Tópico: O Projeto político-pedagógico como orientador do planejamento escolar, da proposta curricular e dos projetos de ensino-aprendizagem concebidos como instrumentos necessários à gestão do trabalho em sala de aula.
Segundo Farias (2014), planejar não é uma ação neutra. Tal ação é historicamente situada e serve tanto para a manutenção do status quo quanto para a mudança do contexto educacional. O planejamento acontece em três níveis: macro, referindo-se à definição das políticas educacionais federais, estaduais e municipais; intermediário, abrangendo a elaboração dos planos de ação das instituições; e micro, quando planejadas as situações de ensino.
Disserte sobre as especificidades de cada nível de planejamento, considerando suas interfaces e os sujeitos envolvidos em cada processo.
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Segundo Farias (2014), planejar não é uma ação neutra. Tal ação é historicamente situada e serve tanto para a manutenção do status quo quanto para a mudança do contexto educacional. O planejamento acontece em três níveis: macro, referindo-se à definição das políticas educacionais federais, estaduais e municipais; intermediário, abrangendo a elaboração dos planos de ação das instituições; e micro, quando planejadas as situações de ensino.
Disserte sobre as especificidades de ca…



