Texto I
Brasil: 66 milhões de adultos não têm o ensino médio completo
No Brasil, 66 milhões de pessoas com mais de 18 anos não têm o ensino médio completo. Do total de estudantes que iniciam o ensino fundamental no país, 30% não concluem a educação básica. Esses números mostram a necessidade de maior investimento em programas educacionais como o como a EJA – Educação de Jovens e Adultos – para melhorar a formação de jovens e adultos e, consequentemente, reduzir a evasão escolar no país.
Na rede Sesi (Serviço Social da Indústria), uma nova metodologia usada na EJA tem apresentado bons resultados em relação à formação dos estudantes. A rede, que oferece vagas gratuitas, tem a maior taxa de conclusão do país – 50% superior em relação à EJA pública. Em evento, no último dia 22 de novembro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), especialistas e parlamentares discutiram a importância de projetos de ensino flexível, que se adaptem às necessidades do estudante.
(Reportagem: Luísa Guimarães. Em: 04/12/2023. Disponível em: https://brasil61.com/n/brasil.)
Texto II
Vídeo de universitárias de SP debochando de colega por ter “40 anos” viraliza e gera indignação
Um vídeo que viralizou na internet mostra três estudantes de uma universidade particular de Bauru (SP) debochando de uma mulher que também estuda na instituição pelo fato de ela ter “40 anos”. A estudante, que na verdade está prestes a completar 45 anos este mês, está no primeiro ano de biomedicina.
Uma publicação feita na sexta-feira (10) no Twitter já soma mais de três milhões de visualizações. Na postagem, uma das universitárias aparece gravando um vídeo para uma rede social enquanto conversa com as outras duas.
No vídeo, ela ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.
Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”.
Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.
(Por Heytor Campezzi, g1 Bauru e Marília. Em: 11/03/2023.)
Texto III
Os ensinamentos valiosos do filme “Uma Lição de Vida”

O filme sugerido desta semana, lançado em 2010, se baseia na experiência real de Maruge, que, aos 84 anos, aprendeu a ler e a escrever em uma escola primária enfrentando muito preconceito e dificuldade.
Tudo começa com um anúncio governamental ofertando Educação Para Todos. Visto que o foco era as crianças, poucos adultos se interessaram pelo programa educacional. Porém, o Sr. Maruge era uma dessas pessoas, pois ele tinha uma enorme vontade de se alfabetizar e a oportunidade era para todos.
Em busca do seu sonho, o Sr. Maruge procura por uma escola. Por diversas ocasiões, ele sofre rejeição por conta de sua idade.
Finalmente, ele bate na porta da professora Jane que o aceita como aluno. O Sr. Maruge sofre às mãos de autoridades e moradores da região que,simplesmente, não o aceitam como estudante junto às crianças de 6 anos de idade.
Ele, de sua parte, não desiste e continua até o fim com sua luta por conhecimento. A professora Jane tem um papel fundamental na vida do Sr. Maruge, pois ela o incentiva, o apoia e fornece o suporte necessário para a realização de seu sonho. A mensagem principal do filme é a importância da educação diante de uma dura realidade.
(Por: Davi Pereira Loiola.)
Considerando os textos anteriores como motivadores, redija uma dissertação posicionando-se acerca do seguinte tema:
“Os desafios para garantir a educação de jovens e adultos, suas conquistas, cidadania e inclusão social efetiva”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
O receio acerca do avanço da inteligência artificial é sempre fomentado pela ausência de conhecimento exato de como essas máquinas funcionam e pela dinamicidade que impera no âmbito científico, o que estimula a insegurança humana acerca de tal acúmulo de experiências. Isso sem falar de Blade Runner (1982), sob a direção de Ridley Scott, que desde a década de 80 suscita imaginários de máquinas replicantes que supostamente existiriam em Los Angeles no ano de 2019.
(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
Texto II
Desafios para a regulação da inteligência artificial no Brasil
A inserção de novas tecnolo…
Texto I
Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe
Fake news são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet
Com a revolução digital, houve um grande aumento da disseminação de noticias falsas (fake news). Para que esses conteúdos atinjam grande público, são usados algoritmos que aumentam seu alcance e repercussão. Além disso, as notícias falsas são compartilhadas com e por pessoas que já acreditam em determinadas ideias, o que torna ainda maior a chance de produzirem posicionamentos radicais entre as pessoas.
Por conta dessas características, a desinformação é estrategicamente usada como arma política na conquista de simpatizante…
Texto I
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais
O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.
Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de …



