Tecnologia 5G (Quinta Geração)
O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel trabalha incessantemente em promover sua implementação no País de forma segura e sustentável. Devido às suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta), a tecnologia oferece uma variedade de novas de possibilidades, ainda a serem exploradas. Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações. A exemplo do que ocorreu com o 4G, que introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”, os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.
A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola — entre tantos outros. No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade. O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como IoT e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.
A nova tecnologia possui três modos de uso:
1 – Banda Larga Móvel Avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário convencional;
2 – Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial; e
3 – Internet das Coisas Massiva: focada em atender grande quantidade de dispositivos IoT, com alta cobertura e baixo consumo de bateria, levando a IoT a um novo patamar de atendimento.
Entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão:
• aumento das taxas de transmissão: maior velocidade;
• baixa latência: redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações;
• maior densidade de conexões: aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área;
• maior eficiência espectral: incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético; e
• maior eficiência energética dos equipamentos: redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
Internet: <www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/5G/tecnologia-5g> (com adaptações).
Considerando que, para atingir os objetivos e modos de uso apresentados no texto precedente, a implementação da tecnologia 5G no Brasil traz diversos desafios a serem superados, redija um texto dissertativo que apresente esses desafios e as suas respectivas soluções técnicas. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 formas de lidar com as faixas de frequência destinadas ao 5G, indicando como essas faixas de frequência influenciam nos aspectos relacionados às perdas pela propagação do sinal; [valor: 3,50 pontos]
2 soluções técnicas para alcançar o aumento de velocidade e a redução de latência propostos pela tecnologia; [valor: 3,50 pontos]
3 soluções técnicas para o alcance do objetivo de reduzir o gasto energético dos equipamentos utilizados na tecnologia. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

Uma edificação possui um nobreak do tipo dupla conversão que é responsável por atender as cargas prioritárias em caso de falta de energia. O diagrama de blocos a seguir ilustra a estrutura típica do nobreak desse tipo.
Considerando a ilustração e as informações anteriores, redija um texto dissertativo respondendo, justificadamente, aos seguintes questionamentos.
1 O nobreak da edificação em questão é do tipo online ou offline? [valor: 0,50 ponto] Qual é a diferença entre esses tipos de nobreak? [valor: 3,00 pontos]
2 No momento da inspeção elétrica, com o sistema ligado, como deve ser feita a ligação do voltímetro no ponto 1 do circuito? O voltímetro deve ser configurado para tensão alterna…
A eficiência energética em instalações elétricas pressupõe o uso racional e otimizado da energia, com o objetivo de minimizar o consumo e as perdas, sem comprometer a qualidade ou o desempenho, reduzindo, assim, os custos operacionais e os impactos ambientais. Entre as ações possíveis de melhora da eficiência energética, destaca-se a correção de fator de potência, que visa reduzir a quantidade de potência reativa fornecida pela rede às instalações elétricas.
Considerando que as informações acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo apresentando o conceito de fator de potência [valor: 4,00 pontos] e explicando a relação entre o fator de potência e os custos com o con…
Um engenheiro eletricista está projetando um sistema composto por um sensor, cujo sinal é convertido para um nível adequado de tensão por um amplificador operacional, processado em uma central e que, dependendo do valor comparado à tensão de controle, aciona um motor de indução que coloca em movimento o restante do sistema. Para o circuito do amplificador, é necessário garantir ganho controlado e resposta linear. Por exigência da concessionária de energia, a partida do motor não pode ser direta.
Tendo como referência a situação-problema apresentada, redija um texto dissertativo que atenda ao que se pede a seguir.
1 Considerando-se o amplificador operacional como ideal, discorra sobre suas ca…



