A Teoria Clássica não se preocupou com a liderança e as suas implicações. Os autores clássicos apenas se referiram superficialmente à liderança, pois ela não chegou a constituir um assunto de interesse. A Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal – considerando apenas a chefia nos níveis hierárquicos superiores sobre os níveis inferiores nos aspectos relacionados com as atividades do cargo –, a Experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar a existência de líderes informais que encarnavam as normas e expectativas do grupo e mantinham controle sobre o comportamento do grupo, ajudando os operários a atuarem como um grupo social coeso e integrado.
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Liderança na administração
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) conceito de liderança; e
b) teoria sobre os estilos de liderança
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Quando o produto ou o serviço é, de alguma forma, inovador, causa impacto na vida das pessoas e pode transformar para sempre a forma como essas pessoas vivem e trabalham.
BROWN, Tim. Design thinking – uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A importância do design thinking nas organizações
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) importância da empatia no design thinking;
b) objetivo do pensamento visual; e
c) poder da prototipagem.
O planejamento organizacional é elaborado por meio de planos, motivo pelo qual o administrador deve saber lidar com os diferentes tipos. O planejamento é uma função administrativa que se distribui nos diferentes níveis organizacionais. Embora o conceito seja o mesmo, em cada nível organizacional o planejamento apresenta diferentes características.
Idalberto Chiavenato. Administração nos Novos Tempos. 3.ª edição. Editora Manole.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Fundamentos e características dos tipos de planejamento
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) tipos de pla…
A Teoria Clássica não se preocupou com a liderança e as suas implicações. Os autores clássicos apenas se referiram superficialmente à liderança, pois ela não chegou a constituir um assunto de interesse. A Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal – considerando apenas a chefia nos níveis hierárquicos superiores sobre os níveis inferiores nos aspectos relacionados com as atividades do cargo –, a Experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar a existência de líderes informais que encarnavam as normas e expectativas do grupo e mantinham controle sobre o comportamento do grupo…



