No Brasil, observa-se que a evolução da administração pública fundamentou-se em três modelos básicos de gestão: (1º) administração patrimonialista, (2º) administração burocrática e (3º) administração gerencial. Atualmente, não há um modelo único, mas sim uma confluência de cada um dos modelos citados. Nesse contexto, apresente:
a) 3 características do modelo patrimonialista;
b) 3 características do modelo burocrático;
c) 4 características do modelo gerencial.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Longas jornadas de trabalho podem aumentar as mortes por doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Trabalhar muitas horas pode provocar numerosos efeitos mentais, físicos e sociais. “A pandemia da covid-19 piorou a situação, pois os trabalhadores podem ser afetados por riscos psicossociais adicionais decorrentes da incerteza da situação de trabalho e do aumento da jornada de trabalho”, diz Vera Paquete-Perdigão, diretora do Departamento de Governança e Tripartismo da OIT.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do papel da …
Imagine a seguinte situação hipotética.
O Setor de Recursos Humanos deseja contratar novos funcionários para a organização. Contudo, antes de iniciar o processo seletivo, encaminhou consulta ao Setor de Administração, a fim de que fosse esclarecido dúvidas técnicas quanto à forma de recrutamento e seleção, bem como indicadas as melhores técnicas de recrutamento.
Com base na situação hipotética, na condição de servidor do Setor de Administração, responda ao que se pede.
- Diferencie os conceitos de recrutamento interno, recrutamento externo e seleção de pessoas.
- Indique duas técnicas de recrutamento, apresentando suas características e vantagens.
O Poder Executivo federal decidiu reestruturar a prestação de uma gama de serviços públicos voltados à promoção da cultura no Brasil. Para tanto, será criado um órgão público novo. Por se tratar de uma organização inteiramente nova, mas que absorverá serviços que já eram prestados anteriormente por outros órgãos da administração pública, seus futuros gestores solicitaram a emissão de parecer técnico a um consultor, com a indicação da melhor composição para o futuro órgão, considerando-se aspectos estruturais, de funcionamento e de gestão das operações, suprimentos e servidores. Esse novo órgão prestará três serviços públicos centrais e terá atuação em cinco estados da Federação.
Com base na …



