O conceito de átomo e sua estrutura evoluiu ao longo dos séculos. Desde a ideia de indivisibilidade do átomo proposta por Demócrito, até modelos mais complexos, como o de Bohr e o modelo atual da mecânica quântica, a compreensão da estrutura atômica vem se refinando com o avanço das descobertas científicas. Esses modelos atômicos são fundamentais para o entendimento das reações químicas e para os cálculos estequiométricos, que possibilitam prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos.
Com base no contexto acima, responda:
1. Resuma a evolução dos modelos atômicos, mencionando pelo menos três modelos históricos (exemplo: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr).
2. Explique o conceito de estequiometria e como ele se relaciona com a estrutura atômica e os modelos atômicos.
3. A partir de um exemplo de reação química, descreva como a estequiometria é aplicada para calcular as quantidades de reagentes e produtos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A descrição do comportamento de soluções não ideais pode ser feita por modelos de energia livre de Gibbs em excesso (G^E). Um dos modelos mais empregados nesse contexto é o modelo de Margules, onde a energia livre de Gibbs em excesso em uma mistura binária é dada pela seguinte expressão:

Na expressão anterior, R é a constante universal dos gases, T é a temperatura absoluta, xi refere-se à fração molar do componente i e os parâmetros A12 e A21 são característicos do modelo de Margules. Tendo em vista que o logaritmo do coeficiente de atividade, ln (yi), é propriedade parcial molar de G^E/RT, obtenha a expressão para o coeficiente de atividade do componente 1 de uma mistura binária, segundo o…
A remoção dos poluentes no tratamento de esgoto, de forma a adequar o lançamento a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade vigente, está associada aos conceitos de nível do tratamento e eficiência do tratamento. Quanto ao nível do tratamento do esgoto, usualmente, classifica-se em quatro níveis: preliminar, primário, secundário e terciário.
Determine o objetivo do tratamento preliminar numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e identifique e caracterize duas operações/processos ou sistemas de tratamentos nesse nível.



