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Q328087 | TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Cargo: Professor

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Texto I

Art. 3ª São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:

I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes;

[…]

IV – centralidade do trabalho assumido como princípio educativo e base para a organização curricular, visando à construção de competências profissionais, em seus objetivos, conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem científicas, como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo;

VII – indissociabilidade entre educação e prática social, bem como  entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a historicidade do conhecimento, valorizando os sujeitos do processo e as metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes;

[…]

IX – utilização de estratégias educacionais que permitam a contextualização, a flexibilidade e a interdisciplinaridade, favoráveis à compreensão de significados, garantindo a indissociabilidade entre a teoria e a prática profissional em todo o processo de ensino e aprendizagem.

RESOLUÇÃO CNE/CP N° 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 18 Ago2023.

Texto II

O conhecimento científico e as metodologias e práticas para o ensino das disciplinas de ciências e tecnologia vêm transformando na última década. Para analisar essas mudanças, o British Coucil lançou, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Panorama de Educação STEM no Brasil, que faz uma análise de 2010 a 2020 do ensino de ciências; e desigualdades relativas a direitos e inclusão de gênero.

Um dos achados aponta que 51,7% dos alunos do ensino básico estão nos níveis mais elementares de letramento científico. De acordo com Diana [diretoria de Educação do British Council], ainda que saibam resolver problemas que envolvam a interpretação e a comparação de informações e conhecimentos científicos, trata-se de um nível abaixo do que os parâmetros consideram como conhecimento básico.

British Council, Pesquisa inédita faz retrato do ensino de ciências no Brasil na ultima década. 12 Abr 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/pesquisa- inedita-faz-retrato-do-ensino-de-ciencias-no-brasil-na-ultima-decada/. Acesso em: 18 Ago 2023.

 

Considerando os textos apresentados, as constantes transformações da sociedade e do mundo do trabalho decorrentes do avanço das tecnologias da informação e da comunicação, e a importância que a sociedade tem dado às habilidades comportamentais na seleção e na retenção de talentos, escreva um texto dissertativo de até 20 linhas relacionando os seguintes aspectos:

a) Explique o que é a aprendizagem baseada em projetos e como ela pode ser utilizada para promover a inserção laboral dos alunos do ensino técnico e enfrentar as constantes transformações da sociedade e do mundo do trabalho.
b) Defina aprendizado de máquina.
c) Conceitue análise de dados e seus três tipos.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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