Texto I
Art. 3ª São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes;
[…]
IV – centralidade do trabalho assumido como princípio educativo e base para a organização curricular, visando à construção de competências profissionais, em seus objetivos, conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem científicas, como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo;
VII – indissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a historicidade do conhecimento, valorizando os sujeitos do processo e as metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes;
[…]
IX – utilização de estratégias educacionais que permitam a contextualização, a flexibilidade e a interdisciplinaridade, favoráveis à compreensão de significados, garantindo a indissociabilidade entre a teoria e a prática profissional em todo o processo de ensino e aprendizagem.
RESOLUÇÃO CNE/CP N° 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 18 Ago2023.
Texto II
O conhecimento científico e as metodologias e práticas para o ensino das disciplinas de ciências e tecnologia vêm transformando na última década. Para analisar essas mudanças, o British Coucil lançou, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Panorama de Educação STEM no Brasil, que faz uma análise de 2010 a 2020 do ensino de ciências; e desigualdades relativas a direitos e inclusão de gênero.
Um dos achados aponta que 51,7% dos alunos do ensino básico estão nos níveis mais elementares de letramento científico. De acordo com Diana [diretoria de Educação do British Council], ainda que saibam resolver problemas que envolvam a interpretação e a comparação de informações e conhecimentos científicos, trata-se de um nível abaixo do que os parâmetros consideram como conhecimento básico.
British Council, Pesquisa inédita faz retrato do ensino de ciências no Brasil na ultima década. 12 Abr 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/pesquisa- inedita-faz-retrato-do-ensino-de-ciencias-no-brasil-na-ultima-decada/. Acesso em: 18 Ago 2023.
Considerando os textos apresentados, as constantes transformações da sociedade e do mundo do trabalho decorrentes do avanço das tecnologias da informação e da comunicação, e a importância que a sociedade tem dado às habilidades comportamentais na seleção e na retenção de talentos, escreva um texto dissertativo de até 20 linhas relacionando os seguintes aspectos:
a) Explique o que é a aprendizagem baseada em projetos e como ela pode ser utilizada para promover a inserção laboral dos alunos do ensino técnico e enfrentar as constantes transformações da sociedade e do mundo do trabalho.
b) Defina aprendizado de máquina.
c) Conceitue análise de dados e seus três tipos.
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| Atividade | Precedência | Duração | ||
| Otimista | Mais provável | Pessimista | ||
| Início | – | 0 | 0 | 0 |
| A | Início | 28 | 32 | 36 |
| B | Início | 22 | 28 | 32 |
| C | A | 26 | 36 | 46 |
| D | B | 14 | 16 | 18 |
| E | B | 32 | 32 | 32 |
| F | B | 40 | 52 | 74 |
| G | D | 12 | 16 | 24 |
| H | E, G | 16 | 20 | 26 |
| I | G, E | 26 | 34 | 42 |
| J | C, F | 12 | 16 | 30 |
| Fim | H, I, J | 0 | 0 | 0 |
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