Segundo a Lei nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital, a administração pública deve buscar maior eficiência, inovação e simplificação de processos, além de ampliar a transparência e a oferta de serviços digitais ao cidadão. Nesse cenário, metodologias ágeis, como o Scrum, vêm sendo introduzidas em órgãos públicos como alternativa às práticas tradicionais, com a promessa de acelerar entregas, ampliar a participação dos usuários no processo e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Apesar das vantagens atribuídas às metodologias ágeis, pesquisas do Ministério da Economia e de instituições acadêmicas apontam que sua adoção no setor público ainda é limitada. Entre os fatores mencionados estão as barreiras culturais típicas de organizações fortemente hierarquizadas, a resistência à mudança de práticas consolidadas e a dificuldade de capacitação dos servidores para lidar com novos modelos de trabalho. Esse contexto revela que a inovação na gestão pública depende não apenas de ferramentas, mas também de condições institucionais e humanas adequadas para sua implementação.
Considerando a adoção de métodos ágeis na administração pública brasileira, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- As diferenças entre os modelos tradicionais de gestão e as metodologias ágeis, destacando seus princípios e finalidades;
- As principais dificuldades de aplicação dos métodos ágeis no setor público, como barreiras culturais, estruturais ou de capacitação;
- As soluções possíveis para superar tais desafios, articulando sua resposta aos pontos levantados nos textos motivadores.
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Questões Relacionadas
Considere as seguintes informações sobre receitas orçamentárias e despesas orçamentárias de um determinado ente público estadual referentes ao exercício financeiro de 2021, valores em reais:
| Receita Orçamentária | Previsão Inicial | Previsão Atualizada | Receitas Realizadas |
| Alienação de Bens | 2.100.000,00 | 2.100.000,00 | 1.200.000,00 |
| Contribuições | 41.700.000,00 | 41.700.000,00 | 43.000.000,00 |
| Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria | 150.000.000,00 | 150.000.000,00 | 140.000.000,00 |
| Operações de Crédito | 7.500.000,00 | 7.500.000,00 | 5.000.000,00 |
| Outras Receitas Correntes | 4.000.000,00 | 4.000.000,00 | 7.500.000,00 |
| Receita de Serviços | 12.000.000,00 | 12.000.000,00 | 12.800.000,00 |
| Transferências Correntes | |||
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1. As entidades que são consideradas organizações da sociedade civil, para os fins da referida lei, e a necessidade de observância da Lei nº 8.666/1993 nas parcerias.
2. Os três instrumentos que podem ser celebrados entre o poder público e as organizações da sociedade civil e as hipóteses previstas pela lei em questão para cada um deles.



