sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q339341 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IdecanVer cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

I

As mudanças climáticas estão alterando significativamente os padrões climáticos globais, e o sul do Brasil não é exceção. Os impactos dessas mudanças na região são evidentes principalmente na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e prolongadas, que podem levar a inundações devastadoras. As enchentes ocorridas em abril e maio de 2024 no Rio Grande do Sul são um exemplo claro desse fenômeno.

As projeções climáticas indicam que o sul do país está se tornando mais suscetível a eventos extremos de chuva devido às mudanças climáticas. O aumento da temperatura média global provoca maior evaporação da água dos oceanos, aumentando a umidade atmosférica disponível para precipitação. Além disso, mudanças na circulação atmosférica e oceânica, como o fenômeno El Niño, podem intensificar os padrões de precipitação na região, aumentando o risco de chuvas extremas e inundações.

As enchentes no Rio Grande do Sul foram influenciadas por combinação de fatores locais e remotos. Enquanto as condições meteorológicas imediatas, como chuvas intensas e sistemas de baixa pressão, são as causas diretas das inundações, a Amazônia tem um papel indireto mas significativo. A alteração dos padrões de chuva devido à degradação da floresta pode aumentar a frequência e a intensidade das chuvas extremas, elevando o risco de inundações no sul do Brasil.

https://theconversation.com/qual-o-futuro-do-rio-grande-do-sul-conheca-as-estrategias-possiveis-e-os-desafios-inevitaveis-para-reerguer-e-proteger-a-regiao-230656#:~:text=Os%20impactos%20dessas%20mudan%C3%A7as%20na,um%20exemplo%20claro%20desse%20fen%C3%B4meno.)

II

Os primeiros alertas globais acerca dos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente podem ser situados em 1972, ano em que as Nações Unidas realizaram a primeira grande conferência sobre o meio ambiente, em Estocolmo (Suécia). De lá para cá houve uma série de outros encontros que promoveram discussões amplas a esse respeito, e os variados aspectos das mudanças climáticas entraram de vez na agenda da pesquisa científica.

Desde os anos 2000, os relatórios globais do IPCC trouxeram alertas para o perigo iminente da elevação da temperatura média do planeta em função da emissão de gases-estufa – razão pela qual também se ouve falar em “aquecimento global” como expressão equivalente a “mudança climática”. Mais do que previsões, esses alertas apontam tendências e mostram que os efeitos das mudanças climáticas já são uma realidade.

A saúde das pessoas é um dos aspectos impactados: dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, entre 2030 e 2050, efeitos das mudanças climáticas devem causar 250 mil mortes a mais por ano, por causas como desnutrição, diarréia, malária e estresse térmico. “A gente não costuma associar o clima quente a problemas de saúde, em comparação com o frio, mas, com as mudanças climáticas, as ondas de calor têm sido cada vez mais frequentes e extremas, e isso tem muito impacto na saúde das pessoas”, observa o professor Mário Quadro. O clima muito quente e seco pode agravar condições crônicas como diabetes, asma e hipertensão, além de aumentar o risco de transmissão de doenças infecciosas.

As mudanças nos padrões do clima tendem a tornar mais frequentes não apenas as ondas de calor, mas também as de frio, fenômenos como vendavais e granizo e ocorrências de chuvas em excesso, como foi o caso recente no Rio Grande do Sul. Tudo isso pode ter impactos maiores ou menores dependendo das características das regiões atingidas, como explica Mário Quadro. “É uma conta que tem que levar em consideração vários fatores. Às vezes a gente tem um evento que é concentrado mas que ocorre numa região muito habitada, e aí o dano é gigantesco, catastrófico, mesmo que afete só uma cidade. No caso atual, foi um evento de muita chuva que teve impactos em muitas cidades ao mesmo tempo, por causa da distribuição dos rios”, comenta o professor. “Não só o Sul, mas o Brasil vai ter que repensar sua capacidade de lidar com esse tipo de fenômeno.”

https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-verifica/w/mudancas-climaticas-e-enchentes-no-sul-do-brasil-que-licoes-temos-a-aprender-)

Texto III

O IPCC lançou seu novo Relatório sobre Mudanças Climáticas em 2023, atualizando e sintetizando as informações de vários relatórios anteriores. IPCC é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, constituído por um grupo de cientistas estabelecido pelas Nações Unidas para monitorar e assessorar toda a ciência global relacionada às mudanças climáticas.

Esse relatório nos traz notícias sobre o aumento de compromissos assumidos por alguns países em relação à utilização de tecnologias de baixo carbono. Entretanto, o relatório aponta que essas medidas ainda são insuficientes. Mesmo se todos os países do mundo implementarem todos os seus compromissos climáticos, isso provavelmente não evitará que o aquecimento global produza mudanças irreversíveis para alguns ecossistemas ao redor do mundo, o que seria fatal para as pessoas e toda a biodiversidade que dependem deles.

O relatório informa:

Barreiras sistêmicas limitam a implementação de opções de adaptação em setores, regiões e grupos sociais vulneráveis […]. As principais barreiras incluem recursos limitados, falta de engajamento do setor privado e sociedade, mobilização insuficiente de financiamento, falta de compromisso político, pesquisa limitada e/ou lenta e baixa compreensão da ciência de adaptação e um baixo senso de urgência. A inequidade e a pobreza também limitam a adaptação, levando a limites flexíveis e resultando em exposição e impactos desproporcionais para os grupos mais vulneráveis […]. As maiores lacunas de adaptação existem entre os grupos populacionais de menor renda […]. Como as opções de adaptação costumam ter longos períodos de implementação, o planejamento de longo prazo e a implementação acelerada, especialmente nesta década, são importantes para reduzir as lacunas de adaptação, reconhecendo que ainda há restrições em algumas regiões […]. A priorização de opções e transições de adaptação incremental para transformacional são limitadas devido a interesses constituídos, engessamentos (lock-ins) econômicos, dependências institucionais de trajetória e práticas, culturas, normas e sistemas de crenças prevalecentes […]. Muitas lacunas de financiamento, conhecimento e práticas permanecem para uma implementação, monitoramento e avaliação eficazes da adaptação […], incluindo, falta de alfabetização climática em todos os níveis e disponibilidade limitada de dados e informações […]; por exemplo, para a África, restrições severas de dados climáticos e inequidades no financiamento de pesquisa e liderança reduzem a capacidade de adaptação […].

IPCC, 2023: Summary for Policymakers. In: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth

Com base nos textos motivadores, elabore um texto dissertativo-argumentativo contínuo, entre 20 e 30 linhas, acerca do seguinte tema:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

3 alunos compartilharam redações com notas superiores a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIdecan

A remição de pena, ou seja, o direito do condenado de abreviar o tempo imposto em sua sentença penal, pode ocorrer mediante trabalho, estudo e, de forma mais recente, pela leitura, conforme disciplinado pela Recomendação n.º 44/2013 do CNJ. A remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal, está relacionada ao direito constitucional de individualização da pena. Dessa forma, as penas devem ser justas e proporcionais, além de particularizadas, levando-se em conta a aptidão à ressocialização demonstrada pelo apenado por meio do estudo ou do trabalho.

A possibilidade de remir a pena por meio da leitura já é realidade em diversos presídios do país. De acordo com a Recomendação n.º 44/2013 do …

Escolha um dos seguintes contextos e, com base nele, desenvolva sua resposta à questão.

Texto 1: Setor de Alimentos

A empresa Delta Foods, uma indústria de processamento de alimentos, notou um aumento no número de reclamações dos consumidores relacionadas à qualidade de seu produto estrela, o hambúrguer vegetal SupremeVeg. Os relatórios indicam problemas variados, incluindo sabor inconsistente, textura inadequada e embalagens danificadas. Como membro da equipe de qualidade da Delta Foods, você é encarregado de liderar a investigação e a resolução desse problema.

Texto 2: Setor de Hotelaria

O hotel FiveStars tem experimentado uma queda significativa na satisfação do cliente nos últimos meses,…

TEXTO I

A violência mais atendida nas unidades de saúde, contra crianças e adolescentes de 0 a 13 anos, é o estupro, que ocorre na própria casa da vítima em 58% dos casos. Entre aqueles com 10 a 19 anos, a violência sexual é igualmente a mais sofrida, na maioria contra as meninas. 

Os agressores são na maior parte os próprios pais, padrastos, familiares, namorados ou pessoas conhecidas das vítimas 7. Dados mundiais assemelham-se, 90% das adolescentes de diversas nacionalidades, vítimas de violência sexual, denunciam que o autor da primeira violação era alguém próximo ou conhecido. Infelizmente, apenas 1% delas procura ajuda profissional após o estupro pelo medo da rejeição social e familiar,…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários