Pedro, corregedor de determinado tribunal, recebeu denúncia anônima, em 10/4/2002, afirmando que João, servidor público, estaria recebendo propina para interceder em favor de advogados na distribuição de processos no âmbito daquele tribunal. Em 20/5/2002, foi publicada portaria nomeando Cláudio, Suzana e Maria como membros de uma comissão de processo administrativo disciplinar para apuração da denúncia em questão, a qual deveria ser presidida por Cláudio, servidor público estável, que ingressou no serviço público, sem concurso público, na forma do art. 19 do ADCT (Art. 19. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público.) O prazo inicial estabelecido para o trabalho da comissão foi de 60 dias, prorrogável por mais 60 dias. Em razão do trabalho de apuração levado a termo pela citada comissão, no dia 20/6/2007, foi publicada portaria de demissão de João.
Com base nessa situação hipotética, redija um texto dissertativo que responda as seguintes indagações.
- A denúncia anônima poderia ter sido recebida para iniciar um processo administrativo disciplinar? [valor: 9,50 pontos]
- Cláudio poderia ser presidente da citada comissão? [valor: 9,50 pontos]
- Houve prescrição da pretensão punitiva? [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu denúncia, contendo possíveis irregularidades em procedimentos realizados no Ministério da Economia (ME) relacionados à bem e serviços de Tecnologia da Informação.
A denúncia foi formulada por deputado distrital, com a caracterização circunstanciada da situação e linguagem clara e objetiva. Os indícios de irregularidades, constantes na denúncia, foram:
Situação 01
Em 06/2023, a equipe de planejamento da contratação do ME concluiu que a melhor opção para a aquisição de 200 webcams seria a utilização de dispensa de licitação, dado o reduzido valor de mercado do bem pretendido.
A pesquisa de preços foi realizada utilizando contratações similares feita…
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a execução dos contratos deverá ser acompanhada e fiscalizada por um ou mais fiscais do contrato, representantes da Administração Pública contratante, especialmente designados para tanto, conforme requisitos estabelecidos em lei, sendo permitida a contratação de terceiros para assisti-los ou subsidiá-los com informações pertinentes para o exercício de tal atribuição.
Nesse contexto, analise o papel do fiscalizador do contrato, à luz do mencionado Diploma Legal, enfrentando, especificamente, os seguintes pontos:
a) Indique se existem requisitos legais para que determinado servidor efetivo ou empregado público pertencente a quadro permanente da Administração…
A TELEBRAS, visando garantir o fácil acesso de seu público-alvo ao local de suas instalações, pretende contratar a locação de edifício com agente particular, que, por sua vez, deverá proceder à prévia reforma do prédio, estimada em R$ 1 milhão, observados os interesses arquitetônicos da estatal.
A TELEBRAS pretende, ainda, adquirir novo mobiliário e novos computadores, com base em especificações usuais do mercado, para fins de modernização dos equipamentos atuais, aquisição cujos valores são estimados em R$ 100 mil.
Com base no disposto no Regulamento de Licitações e Contratos da TELEBRAS e na Lei n.º 13.303/2016, redija, a partir da situação hipotética apresentada, texto dissertativo acerca…




Olá, esqueci de imprimir as folhas da redação kkkk foi na folha do caderno normal mesmo
Bacana que vc paga pelo curso, pela correção, e não pode ter acesso ao padrão de resposta p ver efetivamente o que errou, exceto se vc comprar um outro pacote. Um verdadeiro absurdo
Caro aluno, o padrão de resposta está disponível no seu curso no Módulo 09 – Resolução dos Temas QUENTES, que inclusive você já visualizou.
Fiquei com algumas dúvidas:
1º questionamento: como foi dado um caso concreto é necessário começar com elemento de coesão e coerência ou já posso começar respondendo a pergunta?
Por exemplo: no espelho você coloca preliminarmente, (…)
Ou já poderia começar com: A denúncia anônima pode ser recebida (…)
2º questionamento:
no padrão de resposta da cespe veio assim:
Conceito 0: não adentrou ao tema.
Conceito 1: informou que a denúncia anônima pode ser recebida para iniciar um processo administrativo disciplinar, mas não justificou com base na Súmula n. 611 do STJ.
Conceito 2: informou que a denúncia anônima pode ser recebida para iniciar um processo administrativo disciplinar e justificou com base na Súmula n. 611 do STJ.
Caso não estivesse expresso, ou seja, escrito Súmula n. 611, tendo colocado apenas jurisprudência majoritária eu não teria a pontuação total?
Ex: A denúncia anônima pode ser recebida para instaurar um processo administrativo disciplinar, pois segundo a jurisprudência majoritária