Considere a situação hipotética a seguir.
Paulo é morador de uma região administrativa do Distrito Federal e atua como organizador de eventos. Ele tem o hábito de solicitar à Administração Regional, nos prazos legais, a autorização para a organização dessas atividades. Recentemente, Paulo solicitou à Administração Regional autorização para um evento com a comunidade. Nesse caso, apresentou toda a documentação solicitada. No entanto, diferentemente do que ocorreu em solicitações anteriores, a Administração Regional negou o pedido, sem justificar o motivo da recusa. Mesmo perplexo com a situação, Paulo não procurou a Administração Regional para solicitar esclarecimentos e reverter a situação. Porém, um grupo de moradores da região decidiu procurar a Administração Regional para tentar reverter a decisão.
Considerando a situação hipotética mencionada, elabore um texto dissertativo e (ou) descritivo que indique a possibilidade de alteração da decisão proferida pela Administração Regional. Aborde, necessariamente os seguintes tópicos:
a) necessidade, ou não, de motivação da decisão inicial proferida pela Administração Regional;
b) existência, ou inexistência, de revisão da decisão inicial;
c) existência, ou inexistência, de legitimidade do grupo de moradores para tentar reverter a decisão inicial proferida pela Administração Regional; e
d) fundamentação jurídica pertinente à situação e argumentos apresentados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com a Lei n.º 12.462/2011, em seu art. 1.º, § 1.º, o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) tem os seguintes objetivos:
I) ampliar a eficiência nas contratações públicas e a competitividade entre os licitantes;
II) promover a troca de experiências e tecnologias em busca da melhor relação entre custos e benefícios para o setor público;
III) incentivar a inovação tecnológica;
IV) assegurar tratamento isonômico entre os licitantes e a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública.
Para atender a esses objetivos, o RDC adota inovações no processo licitatório em relação à Lei n.º 8.666/1993, entre elas a inversão de fases; o prazo recursal único; o vício sa…
Considere a situação hipotética a seguir.
Paulo é morador de uma região administrativa do Distrito Federal e atua como organizador de eventos. Ele tem o hábito de solicitar à Administração Regional, nos prazos legais, a autorização para a organização dessas atividades. Recentemente, Paulo solicitou à Administração Regional autorização para um evento com a comunidade. Nesse caso, apresentou toda a documentação solicitada. No entanto, diferentemente do que ocorreu em solicitações anteriores, a Administração Regional negou o pedido, sem justificar o motivo da recusa. Mesmo perplexo com a situação, Paulo não procurou a Administração Regional para solicitar esclarecimentos e reverter a situação. …



