Bizu – Prova Discursiva do TRF 5ª Região- O que vai cair?
A prova do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5) está chegando. Serão mais de 110mil candidatos concorrendo a uma vaga nesse excelente Órgão. Sei que a preparação não é fácil, cada minuto é importante. Pensando nisso, a pergunta que vou responder nesse artigo é:
O QUE VOCÊ PODE APRENDER EM 15 MINUTOS PARA NÃO SER ELIMINADO NA PROVA DISCURSIVA?
Esse artigo é bem sucinto e possui conteúdo de peso, direcionado justamente para a reta final! Para quem já se preparou para a prova discursiva, é uma ótima revisão. Mas se você não conseguiu fazer um curso de discursiva, terá acesso ao que é há de mais importante para tirar uma ótima nota na sua prova discursiva!
1º) QUAL O TIPO DE REDAÇÃO PREVISTO PARA CADA CARGO?
As principais informações sobre a prova discursiva estão definidas pelo edital. De forma simples, têm-se o seguinte:
2º) COMO SERÁ O ESPELHO DE CORREÇÃO PARA CADA CARGO?
A banca terá 2 modelos de espelho de correção a depender do cargo: um específico para a Prova Discursiva –Redação e outro para a Prova Discursiva – Estudo de Caso.
O Espelho de Correção para a Prova Discursiva – Redação contará com 3 critérios avaliativos: Conteúdo, Estrutura e Expressão.
Conteúdo
a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
Estrutura
a) O respeito ao gênero solicitado;
b) A progressão textual; e
c) Encadeamento de ideias e a articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
Expressão
A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido. A avaliação será feita considerando-se:
a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o cargo/área/Especialidade;
b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
O Espelho de Correção para a Prova Discursiva – Estudo de Caso não terá uma estrutura pré-definida. Ele será montado de acordo com o conhecimento específico a ser cobrado em cada cargo. O objetivo do examinador será verificar se você abordou todos os pontos e respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Para quem for encarar o Estudo de Caso, a dica é: responda de forma direta a todas as perguntas do enunciado. Não precisa perder tempo com estrutura (introdução e conclusão). Vá direto ao ponto, ok?
3º) NA PROVA DISCURSIVA- REDAÇÃO, QUAIS OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER PARA ORGANIZAR O TEXTO E NÃO PERDER PONTOS?
Para que a estratégia seja eficaz, faremos uma análise de como ganhar pontos em cada critério avaliativo do espelho de correção: conteúdo, estrutura e expressão.
Conteúdo
a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
Antes de começar, é importante saber a diferença entre Tema, Tese e Tópico Frasal. Em resumo:
Tema: sobre o que o examinador quer que você escreva;
Tese: o seu ponto de vista sobre o tema;
Tópico frasal: argumento principal do parágrafo para defender a tese (ponto de vista).
No primeiro aspecto – perspectiva adotada no tratamento do tema – a FCC vai buscar na introdução do seu texto o tema e a tese. Vai verificar se você abordou o tema de forma integral ou parcial, bem como se a tese, de fato, está relacionada ao tema.
Acerca do segundo aspecto, capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto, a Banca vai analisar os argumentos que selecionou para defender a sua tese, isto é, os tópicos frasais.
A FCC gosta de uma abordagem mais profunda, voltada à filosofia e à sociologia. Não adianta apresentar senso comum! Você deve buscar um argumento e explorá-lo com profundidade.
Por fim, vamos analisar o item “c” (consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento). Aqui, a FCC vai analisar os argumentos principais e secundários. Ora, se você apresentou um tópico frasal, ele deve possuir consistência. Essa consistência se dá por meio de outros argumentos. Esses argumentos devem ser claros e inquestionáveis.
Além disso, também será analisado se os parágrafos estão coerentemente relacionados. Isto é, se as ideias do seu texto convergem. Você não pode falar, por exemplo, que a desigualdade cria obstáculos à cidadania e usar exemplos provando o contrário.
Ao final, ainda verificarão se a conclusão corrobora com os argumentos apresentados no decorrer do texto.
Cada parágrafo deve apresentar um argumento. Não adianta fazer 3 parágrafos e falar a mesma coisa em todos.
Estrutura
a) O respeito ao gênero solicitado;
b) A progressão textual; e
c) Encadeamento de ideias e a articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
A respeito do gênero solicitado (item a), o texto dissertativo-argumentativo possui 2 estruturas: formal e de ideias.
A progressão de ideias (item b) pressupõe que os argumentos estão relacionados entre si e seguem uma sequência lógica durante o texto.
Primeiro você explica argumentos mais conceituais e depois vai relacionando esses conceitos para reforçar a sua tese. É como construir uma casa, você começa pela base e depois faz o telhado.
Por fim, o aspecto “c” – encadeamento de ideias e a articulação de frases e parágrafos (coesão textual) – vai medir a capacidade de ligar os parágrafos tornando uma unidade só! Aqui, você deve usar os conectivos de coesão: adversativa, explicativa, conclusiva, concessiva, etc.
Expressão
A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido. A avaliação será feita considerando-se:
a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o cargo/área/Especialidade;
b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
A banca vai analisar nesse critério avaliativo se o aluno sabe escrever e usar os recursos linguísticos. O domínio da norma culta formal é a análise de gramática. Para ir bem nesse aspecto, você deve optar por construir períodos curtos. Quanto menor o período, menor a chance de errar.
Na análise do desempenho linguístico e da adequação do nível de linguagem, a Banca espera que o candidato utilize um vocabulário formal.
Não precisa usar palavras difíceis. Use palavras que você conheça, pois se inventar demais, pode não expressar o que você gostaria e acabar deixando o texto sem sentido (incoerente).
4º) QUAIS OS TEMAS COM MAIOR CHANCE DE CAIR EM CADA PROVA?
A incerteza sobre o Tema da prova discursiva é o que mais assusta os candidatos. Porém, quem está seguro da técnica de discursiva, não tem motivos para se preocupar. Se está preparado para a prova objetiva e saber usar a técnica, não terá problemas em responder a prova discursiva, independentemente do assunto.
De qualquer modo, sempre é bom aprofundar o seu nível de conhecimento em temas que apresentam maior probabilidade de cair.
Com base no nosso conhecimento e experiência, bem como em uma análise das últimas provas da FCC, selecionamos alguns temas para você:
Seu trabalho será ler sobre esses temas e agregar o máximo de informações possíveis.
Desejo uma boa prova. Estou torcendo por você!
PROFESSOR BRUNO MARQUES
Excelentes dicas! Obrigado!
Excelente texto informativo e proficiente. Esclarecimento sobre competências cobradas tipologia textual e o que deve ser observado. criterios da banca ao corrigir a redação. pontuações incisivas e benéficas para nós candidatos.