalmente proposto pelo CESPE (recentemente, esse programa foi proposto para o concurso da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN):

  1. Estruturas lógicas.
  2. Lógica da argumentação.
  • analogias, inferências, deduções, conclusões.
  1. Lógica sentencial (ou proposicional).
  • Proposições simples e compostas.
  • Tabelas-verdade.
  • Equivalências.
  • Leis de De Morgan.
  • Diagramas lógicos.
  1. Lógica de primeira ordem.
  2. Princípios de contagem e probabilidade.
  3. Operações com conjuntos.
  4. Raciocínio lógico envolvendo:
  • problemas aritméticos;
  • problemas geométricos; e
  • problemas matriciais.

Nesse programa, o item 7 é bastante generalista e que, a priori, poderia abordar grande parte dos temas propostos no ensino fundamental e ensino médio. Para exemplificar, na prova da ABIN, foram propostos dois itens abordando “Sequências e Progressões” que não estava explicitamente indicado no edital. No

Por outro lado, o edital 2013 da PRF rompeu com o programa padrão de RLM do CESPE e explorou muitos temas da educação básica que há muito tempo vem sendo cobrados em vestibulares e no ENEM (Exame acional do Ensino Médio). Vejam:

  1. Números inteiros, racionais e reais.
  • Problemas de contagem.
  1. Sistema legal de medidas.
  2. Razões e proporções; divisão proporcional.
  • Regras de três simples e composta.
  1. Equações e inequações de 1º e 2º graus.
  • Sistemas lineares.
  1. Funções.
  • Gráficos.
  1. Sequências numéricas.
  2. Progressão aritmética e geométrica.
  3. Noções de probabilidade e estatística.
  4. Raciocínio lógico: problemas aritméticos.

Comuns aos dois programas destacamos Análise Combinatória (Princípios de Contagem e Problemas de Contagem), Probabilidade, Problemas aritméticos. Porém, esses temas apresentam pré-requisitos que não podem ser desconsiderados como operações envolvendo frações, teoria de conjuntos, razão, proporção e regras de três e é importante abordá-los.

Pois bem, os principais aspectos foram destacados e a decisão de estudar para um dos concursos ou para ambos depende somente de você, meu caro aluno e a equipe do voceconcursado.com.br estará sempre aqui para te auxiliar.

Hora de praticar…

Pois bem, existe uma chance muito razoável (muito mesmo!!!) de que o CESPE venha a organizar os concursos da PF e da PRF e um dos assuntos mais presentes nas provas organizadas pela banca ligada à Universidade de Brasília é Análise Combinatória. Para mostrar como esse tema poderá ser abordado, vejam a questão seguinte, aplicada no concurso da ABIN, realizado no início de 2018:

Como forma de melhorar a convivência, as famílias Turing, Russel e Gödel disputam, no parque da cidade, em um domingo a tarde, partidas de futebol e vôlei. O quadro a seguir mostra os quantitativos de membros de cada família presentes no parque, distribuídos por gênero.

Partir dessa tabela, julgue os itens subsequentes:

(CESPE – 2018 – ABIN) A quantidade de maneiras distintas de se formar um time de vôlei com seis integrantes, sendo três homens da família Turing e três mulheres da família Gödel, é superior a 700.

Solução:

Sabemos que, dos 5 homens da família Turing, 3 serão escolhidos e, de 9 mulheres da família Gödel, 3 serão escolhidas. Logo, o número de escolhas será:

Gabarito: Item CORRETO.

E então, os concursos são parecidos? Vale a pena estudar para ambos? Estamos aqui para te auxiliar: confiram minhas aulas demonstrativas: Links para os cursos

 

Veja também:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários