O fiscal técnico de um contrato de projeto básico/executivo para a construção de uma edificação pública avaliou os projetos, o cronograma físico-financeiro e o orçamento de referência. O valor orçado da obra foi de R$ 30 milhões, sendo executada em 3 anos. Ao concluir sua avaliação, observou os seguintes pontos:
- a divisão de circuitos do projeto elétrico estava inadequada, pois não atendia as exigências da norma vigente;
- o cronograma físico-financeiro previa 10 milhões de execução por ano; no primeiro ano de obra, a disponibilidade de recursos orçamentários era de apenas 5 milhões;
- a composição do BDI (bonificações e despesas indiretas) estava inadequada, pois não possuía todas as suas parcelas.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo a respeito dos pontos levantados pelo fiscal do contrato. Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir.
1 Explique quais são as principais exigências (cite pelo menos três) previstas em norma para a divisão das instalações de circuitos elétricos, exemplificando-as; [valor: 3,50 pontos]
2 Explique como deve ser elaborado um cronograma físico-financeiro, descrevendo quais informações são necessárias e os motivos de não se aceitar o cronograma proposto; [valor: 1,5 ponto]
3 Explique quais são as parcelas que compõem o BDI de uma obra pública, e o que representa cada uma delas. [valor:4,5 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A fase preparatória do processo licitatório para a contratação de obra de engenharia é caracterizada pelo planejamento, devendo abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão que possam interferir na contratação. A legislação vigente determina a descrição da necessidade da contratação, fundamentada em estudo técnico preliminar que caracterize o interesse público envolvido.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do estudo técnico preliminar para a contratação de obra ou serviço de engenharia, de acordo com a Lei n.º 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). Em seu texto, apresente se…
Diante da verificação prévia de uma inconsistência de dados, o engenheiro responsável pela fiscalização de uma obra rodoviária executada por empresa contratada pela administração indireta de determinado estado realizou visita técnica para coleta de informações de campo, com a finalidade de validar serviços apontados no boletim de medição apresentado no mês vigente, tendo obtido os dados apresentados a seguir.
| Serviços e quantitativos apontados pela empresa contratada no boletim de medição |
||
|---|---|---|
| serviço | descrição | quantidade |
| A | escavação mecanizada de material de jazida¹ | 5.000 m3 |
| B | carga, transporte e descarga mecanizada de material de jazida² | 54.000 m3.km |
| C | espalhamento mecanizado de mat… | |
Conhecidos também como limites de Atterberg, os ensaios geotécnicos de limite de liquidez (LL), de limite de plasticidade (LP) e de limite de contração (LC) permitem determinar os limites de consistência do solo. Os ensaios de consistência, quando interpretados junto à análise granulométrica do material, possibilitam classificar a amostra de solo conforme a metodologia HRB-AASHTO, sistema de classificação que, além de ser bastante empregado no Brasil, é o mais conhecido mundialmente.
Após a realização dos referidos ensaios de consistência em determinada amostra de argila, obtiveram-se os seguintes resultados:
- LL = 45%;
- LP = 20%;
- LC = 10%.
A partir das informações apresentadas acima, redija…



