Tecnologia 5G (Quinta Geração)
O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel trabalha incessantemente em promover sua implementação no País de forma segura e sustentável. Devido às suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta), a tecnologia oferece uma variedade de novas de possibilidades, ainda a serem exploradas. Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações. A exemplo do que ocorreu com o 4G, que introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”, os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.
A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola — entre tantos outros. No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade. O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como IoT e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.
A nova tecnologia possui três modos de uso:
1 – Banda Larga Móvel Avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário convencional;
2 – Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial; e
3 – Internet das Coisas Massiva: focada em atender grande quantidade de dispositivos IoT, com alta cobertura e baixo consumo de bateria, levando a IoT a um novo patamar de atendimento.
Entre os avanços esperados para o 5G, em relação ao 4G, estão:
• aumento das taxas de transmissão: maior velocidade;
• baixa latência: redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações;
• maior densidade de conexões: aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área;
• maior eficiência espectral: incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético; e
• maior eficiência energética dos equipamentos: redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
Internet: <www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/5G/tecnologia-5g> (com adaptações).
Considerando que, para atingir os objetivos e modos de uso apresentados no texto precedente, a implementação da tecnologia 5G no Brasil traz diversos desafios a serem superados, redija um texto dissertativo que apresente esses desafios e as suas respectivas soluções técnicas. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 formas de lidar com as faixas de frequência destinadas ao 5G, indicando como essas faixas de frequência influenciam nos aspectos relacionados às perdas pela propagação do sinal; [valor: 3,50 pontos]
2 soluções técnicas para alcançar o aumento de velocidade e a redução de latência propostos pela tecnologia; [valor: 3,50 pontos]
3 soluções técnicas para o alcance do objetivo de reduzir o gasto energético dos equipamentos utilizados na tecnologia. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A ocorrência natural de descargas atmosféricas requer o uso de sistemas de proteção para preservar a integridade das instalações elétricas prediais, de seus equipamentos e das pessoas, sendo previstas, na norma ABNT:NBR 5419/2015, diretrizes para análise de risco e implantação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Nesse contexto, é essencial, para o projeto desses sistemas, conhecer o real efeito do SPDA, sua composição, seus aspectos construtivos e os eventuais estudos de projeto necessários à sua implantação.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de SPDA. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
A fim de se aprimorar a eficiência energética e de se reduzir o faturamento das instalações elétricas industriais, diferentes estratégias podem ser adotadas, como, por exemplo, a substituição de equipamentos de baixo rendimento, a conexão de unidades de geração de energia elétrica com fontes renováveis e, inclusive, a alteração da mudança da rotina operacional. Nesse sentido, uma das opções mais bem aceitas é a instalação de bancos de capacitores, pois eles atuam diretamente no aumento do fator de potência da instalação. Uma opção alternativa para esta finalidade é a inclusão de motores síncronos, capazes de contribuir positivamente no quesito da potência reativa, além de permitir o acioname…

Uma edificação possui um nobreak do tipo dupla conversão que é responsável por atender as cargas prioritárias em caso de falta de energia. O diagrama de blocos a seguir ilustra a estrutura típica do nobreak desse tipo.
Considerando a ilustração e as informações anteriores, redija um texto dissertativo respondendo, justificadamente, aos seguintes questionamentos.
1 O nobreak da edificação em questão é do tipo online ou offline? [valor: 0,50 ponto] Qual é a diferença entre esses tipos de nobreak? [valor: 3,00 pontos]
2 No momento da inspeção elétrica, com o sistema ligado, como deve ser feita a ligação do voltímetro no ponto 1 do circuito? O voltímetro deve ser configurado para tensão alterna…



