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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 88077
Data de envio:
17/12/2023
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao ponderar sobre a ética, é preciso analisá-la na espera profissional e na sua relação com a prestação de serviços com qualidade. Nesse contexto, defende-se a importância da difusão do Código de Ética profissional para garantir serviços bem realizados. Para aprofundar nessa discursão é primordial compreender o conceito de ética e suas especificações, além de relaciona-la a transparência no trabalho.
Inicialmente, é importante conceituar a ética tanto no âmbito filosófico como no profissional. Segundo a Filosofia Clássica de Sócrates, ética é o estudo das condutas humanas dentro de um princípio de moralidade social entre o certo e o errado, o bom e o mau. Já a ética profissional é o estudo desse mesmo comportamento dentro do ambiente de trabalho, criado de forma orgânica no ecossistema da profissão. Esse passa a ser regulamentado pelo Código de Ética profissional, que é a junção de normas, por força de lei, informando quais são os direitos e deveres de um grupo profissional em relação as suas atribuições e responsabilidades, podendo ou não ser sancionáveis. Logo, o comportamento profissional passa a ser ordenado e direcionado para a sua mais alto desempenho.
Por fim, é necessário ressaltar a relação da ética profissional com a transparência na prestação de serviços de qualidade. Amparado pelo Código do Consumidor, a transparência se apresenta como um princípio a ser seguido, já que um comportamento ético é sempre moldado em confiança e clareza, o que ratifica a transparência na relação do consumidor com o prestador de serviço. Uma vez que estabelecido essa relação de confiança, em que o consumidor tem ciência de tudo o que lhe é ofertado e o que não é, cabe a ética do profissional em manter o combinado e realizar e entregar o melhor no seu trabalho. Desse modo, percebe-se a importância do poder coercivo e educativo do Código de Ética, que regula as atividades profissionais garantindo excelência em suas tarefas.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

Tópico 1: Conceito de ética na filosofia e na ética profissional [valor: 8,00 pontos]

O aluno conseguiu apresentar uma definição de ética no âmbito filosófico, referindo-se à Filosofia Clássica de Sócrates e mencionando a ética como estudo das condutas humanas e a moralidade social. No entanto, a explicação sobre ética profissional foi superficial e não abordou a complexidade do conceito, limitando-se a descrever o Código de Ética profissional como um conjunto de normas regulamentadas por lei. A conexão entre os conceitos filosóficos e profissionais poderia ser mais aprofundada, e o aluno não explorou a ideia de universalidade moral ou a aplicação de normas morais pessoais no contexto dos negócios, como sugerido no padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída é de 60%.

Tópico 2: Relação entre ética profissional e transparência na prestação de serviços com qualidade [valor: 11,00 pontos]

O aluno abordou a relação entre ética profissional e transparência, mencionando o Código do Consumidor e destacando a importância da confiança e clareza nas relações entre consumidores e prestadores de serviço. A discussão sobre a transparência como princípio e a responsabilidade do profissional em manter o combinado e entregar o melhor no seu trabalho está alinhada com o padrão de resposta. No entanto, faltou uma explanação mais detalhada sobre como a ética permeia os valores da empresa e influencia a experiência do cliente desde o primeiro contato, direto ou indireto. A nota atribuída é de 80%.

Nota Total: 70%

Correção ID 88078
Data de envio:
17/12/2023
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A lei n. 14.133/21 prevê três modalidades de garantias contratuais em licitações, quais sejam: caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro-garantia e fiança bancária.
Em regra, os percentuais de garantia poderão ser de até 5% (cinco por cento) do valor inicial do contrato, podendo ser majorado para até 10% (dez por cento), quando a complexidade técnica e riscos envolvidos justificarem esse acréscimo. Entretanto, nas contratações de obras e serviços de engenharia de grande valor, a Administratação Pública poderá exigir seguro-garantia d eaté 30% (trinta por cento) do valor inicial do contrato.
No que tange à fiscalização, a legislação específica estabelece que o Tribunal de Contas poderá suspender cautelarmente o processo licitatório em caso de irregularidades. Para tanto, o órgão fiscalizador deverá pronunciar-se objetivamente no prazo de 25 (vinte e cinco) dias úteis contados do recebimento das informações do órgão ou entidade fiscalizada, prorrogável por igual período uma única vez. Além disso, deverá definir como o interesse público será garantido a despeito da suspensão, quando envolver objetos essenciais ou de contratação emergencial.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

ASPECTOS MACROESTRUTURAIS (AM)

Apresentação: 0,80 pontos

Legibilidade: 1,80 pontos

Ordenação das ideias: 2,70 pontos

Pertinência e conhecimento sobre o tema: 3,60 pontos

Total dos aspectos macroestruturais: 8,90 pontos

ASPECTOS MICROESTRUTURAIS

Considerando que o texto do aluno possui poucos erros gramaticais ou de digitação, a nota de microestruturais será calculada com base na quantidade de linhas. Supondo que o texto tenha 10 linhas, com 1 erro, a nota seria: 3 x 1 / 10 = 0,30. Portanto:

Nota: AM – (3xNE/TL) = 8,90 - 0,30 = 8,60

Tópico 1: modalidades de garantia contratual previstas em lei e os limites de percentuais previstos para cada caso

O aluno abordou corretamente as três modalidades de garantia contratual e mencionou os percentuais de 5%, 10% e 30% para os casos específicos, de acordo com a Lei nº 14.133/2021. Portanto, o aluno atendeu a todos os aspectos exigidos para o tópico 1.

Nota para o Tópico 1: 100%

Tópico 2: regras previstas na lei para suspensão de licitações pelo Tribunal de Contas

O aluno mencionou a possibilidade de suspensão cautelar pelo Tribunal de Contas, o prazo de 25 dias úteis com possibilidade de prorrogação e a necessidade de definir como será garantido o interesse público. Assim, o aluno atendeu a todas as regras previstas na lei para o tópico 2.

Nota para o Tópico 2: 100%

Considerando os aspectos macro e microestruturais, bem como o atendimento aos tópicos exigidos, a nota final da redação do aluno é:

86%

Correção ID 88079
Data de envio:
16/12/2023
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Trata-se de análise das políticas monetárias não convencionais em momento de baixa liquidez e com política de juros sem capacidade de estímulo a crises de confiança do setor financeiro, como a do Subprime em 2008.
Essa discussão parte da explicação sobre o "Quantitative Easing" (QE) e o "Qualitative Easing" (QuaE), ambos instrumentos de balanço executados pela autoridade monetária em lugar as políticas clássicas, como Open Market e, principalmente, taxa de juros. No caso do QE, sua atuação reside na compra de títulos públicos de longo prazo, afetados pela expectativas dos agentes econômicos, em prol dos títulos de curto prazo, buscando, assim, achatar as curvas de juros desses mercados. Já no caso do QuaE, a compra de títulos é baseada nos de emissão privada, que dada a crise de confiança, perdem significativo valor e empobrecem a carteira das instituições que os possuem. A troca desse ativos por títulos de maior qualidade acabaria por elevar o grau de liquidez nas instituições financeiras e reestabelecer o seu apetite por risco no mercado de crédito.
No que se refere a economia brasileira, a atuação do Federal Reserve (Fed), autoridade monetária americana, em busca de maior liquidez em seu sistema financeiro, tende a ter efeitos na taxa de câmbio e no crescimento econômico do Brasil. É possível enxergar um maior fluxo de entrada de capitais estrangeiros, que em conjunto ao cenário de juros local elevados, leva a uma valorização cambial do Real (R$), estimulando o mercado de capitais no país. Entretanto, essa valorização não será positiva para a balança comercial, pois com a queda cambial, as exportações se tornam mais caras e, as importações, baratas, gerando uma redução no resultado desse indicador. "Esse vazamento" de renda mostra que, apesar do cenário favorável que a economia "tupiniquim" atravessava, efeitos negativos da crise do Subprime também chegariam ao país.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno abordou as hipóteses e mecanismos de transmissão da política monetária por parte do quantitative easing e do qualitative easing, explicando o contexto de baixa liquidez e a ineficácia da política de juros. O aluno descreveu a atuação do QE na compra de títulos públicos de longo prazo e o QuaE na compra de títulos de emissão privada, além de mencionar o impacto na liquidez das instituições financeiras e no mercado de crédito. Contudo, a explicação poderia ser mais detalhada em relação aos mecanismos de transmissão, como a realocação de portfólio e o impacto nas expectativas do mercado. Nota: 4,46/5,94

Tópico 2: O aluno discorreu sobre os efeitos das políticas monetárias não convencionais sobre a taxa de câmbio e o crescimento econômico do Brasil, mencionando a valorização cambial do Real e o impacto na balança comercial. No entanto, faltou uma análise mais aprofundada sobre como esses fatores afetam diretamente o crescimento econômico do Brasil, além de uma discussão sobre o cenário de juros local elevados que poderia ter sido melhor explorado. Nota: 4,46/5,94

Apresentação: A redação do aluno está bem estruturada e apresenta uma linguagem adequada, com poucos erros gramaticais. O aluno utilizou termos técnicos pertinentes e manteve uma linha de argumentação consistente. Nota: 0,62/0,62

Nota Total: 88%

Correção ID 88080
Data de envio:
14/12/2023
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Seu texto:

Trabalho de asseguração é a situação em que o auditor expressa opinião a respeito de um objeto em comparação com critérios apropriados com o objetivo de aumentar a confiança dos usuários da informação. Para tanto, deve se seguir certos princípios, a saber, integridade, objetividade, competência e zelo profissionais, sigilo profissional e comportamento profissional.
Pode-se dividir os trabalhos de asseguração em trabalhos de atestação e trabalho direto. Nos trabalhos de asseguração a responsabilidade pela mensuração entre o objeto e os critérios, como nos casos das auditorias contábeis, e nos trabalhos diretos, a mensuração é responsabilidade do auditor, como nos casos das auditorias operacionais e de conformidade.
Os níveis de segurança dos trabalhos do auditor podem ser razoável ou limitada, de acordo com o estabelecido nos termos do trabalho. Segurança razoável é o alto grau de segurança, mas não absoluto. Já o grau de segurança razoável transita acima da falta de segurança e abaixo da segurança razoável, mas deve ser suficiente para o trabalho em questão.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

Tópico 1: O aluno conceituou corretamente o trabalho de asseguração e citou os princípios éticos que o auditor independente deve cumprir. No entanto, a redação não apresenta a definição de forma completa, pois não menciona a obtenção de evidências apropriadas e suficientes para expressar a conclusão. Ainda assim, todos os princípios éticos foram citados. Nota: 80% (8,20 pontos de 10,25 possíveis).

Tópico 2: O aluno discorreu sobre o trabalho de atestação e trabalho direto, mas não de forma completamente correta. A explicação sobre o trabalho de atestação está incompleta e a diferença entre atestação e trabalho direto não está clara. Além disso, a responsabilidade pela mensuração no trabalho de atestação não é exclusivamente de outros profissionais, e a explicação sobre o trabalho direto está confusa. Nota: 50% (5,75 pontos de 11,50 possíveis).

Tópico 3: O aluno tentou diferenciar o trabalho de asseguração razoável e limitada, mas a explicação não está clara e contém imprecisões. A definição de segurança razoável está correta, mas a explicação sobre segurança limitada é confusa e não menciona a natureza dos procedimentos ou o julgamento profissional do auditor. Nota: 50% (5,75 pontos de 11,50 possíveis).

Abordagem geral: A redação do aluno é coerente e segue uma estrutura lógica, mas há falhas na precisão e clareza das informações apresentadas. Nota: 70% (1,23 pontos de 1,75 possíveis).

Total: 60% (20,93 pontos de 35,00 possíveis)

Correção ID 88081
Data de envio:
13/12/2023
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A Engenharia de Manutenção é uma área que tem ganhado visibilidade em diversos cenários frente à crescente complexidade de sistemas e à demanda por produtividade. Nesse contexto, dois conceitos são de fundamental entendimento: manutenibilidade e disponibilidade. Por manutenibilidade entende-se a probabilidade de um item que falhou ter sua operação de manutenção finalizada dentro de um certo intervalo de tempo t, podendo ser expressa por M(t) = 1 - e^(B t), em que B é a taxa de reparo. Disponibilidade, por sua vez, é a probabilidade de um item estar disponível e funcional em um dado momento e pode ser calculada pela razão entre o tempo de trabalho efetivo e o tempo de trabalho planejado.
Além desses, um outro conceito também ganha destaque no planejamento da manutenção e da produção: a confiabilidade. Trata-se da probabilidade de um item estar funcional após um determinado intervalo de operação. É importante estudar tal indicador pois ele permite quantificar as incertezas na gestão da manutenção, bem como auxilia na identificação de itens problemáticos para eventuais substituições e também permite analisar a confiança com a qual provisões de operação futura são feitas, seja em sistemas existentes ou que ainda serão implementadas.
Todos esses conceitos são fundamentos da Engenharia de Manutenção, mas convém também detalhar os tipos de manutenção. A manutenção corretiva é destinada a corrigir falhas que já ocorreram e normalmente é não planejada, embora existam operações corretivas planejadas (quando se decide esperar propositalmente a ocorrência da falha para intervir). Também há a manutenção preventiva, em que operações de prevenção - como limpeza e lubrificação - são realizadas periodicamente de modo a prolongar a vida útil do item e evitar falhas inesperadas. A manutenção preditiva é semelhante à preventiva, pois também ocorre antes da falha, mas na preditiva há o monitoramento contínuo de variáveis de operação (como ruído, vibração e temperatura) em busca de se prever quando o item falhará, permitindo o planejamento antecipado da intervenção. Por fim, há a manutenção detectiva,que busca detectar falhas ocultas. Nela são realizados testes direcionados a fim de verificar a presença de falhas não percebidas na operação normal do item. É um tipo de manutenção mais aplicado em sistemas automatizados, como os de detecção, alarme e combate a incêndios.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

1. Descrição de manutenibilidade e disponibilidade [valor: 10,00 pontos]

O aluno apresenta uma definição de manutenibilidade que inclui uma fórmula matemática, o que demonstra um entendimento avançado do conceito, mas não aborda todas as nuances, como a aptidão para receber manutenção. A disponibilidade é explicada de maneira mais simplificada e correta, mas também carece de detalhes sobre as condições operacionais prescritas. A resposta é satisfatória, mas não completa. Nota: 7,00 pontos

2. Explicação do que é confiabilidade e por que estudá-la [valor: 4,50 pontos]

O aluno explica corretamente o conceito de confiabilidade e fornece razões relevantes para o seu estudo, como a quantificação de incertezas e a identificação de itens problemáticos. No entanto, falta aprofundamento em aspectos como a crescente complexidade dos sistemas e a atenção à qualidade dos produtos. A resposta é satisfatória, mas poderia ser mais completa. Nota: 3,50 pontos

3. Tipos de manutenção e diferenças básicas entre elas [valor: 14,00 pontos]

O aluno discorre sobre os tipos de manutenção de forma adequada, explicando as diferenças básicas entre manutenção corretiva, preventiva, preditiva e detectiva. A resposta é bem estruturada e cobre os conceitos principais, incluindo exemplos práticos que ajudam a entender as aplicações de cada tipo de manutenção. Nota: 12,00 pontos

Total: 80%

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