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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 88024
Data de envio:
29/01/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Preliminarmente, destaca-se que a regulação econômica é a área da Economia que estuda o funcionamento do sistema econômico por meio da regulação de preços, das quantidades e da qualidade dos serviços prestados. De acordo com a doutrina, a teoria econômica da regulação é definida como a ação do Estado com a finalidade de limitar o grau de liberdade que os agentes econômicos possuem no seu processo de tomada de decisões, com o intuito de observá-las e acompanhá-las. Nesse contexto, regular serviços públicos é essencial para proteção do consumidor, equilíbrio do mercado, eficiência produtiva e tentativa de diminuição de externalidades negativas.
Ainda acerca dessa matéria, a teoria da captura consiste na influência nas decisões da agência a partir dos agentes econômicos envolvidos. Conforme especialistas, a captura regulatória consiste em uma modalidade de disfunção da regulação caracterizada pelo enfraquecimento da entidade reguladora frente à influência preponderante de um ou mais agentes regulados. Esses interesses podem ser advindos do governo ou do mercado regulado, como quando a Anvisa recebe a indicação de um diretor que tem função deliberadamente política em detrimento de uma escolha técnica. Desse modo, a agência reguladora deve ter o cuidado de não ser “sequestrada” ou “capturada” pelos interesses daqueles que regula.
Por fim, a teoria do agente – principal considera a existência de dois atores, denominados de um lado principal e do outro o agente, que se relacionam por meio de transações de mercado. Consoante a doutrina, o principal é um ator cujo retorno depende da ação do agente. A tese central é que nessa teoria as pessoas têm interesses diferentes e cada uma busca maximizar seus próprios objetivos. Por exemplo, para a Anvisa, o principal é a sociedade. O agente dispõe de informações privilegiadas e suas ações que afetam o bem-estar entre as partes, sendo dificilmente observáveis pelo principal (sociedade).

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Teoria Econômica da Regulação: O aluno apresentou os conceitos da teoria econômica da regulação, mencionando o papel do Estado na limitação da liberdade dos agentes econômicos e a importância da regulação para a proteção do consumidor, equilíbrio do mercado, eficiência produtiva e diminuição de externalidades negativas. No entanto, não foram fornecidos exemplos específicos que ilustrassem a aplicação desses conceitos. Nota: 5,6/7,0 (80%)

Teoria da Captura: O aluno descreveu a teoria da captura e forneceu um exemplo específico envolvendo a Anvisa, o que demonstra a compreensão da influência de interesses externos nas decisões das agências reguladoras. A menção de um exemplo prático satisfaz o requisito de exemplificação. Nota: 6,0/6,0 (100%)

Teoria do Agente Principal: O aluno conceituou a teoria do agente principal e utilizou o exemplo da Anvisa para ilustrar a relação entre agente e principal, destacando a posse de informações privilegiadas pelo agente e o impacto de suas ações no bem-estar do principal. A inclusão de um exemplo concreto atende ao padrão de resposta. Nota: 6,0/6,0 (100%)

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota Total: 93,3%

Correção ID 88025
Data de envio:
29/01/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O Ciclo PDCA é uma ferramenta importante a ser utilizada na Unida- de X, que apresenta queixas relacionadas a demora no atendimento, alto índice de erros nos serviços executados e atrasos nos prazos de entre- ga.
Preliminarmente, destaca-se que este ciclo é utilizado na gestão de processos e é composto por quatro etapas: plan, do, check e act. A primeira etapa é o planejamento na qual consiste em planejar a solução que pretende implantar. A segunda etapa é a da execução para colocar em prática a etapa anterior. A terceira etapa é a de verificação que tem como objetivo atestas a implementação das metas definidas e o atin- gemento delas. Por fim, a última etapa é a ação que consiste na adoção corretiva com base no acompanhamento realizado na etapa antecedente.
Ademais, para haver um melhoramento prestado pela Unidade X é válida a implementação das etapas de planejamento e execução. Na etapa de planejamento - após a identificação dos problemas e analíse das causas - é importante montar um plano de ação sólido utilizando as cau- sas raízes como base. Assim, o plano deve conter detalhadamente os processos e prazos de entrega, a fim de padronizar e reduzir a quanti- dade de erros e evitar o não cumprimento dos prazos. Na etapa de exe- cução é o momento de executar as ações definidas na etapa de planeja- mento. Nesse caso, o papel da liderança precisa-se fazer presente através de um alinhamento interno com a equipe da Unidade X para evitar o possível retrabalho e descontentamento dos usuários.
Desse modo, percebe-se que o Ciclo PDCA é um importante aliado para a melhoria contínua e gestão da Unidade X, evitando-se assim, insatisfação e queixas dos clientes.

Correção

Avaliação do Tópico 1:

O aluno apresentou o conceito do Ciclo PDCA e descreveu suas etapas de forma sucinta, mas não discorreu de forma completa sobre cada uma delas, faltando detalhamento nas sub etapas do planejamento e nos procedimentos específicos das demais etapas. Portanto, a nota atribuída para o tópico 1 é de 75%, pois o aluno atendeu parcialmente ao que foi solicitado.

Avaliação do Tópico 2:

Na etapa de planejamento, o aluno mencionou a importância de montar um plano de ação sólido com base nas causas raízes, incluindo detalhamento dos processos e prazos de entrega, o que está alinhado com o caso concreto da Unidade X. Na etapa de execução, o aluno mencionou a execução das ações definidas no planejamento e o papel da liderança, relacionando-os com a situação apresentada. Contudo, faltaram exemplos mais específicos de ações que poderiam ser implementadas. Assim, a nota para o tópico 2 é de 75%, pois o aluno relacionou as etapas de planejamento e execução com o caso concreto, mas não detalhou ações específicas.

Nota Final:

Considerando ambos os tópicos e a média das notas atribuídas, a nota final da redação do aluno é de 75%.

75%

Erros de grafia ou morfossintaxe não foram identificados na redação do aluno.

Correção ID 88026
Data de envio:
28/01/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

É de fundamental importância discorrer acerca de contingências ativas e passivas, das categorias de títulos e valores mobiliários e da conta ajustes de avaliação patrimonial, que é integrante do patrimônio líquido.
Primeiramente, as contingências podem ser divididas em ativas e passivas. Os ativos contingentes são compostos pelos direitos a receber de outras pessoas ou empresas, avaliados como provável, mas que são registrados apenas nas notas explicativas, sendo reconhecidos no ativo quando se tornarem praticamente certos de receber. Já o segundo é composto por exigibilidades de terceiros, avaliados como possíveis de serem exigidos ou que sejam avaliados como prováveis de serem exigidos, mas não possuem uma estimativa confiável de valores, sendo, também, reconhecidos em notas explicativas.
Assim, os títulos e valores mobiliários podem ser divididos em categorias: títulos para negociação, títulos disponíveis para venda e títulos mantidos para vencimento. No primeiro título, a empresa não possui intenção de vendê-lo imediatamente, mas, sim, de realizar uma venda futura. Já na segunda situação, a empresa adquire os títulos para negociá-los imediatamente. No terceiro caso, a empresa deseja manter o título e resgatá-lo apenas em seu vencimento, sem negociá-lo no mercado.
Sob essa ótica, a conta ajustes de avaliação patrimonial do patrimônio líquido possui dupla natureza e pode registrar ambos os saldos devedor ou credor. Além disso, essa conta destina-se a registrar as variações ocorridas no saldos de seus instrumentos patrimoniais, como os instrumentos financeiros. Nessa situação, ao registrar uma variação positiva do instrumento patrimonial, a conta registrará saldo credor; ao registrar uma variação negativa de seu instrumento patrimonial, a conta registrará um saldo devedor.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

1. Contingências ativas e passivas e como elas são reconhecidas nas demonstrações financeiras:

O aluno apresentou uma explicação superficial sobre contingências ativas e passivas, mencionando corretamente que as ativas são registradas apenas nas notas explicativas e reconhecidas no ativo quando praticamente certas, e que as passivas são reconhecidas em notas explicativas quando não possuem estimativa confiável. No entanto, o aluno não desenvolveu adequadamente a explicação sobre o reconhecimento contábil das contingências passivas no balanço, nem mencionou o critério de probabilidade de saída de recursos para liquidar a obrigação. A resposta carece de detalhes sobre o reconhecimento e mensuração das contingências nas demonstrações financeiras. Portanto, a nota atribuída é 40%.

2. Características das categorias de títulos e valores mobiliários integrantes da carteira:

O aluno confundiu as características das categorias de títulos e valores mobiliários, atribuindo intenções incorretas às categorias de títulos para negociação e títulos disponíveis para venda. A resposta não reflete adequadamente as definições e intenções de cada categoria conforme o padrão de resposta. A resposta não atendeu ao solicitado de forma adequada, resultando em uma nota de 20%.

3. Finalidade e natureza da conta do PL “ajustes de avaliação patrimonial” e possibilidade e condições de manutenção de saldos devedores ou credores:

O aluno mencionou corretamente que a conta de ajustes de avaliação patrimonial pode registrar saldos devedores ou credores e que se destina a registrar as variações patrimoniais. No entanto, a explicação não foi suficientemente desenvolvida para explicar a finalidade e natureza da conta, nem as condições para a manutenção de saldos devedores ou credores. A resposta foi superficial e incompleta, merecendo uma nota de 30%.

Nota total: 30%

Observações:
Há erro de grafia em “saldos” (duas ocorrências). O correto seria “saldo”.
Houve erro de concordância no trecho “a conta registrará saldo credor; ao registrar uma variação negativa de seu instrumento patrimonial, a conta registrará um saldo devedor”. O mais adequado seria “a conta registrará um saldo credor; ao registrar uma variação negativa de seu instrumento patrimonial, a conta registrará um saldo devedor”.

Correção ID 88027
Data de envio:
28/01/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

É de fundamental importância a realização da análise da relação custo-volume-lucro para fins de tomada de decisão gerencial da empresa. As ferramentas constantes dessa relação são: Margem de Contribuição (MC), que indica a a participação dos custos e despesas varáveis no lucro; Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC), que indica a quantidade de produtos que devem ser vendidos para a empresa cobrir seus todos seus custos e despesas fixas e variáveis; Margem de Segurança, que relaciona a quantidade vendida e o seu ponto de equilíbrio contábil; Grau de Alavancagem Operacional (GAO), que relaciona a MC e o quanto a empresa pode aumentar suas vendas enquanto aumenta o seu lucro.
Ao analisara fábrica A, a MC unitária é obtida pela diferença entre o preço de venda e os custos e despesas variáveis unitários, dessa forma, a MC unitária é de R$11,875 (65 – 20 – 13 – 12 – 65 x 0,125). Assim, o PEC é calculado pela divisão entre os custos e despesas fixos e a MC unitária, sendo no valor 1.760 unidades ([8.000 + 12.900]/11,875). Ainda, a MS percentual é obtida pela subtração entre a quantidade vendida e o PEC, sendo o resultado dividido pela quantidade vendida e o resultado é de 41% {[3.000 - (20.900/11,875)]/3000}. Dessa forma, o GAO é calculado pela fórmula 1/(MS percentual), obtendo-se o valor de 2,43.
Analogamente, obtém-se os valores, para a fábrica B, de R$8,50 para o MC unitário (68 – 15 – 20 – 16 – 68 x 0,125); de 1.529 unidades para o PEC [(8.000 + 5.000)/8,5]; de 75% para o MS percentual {[6.000 - (15.000/8,50)]/6000}; e de 1,33 para o GAO.
Além do mais, o Lucro Líquido pode ser calculado pela diferença entre o MC Total e os custos e despesas fixos e variáveis, sendo no valor de R$14.725 para a fábrica A (11,875 x 3.000 – 8.000 – 12.900) e no valor de R$38.000 (8,5 x 6.000 – 5.000 – 8.000).
Diante do exposto, recomenda-se a manutenção da fábrica A e o fechamento da fábrica B. A recomendação baseia-se no fato de que, mesmo que a fábrica B tenha maiores valores na MC e Lucro Líquido, a fábrica A possui um maior valor no Grau de Alavancagem Operacional, permitindo, assim, que se aumente a produção enquanto o seu lucro também aumenta em uma maior proporção.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Análise das margens obtidas pela fábrica A

O aluno apresentou cálculos incorretos para a Margem de Contribuição Unitária (MCU) e Margem de Segurança (MS), além de introduzir o conceito de Grau de Alavancagem Operacional (GAO), que não estava previsto no padrão de resposta. A MCU foi calculada incorretamente, pois o aluno subtraiu o preço de venda duas vezes. O PEC foi calculado corretamente, mas a MS foi apresentada em percentual sem solicitação e com cálculo errado. O GAO foi calculado, mas não era necessário para a análise. Portanto, a nota para este tópico é de 20% por ter abordado parcialmente o tópico e calculado corretamente apenas o PEC.

Tópico 2: Análise das margens obtidas pela fábrica B

O aluno novamente apresentou cálculos incorretos para a MCU e MS, e introduziu o conceito de GAO, que não estava previsto no padrão de resposta. A MCU foi calculada incorretamente, e o PEC foi calculado corretamente. A MS foi apresentada em percentual sem solicitação e com cálculo errado. O GAO foi calculado, mas não era necessário para a análise. Assim, a nota para este tópico é de 20% por ter abordado parcialmente o tópico e calculado corretamente apenas o PEC.

Tópico 3: Justificativas e fundamentações para o fechamento de uma das fábricas

O aluno recomendou o fechamento da fábrica incorreta com base em um cálculo de GAO que não estava previsto no padrão de resposta e que foi calculado incorretamente. A recomendação não foi fundamentada corretamente, pois não levou em consideração as margens de contribuição total e margem de segurança, que são inferiores para a fábrica A. Portanto, a nota para este tópico é de 0% por não atender aos critérios estabelecidos.

Abordagem geral:

A redação do aluno não seguiu o padrão de resposta esperado, introduzindo conceitos não solicitados e realizando cálculos incorretos. Não houve erro de grafia ou morfossintaxe. A nota para abordagem geral é de 0% por não cumprir com o solicitado na questão.

Total: 10%

Correção ID 88028
Data de envio:
28/01/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Trata-se de análise gerencial do serviço de atendimento prestado pela Unidade X. Nesta oportunidade, objetiva-se demonstrar como o Ciclo PDCA pode auxiliar a reduzir a insatisfação dos usuários.

Preliminarmente, destaca-se que o Ciclo PDCA é uma abordagem sistemática que, por meio da melhoria contínua dos processos, busca promover a resolução de problemas e a obtenção de resultados. Segundo a doutrina, ela é composta por quatro etapas cíclicas: “Plan, Do, Check e Act”, ou, em português: Planejar, Executar, Verificar e Agir. A primeira etapa é o planejamento, na qual são estabelecidos os objetivos e os planos para alcançá-los, por exemplo, um plano de vacinação de um município. Em seguida, vem a segunda etapa, a execução, que consiste em colocar em prática o que foi planejado, incluindo o treinamento dos funcionários e a coleta de dados relevantes, por exemplo, a vacinação da população do município. Na terceira etapa, chamada de verificação, são examinados os resultados obtidos na execução, por exemplo, a verificação da quantidade de pessoas vacinadas em relação à meta. Por fim, a quarta etapa é a ação, na qual são tomadas medidas corretivas caso os resultados sejam negativos, por exemplo, o reforço da propaganda para alcançar a população que ainda não se vacinou. Após essa última etapa, o ciclo recomeça, promovendo a melhoria contínua dos processos.

Ademais, para melhorar o atendimento prestado pela Unidade X, é possível implementar melhorias nas etapas de planejamento e execução. Tendo como base as regras de Administração, no planejamento, deveriam ser definidos detalhadamente os processos e os prazos de entrega, a fim de padronizar e reduzir a quantidade de erros cometidos e evitar o descumprimento de prazos. Já na etapa de execução, poderia ser implementado o treinamento dos servidores no método que foi definido na parte do planejamento, a coleta de dados do que está sendo executado, a fim de estudar os motivos da demora no atendimento individual e do retrabalho.

Desse modo, percebe-se que a implementação do Ciclo PDCA na gestão da Unidade X pode auxiliar na melhoria do serviço prestado.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Conceito e etapas do Ciclo PDCA

O aluno apresentou o conceito do Ciclo PDCA de forma adequada, mencionando que se trata de uma abordagem sistemática para a melhoria contínua dos processos e a resolução de problemas. Além disso, descreveu corretamente as quatro etapas do ciclo (Planejar, Executar, Verificar e Agir), utilizando um exemplo para ilustrar cada etapa. Contudo, a descrição das etapas não foi tão detalhada quanto o padrão de resposta exige, pois não abordou as subetapas do planejamento, como identificação do problema, análise do fenômeno, análise das causas e plano de ação. Portanto, a nota atribuída para este tópico é de 75%.

Tópico 2: Planejamento e execução no gerenciamento de queixas da Unidade X

O aluno conseguiu relacionar as etapas de planejamento e execução do Ciclo PDCA com a situação concreta da Unidade X, sugerindo ações como a definição detalhada dos processos e prazos de entrega e o treinamento dos servidores. No entanto, as sugestões não foram tão específicas quanto poderiam ser, faltando exemplos concretos de ações de planejamento e execução que se relacionem diretamente com as queixas relatadas, como a demora no atendimento e o alto índice de erros. Por isso, a nota para este tópico é de 75%.

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota total: 75%

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