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Q149360 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-GO - Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás
Cargo: Procurador

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Considere a situação hipotética do Município de Nova Formalina. Com base nos dados abaixo, responda aos itens de a a j, a seguir:

a- qual o limite percentual do total de despesa previsto para o Poder Legislativo do Município de Nova
Formalina?;
b- o Poder Legislativo do Município cumpriu esse limite em 2013?;
c- qual o limite percentual de gastos com a folha de pagamento previsto para o Poder Legislativo do Município?;
d- o Poder Legislativo do Município cumpriu esse limite em 2013?;
e- qual o limite percentual global da despesa total com pessoal do Poder Legislativo no Município em 2014, tomando como referência o mês de dezembro, mas os onze meses imediatamente anteriores?;
f- qual o limite percentual global de despesa total com pessoal sobre a receita corrente líquida em cada período de apuração previsto para o Município?;
g- qual o limite percentual global de despesa total com pessoal sobre a receita corrente líquida em cada período de apuração previsto para o Poder Legislativo do Município? ;
h- o Poder Legislativo do Município comprou esse limite em 2014?;
i- qual o limite para que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás emita alerta ao Poder Legislativo do Município em relação à análise do percentual de despesa total com pessoal?;
j- em relação a dezembro de 2014 houve a necessidade da emissão de alerta pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás?

Observação: as respostas podem ser feitas objetivamente por item, não havendo a necessidade de demonstração de cálculos matemáticos nem da especificação dos artigos de lei. (elabore sua resposta definitiva em até 60 linhas).



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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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