sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q111752 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: Pref SL - Prefeitura Municipal de São Luís
Cargo: Professor de Nível Superior - Pref SL

A-+=
novo
Salvar em caderno (7)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A educação pode ser um fator de coesão, se levada em consideração a diversidade dos indivíduos e dos grupos humanos, sem que isso se torne um fator de exclusão social. O respeito pela diversidade e pela especificidade dos indivíduos constitui, de fato, um princípio fundamental, que deve levar à proscrição de qualquer forma de ensino estandardizado. Os sistemas educativos formais são, muitas vezes, acusados, com razão, de limitar a realização pessoal, ao impor a todas as crianças o mesmo modelo cultural e intelectual, sem ter em conta a diversidade dos talentos individuais. (…) Para dar à educação o lugar central que lhe cabe na dinâmica social, convém, em primeiro lugar, salvaguardar a sua função de cadinho, combatendo todas as formas de exclusão.

Jacques Delors. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI. 6.ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, 2001, p. 54-5 e 57 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo em que sejam abordados os seguintes aspectos:

1 direito à educação de qualidade para pessoas com deficiência visual; [valor: 4,75 pontos]

2 importância da formação permanente dos profissionais envolvidos na educação inclusiva voltada para pessoas com deficiência visual. [valor: 4,75 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

Um pedagogo foi contratado para elaborar uma proposta de projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude, tendo recebido as seguintes orientações:

    • o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
    • o curso deverá ser realizado na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas;
    • o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
    • os recursos pedagógicos que poderão ser utilizados são: videoaulas, podcasts, textos ou pesquisas;
    • para o de…

Apesar das diferentes ênfases que formam as especificidades de suas teorias, Paulo Freire e Milton Santos se encontram em diversos aspectos, já que ambos trazem às suas análises esse movimento permanente, em que o espaço forma os sujeitos, mas também os sujeitos formam e participam das relações que constituem o espaço. O lugar é uma das escalas de maior dimensão das ocorrências espaciais e é também nesse lugar que se vislumbra o subespaço da escola como uma forma de convivência que nos apresenta potências.

SILVA, PINTO. Diálogos entre Paulo Freire e Milton Santos na formação de professores de Geografia. 2020 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador…

Texto 8A5-I

A pandemia e o ensino remoto trouxeram à tona diversas discussões necessárias, mas que estavam caminhando lentamente, como a importância do uso efetivo dos recursos da internet na educação. Não podemos deixar de lado o que acontece nas redes, mantendo a escola como se estivesse em uma bolha, fora de toda a realidade que nos cerca e utilizando apenas conteúdos engessados e listados burocraticamente em planos de ensino.

Internet:<https://edocente.com.br> (com adaptações).

Texto 8A5-II

Os influenciadores digitais aparecem na pesquisa realizada na Bienal do Livro de São Paulo de 2022 como o principal indicador de leitura. TikTok, YouTube, Instagram e Facebook influenciaram 28% …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários