Discursiva MMA (Cebraspe) 2023: Como será a prova discursiva do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva MMA (Cebraspe) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva MMA (Cebraspe) para o cargo de Analista Ambiental, veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva MMA (Cebraspe)

 

discursiva mma

As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o Edital, o Analista Ambiental possui um salário inicial de R$8.817,72, além do auxílio alimentação.

Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.

O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!

Segundo o Edital, são 98 vagas. Porém, o área ambiental do governo está em grande foco e é bem provável que chame mais aprovados.

Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.

Para concorrer a uma dessas vagas, basta ter nível superior concluído. A prova será composta por 2 fases: Prova objetiva e Prova Discursiva.

As provas objetiva e discursiva terá duração de 4 horas e será aplicada no dia 21/01/2024, no turno da tarde. Então, não dá para deixar o estudo da discursiva MMA para depois.

A prova objetiva valerá 100 pontos e será dividida em provas de conhecimento geral e de conhecimento específico.

Como o Cebraspe pode cobrar a discursiva MMA?

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema da atualidade.

Segundo o Edital, os seguintes tópicos podem ser abordados:

  1. Tópicos atuais no Brasil e no mundo relativos à economia, política, saúde única, sociedade, meio ambiente, emergência climática, educação, transição energética, ciência e tecnologia.
  2. Racismo ambiental, justiça climática.
  3. Objetivos do desenvolvimento sustentável ‐
  4. Transformação ecoló 5 Economia Circular.

Percebe-se que a discursiva vale, sozinha, 23% da nota final do concurso. Se considerarmos o peso de cada matéria, isoladamente, verifica-se que é a matéria mais importante do concurso.

Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova, veja a questão aplicada pela Banca Cebraspe no concurso do ICMBio:

A humanidade testemunha hoje uma crise sem precedentes de perda de biodiversidade. As mudanças climáticas globais causadas pelo acúmulo de gases ricos em carbono na atmosfera, que alteram o clima do planeta, são o aspecto mais preocupante desse processo. Menos atenção tem sido destinada às mudanças ambientais ocorridas no interior das cidades, onde a maioria das pessoas passa a maior parte de suas vidas. A perda de cobertura arbórea é um elemento preocupante, uma vez que as árvores possuem inúmeros efeitos positivos e contribuem em vários aspectos da vida das pessoas na cidade.

Rodolfo Salm. Cadê a árvore que estava aqui?, 19/2/2021. Internet: <www.correiocidadania.com.br> (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

IMPORTÂNCIA DA RESTAURAÇÃO DA FLORESTA TROPICAL NATIVA DA AMAZÔNIA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1 importância das árvores para o meio ambiente; [valor: 7,00 pontos]

2 contribuições da floresta amazônica para a qualidade de vida das pessoas nos centros urbanos do Brasil; [valor: 7,00 pontos]

3 efeitos positivos da restauração da floresta nativa da Amazônia e da sua preservação para o Brasil e o planeta; [valor: 7,00 pontos]

4 ações locais para a restauração do ecossistema e a preservação da Amazônia. [valor: 7,50 pontos]

Então, nesse tipo de prova, basta você responder diretamente ao que foi solicitado nos tópicos, sem se preocupar com introdução nem conclusão.

Em suma, para abordar adequadamente o tema, o candidato precisa responder ao que foi solicitado nos tópicos, na ordem em que eles aparecem, em um formato de texto dissertativo-expositivo. Para a Banca Cebraspe, você poderá utilizar uma das 3 estruturas abaixo:

Observe que, no terceiro exemplo, não há introdução nem conclusão. O candidato pode usar as 30 linhas para discorrer diretamente sobre os tópicos. Isso só é possível, pois a banca Cebraspe direciona 95% da nota final a resposta aos tópicos e essa resposta está, justamente, nos parágrafos de desenvolvimento.

Ademais, cada parágrafo de desenvolvimento possui uma estrutura própria, isto é, uma técnica de escrita, a qual vamos aprender ao longo desse curso. Ela é tão importante quanto o conhecimento do conteúdo, principalmente quando se trata de provas discursivas da Banca Cebraspe.

Assim, o grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica nos parágrafos de desenvolvimento. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento eficiente. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.

A nota da prova discursiva MMA será o diferencial na classificação final do concurso.

Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?

Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.

Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!

Por quê?

Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva MMA (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.

Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva MMA (Cebraspe):

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas da prova discursiva MMA (Cebraspe), no vídeo abaixo:

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários