O conceito de átomo e sua estrutura evoluiu ao longo dos séculos. Desde a ideia de indivisibilidade do átomo proposta por Demócrito, até modelos mais complexos, como o de Bohr e o modelo atual da mecânica quântica, a compreensão da estrutura atômica vem se refinando com o avanço das descobertas científicas. Esses modelos atômicos são fundamentais para o entendimento das reações químicas e para os cálculos estequiométricos, que possibilitam prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos.
Com base no contexto acima, responda:
1. Resuma a evolução dos modelos atômicos, mencionando pelo menos três modelos históricos (exemplo: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr).
2. Explique o conceito de estequiometria e como ele se relaciona com a estrutura atômica e os modelos atômicos.
3. A partir de um exemplo de reação química, descreva como a estequiometria é aplicada para calcular as quantidades de reagentes e produtos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Desenvolva uma expressão para a máxima vazão admitida para evitar cavitação de uma bomba cuja linha de sucção tem diâmetro “D” e comprimento “L”. A entrada da linha de sucção localiza-se numa profundidade “h” do lago que a alimenta com água de massa específica “p”, a perda de carga na linha de sucção é “hL”, a pressão atmosférica local é “Po” e a pressão de vapor da água na temperatura do sistema é dada por “Pv”.

A água é importante para nossa sobrevivência; no entanto, não é em todos os locais do país que dispomos dela tratada, ou seja, água que foi submetida a uma série de tratamentos apropriados. Identifique e caracterize cada uma das etapas de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Considere as etapas que ocorrem a partir de a água ter sido captada nos mananciais até ter sido armazenada em reservatórios e seguir para as residências, por meio de canalizações.
- Corrente 1: T= 40ºF , P= 30 psia, H1 = 400 btu/lbm e taxa mássica m1 = 500 lbm/s
- Corrente 2 (que sai do compressor): T= 420 ºF , P= 400 psia e H2 = 600 btu/lbm
- Corrente 3: T= ‐140 ºF e H3 = 260 btu/lbm



