Questões comentadas da prova de Técnico Administrativo do TRT-21
Tudo bem, amigos concurseiros?
Espero que estejam firmes e fortes nessa caminhada!
Venho aqui comentar sobre três assuntos que caíram na parte específica da prova a qual tenho familiaridade:
- Planejamento estratégico
- Gestão da mudança; e
- Governança pública
A prova de técnico administrativo do TRT 21 nos premiou no último domingo com uma bela questão de cada um desses assuntos. Apresento os comentários às questões 74, 76 e 80, relativos, respectivamente, aos temas: planejamento estratégico, gestão da mudança e governança pública.
Sem mais delongas, vamos a elas…
Questão 74
Os conceitos de missão e visão de uma organização, comumente utilizados na etapa de diagnóstico institucional em diferentes metodologias de planejamento estratégico e de gestão, correspondem, respectivamente,
a) ao conceito externo, consistente em ameaças e oportunidades;
ao cenário interno, consistente nas forças e fraquezas da organização.
b) à percepção interna, dos integrantes da organização, sobre seus principais atributos;
à percepção externa, dos clientes e da sociedade, sobre as características da organização.
c) às metas de curto prazo estabelecidas para a organização;
às metas e objetivos de longo prazo, ligados à perenidade da organização.
d) aos objetivos estratégicos da organização, representados por indicadores;
às metas representativas dos resultados pretendidos pela organização.
e) à razão de existir da organização, contemplando sua essência e seus propósitos;
ao futuro almejado pela organização, contemplando a forma como pretende ser reconhecida.
Comentários:
Perceba como a banca sabe como você pensa. Não foi a toa que ela trouxe vários atributos que são inerentes a etapa de diagnóstico do planejamento estratégico. Fez isso para causar confusão mesmo. Vamos analisar opção por opção. Na letra A trouxe o conceito de ambiente externo e ambiente interno, próprio da análise de SWOT. Na letra B trouxe o conceito de percepção interna e externa relativo ao gerenciamento da estratégia. Na letra C apenas enumerou os tipos de temporalidade das metas, ou seja, de curto, médio e longo prazos. Na letra D a banca disse que existe uma relação entre objetivos, indicadores e resultados pretendidos. A letra E vai ao ponto e diz que alguma coisa é a razão de existir e um outro conceito que se relaciona ao futuro almejado da organização.
Revendo cada alternativa, você pode ter ficado confuso sobre o que o comando da questão estava querendo, mas se você voltar e reler o enunciado vai perceber que a FCC apenas quer a alternativa que conceitua “missão e visão”.
Perceba que as letras A, B, C e D falam de outros temas correlatos, mas não desses conceitos especificamente. A única que se relaciona diretamente é, sem dúvidas, a opção E. Veja:
– Missão corresponde à razão de existir da organização, contemplando sua essência e seus propósitos; e
– Visão corresponde ao futuro almejado pela organização, contemplando a forma como pretende ser reconhecida.
Sem erros nessa questão! Só era preciso prestar um pouquinho de atenção para tudo dar certo.
Gabarito:
Letra E
Questão 76
A mudança é um aspecto da inovação nas organizações abordado de forma central no âmbito do desenvolvimento organizacional. As ações de desenvolvimento organizacional relacionadas com os processos de mudança englobam, por exemplo, a retroação de dados, que corresponde:
a) ao descongelamento, assim entendido como a fase inicial do processo de mudança, no qual as antigas práticas são abandonadas
b) à denominada análise transacional, que visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais presentes no processo.
c) a uma técnica de mudança de comportamento que proporciona aprendizagem de novos dados e respeito de si mesmo, do grupo ou da dinâmica de toda a organização.
d) ao recongelamento, ou etapa final do processo de mudança, ao qual ocorre a integralização e estabilização das mudanças.
e) ao diagnóstico preliminar à implementação do processo de mudança, efetuado pela aplicação de um questionário para identificar os principais erros da organização.
Comentários:
O candidato não pode titubear nesse tipo de questão. A FCC quer saber qual das alternativas condiz com a técnica de retroação de dados. Em duas opções foram colocadas os conceitos de Kurt Lewin de descongelamento – recongelamento – congelamento. Letras A e D. Portanto, podem ser eliminadas. A letra B também não faz referência à retroação de dados, mas sim à análise entre os envolvidos no processo de mudança. Fora a letra B! Resta a letra C e letra E. A letra E condiz apenas com a técnica de aplicar questionário e inquirir agentes de mudanças. Então, sobra a correta letra C, que diz: “uma técnica de mudança de comportamento que proporciona aprendizagem de novos dados e respeito de si mesmo, do grupo ou da dinâmica de toda a organização”. A retroação de dados está correlacionada a intensa comunicação e aos fluxos de informações entre equipes da organização para que possam conscientizar-se das mudanças. A retroação de dados requer que seja colocado em prática a flexibilidade cognitiva dos participantes para explorar as oportunidades identificadas.
Gabarito:
Letra C
Questão 80
I. Os conceitos de governança e governabilidade, embora não coincidentes, são indissociáveis e complementares, sendo aplicados, cada qual, em diferentes contextos. Nesse sentido, considere:
II. Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas.
III. Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade.
IV. Governança e governabilidade podem ser fundidas em um único metaconceito, corresponde a accountability, própria dos governos democráticos.
a) I e II
b) III
c) I e III
d) II e III
e) II
Comentários:
Questão super fácil. Aqui é bom que podemos rever os conceitos e potencializar os estudos. Veja que o conceito de Governança é trazido no item I. Não há nada o que incluir nem retirar desse conceito. Palavra-chave: modo como interagem. No item II o conceito de Governabilidade é contemplado por inteiro. A palavra-chave “exercício e legitimidade do poder” é o caminho para não ter dúvidas do item. Agora veja o item III. Diz que governança e governabilidade podem ser fundidas, e essa fusão corresponde ao termo Accountability. Viajou!
Accountability diz respeito a responsabilidade dos agentes públicos em prestar contas de seus atos públicos à sociedade. Esse termo é antigo, mas só ganhou força no Brasil com advento da democracia como princípio fundamental. Ganhou ainda mais destaque com a Lei da Responsabilidade Fiscal, que prevê o controle dos gastos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Sendo assim, a noção de prestação de contas deixa de ser vista como um favor e passa a ser um dever do agente público. Não é uma fusão dos conceitos Governança e Governabilidade. Cuidado com os termos utilizados para iludir o candidato, como “metaconceito”.
Gabarito:
Letra A
Conclusão
Pessoal, essa prova foi muito interessante! O TRT 21 contemplará com o cargo público quem estudou e se dedicou de verdade! Poucas questões que cabem recursos. Essas três questões apresentadas aqui não fazem parte do rol de apelações.
Bons estudos!
Prof. Bruno Pimentel
@prof.brunopimentel
brunopimentel@voceconcursado.com.br
Muito boa a explicação!