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Q153271 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2016
Órgao: PGM - São Luís/MA
Cargo: Procurador

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A lei de diretrizes orçamentárias – LDO, peça orçamentária introduzida pela Constituição Federal de 1988, ganhou a importância de hoje com o advento da lei de responsabilidade fiscal – LRF, que estabeleceu conteúdos obrigatórios. Um excerto de projeto hipotético de lei de diretrizes orçamentárias é apresentado a seguir: projeto de lei nº… Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária para o exercício de 2017 , e dá outras providências. […] artigo 2. A elaboração da proposta orçamentária abrangerá os poderes legislativos, executivo, seus Fundos e entidades da administração direta e indireta, nos termos da lei complementar 101, de 4 de maio de 2000 (lei de responsabilidade fiscal), observando-se os seguintes objetivos principais: I – combater a desigualdade e promover a cidadania e a inclusão social; II- garantir a oferta da educação infantil e do ensino fundamental; III – promover o desenvolvimento do município e o crescimento econômico; IV – reestruturação e reorganização dos serviços administrativos, buscando maior eficiência do trabalho e de arrecadação; V – assistência à criança e ao adolescente; VI – melhoria de infraestrutura urbana; VII – oferecer assistência médica, odontológica e ambulatorial a população carente, através do Sistema Único de Saúde (SUS);

parágrafo único: o Município aplicará, no mínimo: I – 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino; II – 15% do produto da arrecadação dos impostos a que se refere o artigo 198 parágrafo 2o, III da Constituição Federal, nas ações e serviços públicos de saúde; III – 5% das receitas resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências de, s no custeio do Regime Próprio de Previdência Social. […] artigo 16: a elaboração e aprovação do projeto de lei orçamentária de 2017 , bem como a execução da respectiva Lei , deverão ser compatíveis com a obtenção de resultado primário favorável. §1: em virtude da taxa
de variação real acumulada do produto interno bruto ter sido inferior a 1% no período correspondente aos quatro últimos trimestres, nos termos do artigo 66, §1 da lei complementar 101, de 4 de maio de 2000 (lei de responsabilidade fiscal), fica dispensada a elaboração do anexo de metas fiscais para o exercício de 2017. Com base no que estabelecem a constituição, a LRF, o projeto de lei acima e as demais regras do direito financeiro:

I – explique sucintamente as condições que a LRF atribui a LDO e sua conexão com a lei orçamentária anual;
II – mencione, considerando o artigo 2o do projeto: a – a regra constitucional ou da LRF que estabelece conteúdo como necessário; B- se o artigo está adequado às regras do direito financeiro.
III – esclareça, fundamentadamente, considerando o artigo 16 do projeto: a – a regra constitucional ou da LRF que estabelece o conteúdo como necessário. B – se tal artigo está adequado às regras do direito financeiro.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Questões Relacionadas

MatériaAdministração Financeira e Orçamentária (AFO)
BancaFCC

A equipe de fiscalização, na análise da Lei Orçamentária Anual (LOA), verificou que as emendas parlamentares, legalmente inseridas no orçamento durante o processo de aprovação, não foram empenhadas durante o exercício financeiro. A justificativa apresentada pelo Poder Executivo Federal foi de que o orçamento não é impositivo, razão pela qual ele pode optar por não executar todas as despesas previstas na LOA, sem precisar apresentar justificativas.

Com base nessa situação, discorra sobre a diferença entre o orçamento autorizativo e o impositivo e se manifeste, de forma fundamentada, sobre acatar ou não a justificativa do Poder Executivo.

Em análise das contas do Poder Executivo da União, foram encontradas as seguintes achados:

Achado 1: O Chefe do Poder Executivo encaminhou determinação de contingenciamento de despesas ao Presidente do Ministério Público da União, sob pena de limitar os empenhos de ofício, caso não seja atendido.

Achado 2: O Relatório de Gestão Fiscal, publicado no final do 1º quadrimestre, apresentava gastos com pessoal superiores a 41% da receita corrente líquida.

Considerando a situação hipotética acima, analise a regularidade, ou não, de cada um dos achados expostos acima.

 

A Assembleia Legislativa (AL) aprovou o projeto de lei n.º 123/2020, que trata do orçamento do estado. Durante um processo de fiscalização, verificou-se os seguintes fatos:
Fato 1: O projeto foi encaminhado pelo deputado Ciclano de Tal, o qual também foi responsável pela elaboração e envio do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Fato 2: Durante o trâmite, o projeto de LOA aprovado recebeu 2.240 emendas, somando-se as individuais e as parlamentares. As emendas individuais somaram 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto inicial da LOA, sendo 0,6% da receita direcionadas para ações e serviços públicos de educação, 0,3% para saúde e 0,3% para segurança pública. As …

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