Suponha que a administração Municipal tenha contratado a construção e operação de um hospital público, na modalidade concessão administrativa, prevendo a disponibilização de 300 leitos na população em um setor de pronto atendimento. O parceiro privado é remunerado mediante o pagamento de contraprestação pecuniária pelo Município, auferindo, também, receitas acessórias oriundos da exploração de estacionamento, restaurante e laboratório da análises clínicas. Considerem que, no curso da execução do contrato, município tenha identificado um déficit específico na rede pública de saúde para o atendimento pediátrico, sendo decidido pela criação de uma ala específica no referido hospital,
com 50 leitos adicionais aqueles previstos originalmente no contrato e a consequente ampliação dos investimentos a cargo do contratado.
Considerando a legislação que rege a matéria, responda, fundamentadamente, às seguintes indagações:
A – sob quais condições e requisitos é possível a participação financeira do município para cobertura dos novos investimentos?
B – como poderão ser suportadas as novas despesas operacionais decorrentes da ampliação quantitativa do objeto?
C – esclareça os limites impostos legalmente para o comprometimento pelo ente com despesas oriundas de contratos dessa natureza e consequências decorrentes da eventual extrapolação de tais limites. (Elabore a sua resposta definitiva em até 20 linhas)
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei n.º 123/2020, que trata do orçamento do estado. Durante um processo de fiscalização, verificou-se os seguintes fatos:
Fato 1: O projeto de LOA foi encaminhado pelo deputado Ciclano de Tal.
Fato 2: Devido ao cenário de pandemia, o Governador afirmou que, se houver necessidade, tendo como base o estado de calamidade pública, abrirá créditos adicionais por meio de medida provisória.
Diante da situação hipotética, analise a regularidade dos fatos apresentados, abordando, necessariamente, o que se pede a seguir:
- a iniciativa para apresentação do projeto de LOA e a respectiva tramitação, posicionando-se sobre a regularidade do Fato 1.
- a possibilid…
Considere as seguintes informações descritas nos itens sobre materiais bibliográficos de uma entidade pública que atua na apreciação de causas trabalhistas:
I. Em 12/12/2023, foi empenhada despesa de R$ 18.000,00 para a aquisição de livros técnicos destinados à atualização da biblioteca interna, utilizada pelos servidores. Os livros, que serão mantidos na biblioteca por prazo indeterminado, foram recebidos
pela entidade pública em 21 /12/2023, com a despesa liquidada nesta data e paga em janeiro de 2024, pelo valor total empenhado.
II. Em 15/08/2023, foi empenhada despesa de R$ 3.900,00 para a aquisição de livros infantis para distribuição gratuita no âmbito de um projeto de conscientização …
Objetivando financiar investimentos de infraestrutura nas áreas de saúde e educação do estado de Sergipe, o governador pretende fazer uma operação de crédito público por meio da captação de recursos financeiros no mercado financeiro interno, com prazo de 10 anos para pagamento.
Considerando a situação hipotética apresentada, discorra, de forma fundamentada na Lei de Responsabilidade Fiscal — LRF (Lei Complementar n.º 101/2000), a respeito dos seguintes aspectos:
1 classificação, quanto à temporalidade, do crédito público descrito na situação hipotética;
2 requisitos exigidos pela LRF para viabilizar esse tipo de operação.



