Discursiva ANAC (Cebraspe) 2024: Como será a prova discursiva do concurso?
A prova discursiva ANAC (Cebraspe) será o diferencial neste concurso.
Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva ANAC (Cebraspe) para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, todas as áreas, veja até o final as dicas que vou passar.
Discursiva ANAC (Cebraspe)
As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, para todas as 3 (três) áreas.
Segundo o Edital, o Especialista possui um salário inicial de R$16.413,35.
Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.
O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!
Segundo o Edital, são 70 vagas divididas nas três áreas, além de formação de cadastro de reserva.
Cabe salientar que, atualmente, existem mais de 500 cargos vagos no quadro de pessoal do órgão.
Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.
Para concorrer a uma dessas vagas é necessário possuir diploma, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de conclusão de curso de nível superior em:
- Área 1:
- (i) diploma, devidamente registrado, ou habilitação legal equivalente, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e
- (ii) licença, emitida ou convalidada pela ANAC, de Piloto Comercial de Avião OU de Piloto Comercial de Helicóptero OU de Piloto de Linha Aérea de Avião OU de Piloto de Linha Aérea de Helicóptero; e
- (iii) pelo menos 1 (uma) habilitação de piloto vigente (válida); e
- (iv) Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe válido.
- Área 2:
- Engenharia.
- Área 3:
- Qualquer área de formação.
O concurso da ANAC terá as seguintes fases:
- Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
- Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório.
As provas objetiva e discursiva terá duração de 5h e serão aplicada no dia 03/03/2024, no turno da tarde.
Então, não dá para deixar o estudo da discursiva ANAC para depois.
As provas objetivas valerão 120,00 pontos e serão compostas por 120 questões do tipo CERTO ou ERRADO.
Como o Cebraspe pode cobrar a discursiva ANAC?
A prova discursiva valerá 30,00 pontos e em uma situação-problema, acerca de gerenciamento de segurança operacional, a ser respondida em até 45 linhas. Ademais, será eliminado e não terá classificação alguma no concurso o candidato que obtiver NPD inferior a 15,00 pontos.
Segundo o edital, os seguintes assuntos serão cobrados referentes à gerenciamento de segurança operacional:
- ICAO Safety Management Manual (Doc 9859) 4th Edition (https://www.unitingaviation.com/publications/safetymanagementimplementation/content/?_gl=1*gem9k9*_ga*MTA3NDM0NTExMy4xNjk4NzU2ODQ0*_ga_992N3YDLBQ*MTY5ODc1Njg0My4xLjAuMTY5ODc1Njg0My4wLjAuMA..#/lessons/_5KUx8747VkDIz_znAbNxw_pCdPBQguw?_k=fk6fcy).
- Conceito, aplicabilidade e implementação de segurança operacional.
- Gerenciamento integrado dos riscos.
- Fundamentos do gerenciamento de segurança.
- Gerenciamento de riscos.
- Cultura de segurança.
- Desempenho de gerenciamento de segurança.
- Sistema de coleta e processamento de dados de segurança.
- Análise de segurança.
- Proteção de dados e informações de segurança e de fontes relacionadas.
- Programa de Segurança Operacional.
- Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional.
A diferença dessa “situação-problema” da discursiva ANAC para uma questão comum está na forma de cobrança da matéria. Enquanto uma questão teórica cobra o conhecimento de forma direta, no modelo estudo de caso, a banca pede a análise de uma situação hipotética acerca de uma determinada matéria.
Para cada sistema de concorrência, a prova discursiva ANAC será corrigida de acordo com os seguintes critérios:
Para ficar mais fácil de visualizar, veja um modelo de “situação-problema” da Banca Cebraspe, retirada do Sistema de Questões Discursivas (SQD), SÓ A TÍTULO DE EXEMPLO:
Texto Motivador:
Após recebimento de denúncia anônima, agentes da polícia civil invadiram, no período da noite, quarto de hotel, com o objetivo de proceder à busca e à apreensão de materiais e documentos supostamente utilizados por determinado hóspede em crimes relacionados à clonagem de cartões de crédito. Os materiais e os documentos obtidos durante a invasão do quarto de hotel foram as únicas provas que alicerçaram a denúncia oferecida pelo MP. Com base nessas provas, foram tomados depoimentos de diversas testemunhas, os quais serviram, também, de fundamento para a condenação do réu.
Comando da questão
Com base nessa situação hipotética, redija texto dissertativo sobre a (in)constitucionalidade da operação policial, abordando, necessariamente, de forma justificada, os seguintes aspectos:
Tópicos
- direitos e garantias fundamentais aplicáveis ao caso; [valor: 9,50 pontos]
- (im)possibilidade jurídica de utilização, em processo judicial, das provas obtidas na referida operação. [valor: 9,50 pontos]
Em provas da Banca Cebraspe, não é obrigatória a inserção dos parágrafos de introdução e conclusão, uma vez que 95% da nota estará na resposta ao conteúdo, a qual é abordada nos parágrafos de desenvolvimento.
O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.
A dica para responder aos tópicos é: comece analisando os fatos e se posicione quanto a regularidade ou não dele. Porém, não basta apenas dizer que é regular ou não, o candidato precisa fundamentar a sua resposta, elaborando um comparativo entre o a situação e a norma aplicável, e responder ao que foi pedido no enunciado.
A nota da prova discursiva ANAC será o diferencial na classificação final do concurso.
Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?
Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.
Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!
Por quê?
Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.
Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.
A nota da prova discursiva ANAC (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.
Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva ANAC (Cebraspe):
Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!
Veja mais dicas da prova discursiva ANAC (Cebraspe), no vídeo abaixo: