Vem aí uma nova versão
O SQD está prestes a mudar sua preparação discursiva
Uma nova forma de encontrar questões, entender padrões de resposta e treinar com mais estratégia.

Conhecer novidade →

sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matérias e assuntos
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q477049 | Legislação das Casas Legislativas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2026

A-+=
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Durante a sessão legislativa ordinária da Câmara dos Deputados, foram apuradas as seguintes situações:

Situação 1: um Deputado Federal apresentou renúncia formal ao mandato, por escrito, dirigida à Mesa da Câmara dos Deputados. Após a leitura da renúncia em sessão, foi convocado o respectivo suplente, o qual, regularmente convocado, declarou-se impossibilitado de assumir o mandato em razão de impedimentos regimentais.

Situação 2: a Mesa declarou automaticamente a vacância de Deputado Federal após a perda do mandato por condenação criminal com sentença transitada em julgado, sem a convocação de suplente.

Na condição de servidor da Câmara dos Deputados, no exercício de atribuições relacionadas ao assessoramento técnico-parlamentar da Câmara dos Deputados, elabore um parecer, sob a ótica do Regimento Interno da CD e da Constituição Federal de 1988. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  1. a regularidade da efetivação da vacância do mandato parlamentar na Situação 1, citando os casos regimentais de vacância; [valor: 9,50 pontos]
  2. a regularidade da declaração de vacância do mandato parlamentar na Situação 2, distinguindo entre as hipóteses de perda de mandato decididas pelo Plenário e aquelas declaradas pela Mesa; [valor: 9,50 pontos]
  3. a convocação do suplente, indicando o prazo de convocação, os direitos e deveres, bem como a possibilidade de o suplente de declarar impedido. [valor: 9,50 pontos]
loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaLegislação das Casas Legislativas
BancaCebraspe (Cespe)

Durante a sessão legislativa ordinária da Câmara dos Deputados, foram apuradas as seguintes situações:

Situação 1: pessoas não autorizadas permaneceram no recinto do Plenário, enquanto integrantes do público mantiveram comunicação direta com parlamentares a partir das galerias, além de questionamentos quanto à correta destinação de lugares a convidados e autoridades.

Situação 2: na mesma sessão, um Deputado Federal utilizou a palavra fora das hipóteses regimentais e, após advertência da Presidência, insistiu em discursar de forma antirregimental, o que motivou o encerramento de sua fala.

Situação 3: constatou-se, ainda, a realização de gravação audiovisual da sessão e tentativa de transmissã…

O Regimento Interno da Câmara dos Deputados disciplina o funcionamento das Comissões Permanentes e o regime de apreciação conclusiva das proposições, estabelecendo regras quanto ao quórum de deliberação, à ordem dos trabalhos, aos prazos regimentais e ao cabimento de recurso ao Plenário.

Com base no Regimento Interno da Câmara dos Deputados, redija um texto dissertativo atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir:

1.   as regras relativas à organização e à deliberação nas Comissões Permanentes, indicando o quórum de abertura e de votação e a ordem dos trabalhos nas reuniões; [valor: 7,00 pontos]

2.   as regras relativas à apreciação conclusiva pelas Comissões, mencionando os prazos r…

No curso da tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício financeiro subsequente, o Presidente do Senado Federal recebeu a Mensagem do Presidente da República e determinou sua leitura em sessão conjunta realizada cinco dias após a protocolização do projeto.

Constituída a Comissão Mista responsável pela apreciação da matéria, algumas Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados solicitaram o envio do texto para análise. Entretanto, a Comissão Mista deixou de estabelecer prazo formal para devolução dos pareceres e, posteriormente, o Relator apresentou seu parecer final sem fazer referência expressa aos posicionamentos das Comissões Permanentes que haviam se manifesta…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários