ID 420444 Engenharia Elétrica, Eletrônica e Telecomunicações Banca Cebraspe (Cespe) Ano 2024 15 linhas

Instalações Elétricas, Proteção, Aterramento e SPDA

Uma empresa foi contratada para realizar a troca dos quadros de alimentação de duas bombas de incêndio, para que pudessem operar mesmo se a edificação fosse desligada pelos bombeiros em caso de sinistro. O projeto previa a instalação de condutores de 4 mm² para alimentar as bombas, e disjuntores curva C de 20 A, trifásicos. Para a primeira bomba, a empresa utilizou cabos de 6 mm² e três disjuntores monofásicos curva C de 20 A. A segunda bomba foi instalada com cabos de 4 mm² e um disjuntor tripolar curva B de 20 A. Foi encaminhado pela empresa o pedido para medição desses itens. A planilha da obra contém cabos de 4 mm² e 6 mm², mas somente disjuntores do tipo curva C, tanto monofásicos quanto trifásicos.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo respondendo, fundamentadamente, aos seguintes questionamentos.

1 Os disjuntores poderão ser pagos na medição? Há alguma necessidade de correção? [valor: 3,00 pontos]
2 Os cabos poderão ser pagos na medição? Como deverá ser feito o pagamento? [valor: 3,00 pontos]
3 A fiscalização deveria ter alertado algo para a contratada antes da medição referente aos serviços executados? Como isso deveria ter sido feito? [valor: 3,50 pontos]

Enviar para correção

Escolha a forma de correção

Envie sua resposta antes de abrir os recursos da questão e receba uma análise especializada ou uma devolutiva instantânea com IA.

Recursos da Questão

Padrão de respostaResposta esperada Assinantes
🔒 Padrão de resposta disponível para assinantes

Assine o SQD para ver o espelho esperado, os pontos centrais da resposta e a estrutura recomendada para esta discursiva.

Liberar acesso ao SQD
Resolução do professorComo o professor responderia Assinantes
As cores indicam a aplicação de elementos da técnica de discursiva ensinada nos Cursos e na Academia de Discursivas.
🔒 Resolução do professor disponível para assinantes

Assine o SQD para acessar a resolução comentada e estudar a forma de construção da resposta.

Liberar acesso ao SQD
Resolução em vídeoAula de resolução Indisponível

Este recurso está indisponível para esta questão.

Folha de respostaModelo para imprimir e responder à mão Disponível
Folha de resposta com 15 linhas

Esta questão prevê até 15 linhas. Baixe e imprima a folha para simular as condições da prova.

Arquivo PDF • acesso livre
Baixar folha de 15 linhas
EstatísticasDesempenho da questão Assinantes
🔒 Estatísticas disponíveis para assinantes

Assine o SQD para ver médias de desempenho e comparar sua evolução nesta questão.

Liberar acesso ao SQD
Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

🔒 0 comentários

Assine o SQD para participar da discussão, acompanhar dúvidas e aproveitar comentários de outros alunos.

Liberar acesso ao SQD