Considere a situação hipotética em que a autarquia Água Limpa, visando otimizar suas operações e focar em sua atividade-fim, celebrou um contrato de prestação de serviços com a Limpeza Certa Ltda., em janeiro de 2018. O objeto do contrato era a prestação de serviços de limpeza e conservação nas instalações da sede administrativa da Água Limpa. O contrato previa a alocação de 10 funcionários da Limpeza Certa nas dependências da autarquia.
Carlos Pereira foi contratado pela Limpeza Certa Ltda., em 5 de fevereiro de 2018, e imediatamente alocado para prestar serviços exclusivamente na sede da contratante, onde permaneceu trabalhando de forma contínua e ininterrupta até janeiro de 2024. Suas atividades consistiam na limpeza de escritórios, banheiros e áreas comuns do prédio administrativo da Água Limpa.
A partir de novembro de 2023, a Limpeza Certa Ltda. começou a apresentar dificuldades financeiras. A empresa passou a atrasar salários e não efetuou o depósito regular do FGTS de seus empregados. Em 11 de janeiro de 2024, a Limpeza Certa Ltda. demitiu Carlos Pereira sem justa causa, porém não efetuou o pagamento das verbas rescisórias devidas.
Após a Limpeza Certa Ltda. se tornar insolvente e não quitar as verbas respectivas, Carlos Pereira, através de seu advogado, ajuizou uma ação em 20 de fevereiro de 2025, incluindo, além da empresa Limpeza Certa Ltda., a autarquia Água Limpa no polo passivo, pleiteando a responsabilização subsidiária desta, de forma automática, ao pagamento de horas extras devidas relativas ao primeiro semestre de 2018 e dos débitos rescisórios referidos, diante do inadimplemento da empresa prestadora, indicando o valor de R$ 42.527,30 como valor da causa, tendo a tomadora defendido a necessidade de comprovação de sua culpa para condenação subsidiária, bem como, de forma prejudicial, alegado a prescrição quinquenal e bienal do pleito autoral.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo com fundamento na legislação e entendimentos jurisprudenciais consolidados. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir:
● Indique qual o ramo do Poder Judiciário detém competência material para conhecer, processar e julgar a demanda, explicando as razões da indicação, bem como identificando e justificando o rito processual aplicável.
● Explique o instituto e as modalidades da prescrição previstas no ramo jurídico em questão, destacando se são aplicáveis ao caso concreto apresentado.
● Discorra sobre o mérito da demanda judicial segundo a legislação aplicável e o entendimento jurisprudencial consolidado, destacadamente, tratando sobre a tese autoral e a defensiva, bem como indicando se a responsabilidade da autarquia é objetiva ou subjetiva, explicando.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os atos administrativos são componentes fundamentais no Direito Administrativo. São declarações do Estado que produzem efeitos jurídicos imediatos, com o objetivo de concretizar os interesses da coletividade. Explique as características que diferenciam um ato administrativo de um ato da administração pública e discuta a importância da distinção entre esses dois conceitos para a eficácia da Administração Pública.
O que é o estágio probatório no contexto do serviço público, e qual é a sua finalidade? Explique os principais critérios e procedimentos envolvidos na avaliação de um servidor durante o estágio probatório, e discuta a importância desse período tanto para o servidor quanto para a administração pública.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais dá o devido tratamento que o cidadão merece e precisa, em relação ao objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural? Justifique sua resposta por meio de argumentação plausível.



