Um professor, recém-empossado na carreira do magistério de uma Secretaria Estadual de Educação, concebe que a avaliação da aprendizagem é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica. Diante dessa perspectiva, apresente, pelo menos, duas condições necessárias ao docente para que essa avaliação se efetive e qual é o papel do professor nesse processo.
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Imagine a seguinte situação hipotética:
A escola municipal que você leciona atende alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No ano letivo de 2023, a equipe diretiva e pedagógica implantou o planejamento docente articulado aos objetivos de aprendizagem delimitados pelo Referencial Curricular do Município. Além disso, a equipe pedagógica inseriu um novo item no planejamento do professor, denominado metodologia da mediação dialética, e solicitou que os professores trabalhassem com sequência didática. A equipe esclareceu que esse elemento auxiliará na legitimação da ação docente com vistas a melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 1º ao 5º ano.
Observada as demandas …
O processo globalizador tem conferido à educação um novo papel, pois não basta apresentar informações, é fundamental ensinar o aluno a refletir e exercitar o pensamento crítico. Uma professora do curso de graduação em Física tem ensinado os alunos reproduzindo equações na lousa e, desse modo, não consegue deixar evidente suas finalidades. Isso tem feito com que os acadêmicos não simpatizem com a disciplina. Outro fato importante é que os alunos não compreendem a linguagem adotada pela docente. Todo esse processo tem colaborado para o insucesso dos alunos e o seu baixo rendimento no componente curricular. Assim, a partir do caso apresentado, explique em que consiste a teoria desenvolvimental,…
Na condição de professores(as) dos ciclos do ensino fundamental, precisamos constantemente refletir sobre o processo de apropriação da leitura e da escrita da criança. Ao mesmo tempo que esse tema é desafiador, também é necessário para garantir a qualidade da educação. Isso porque, mesmo antes de ingressar no universo escolar, grande parte das crianças tem contato com a cultura escrita. Tal fato demonstra que a maioria das crianças estabelece contato com materiais escritos, mas também precisamos considerar aquelas crianças que pertencem à cultura iletrada que nunca tiveram acesso a esse tipo de material.
A partir do excerto apresentado e considerando a bibliografia proposta no Edital de Aber…



