Com base na Resolução CFM nº 2318/2022, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e revoga as Resoluções CFM nº 1.804/2006 e nº 1.956/2010, analise o caso a seguir.
Maria, paciente de 75 anos, sexo feminino, com histórico de gonartrose bilateral há 5 anos, nos últimos meses passou a apresentar aumento do quadro de dor e limitação em grau importante do arco de movimentos do joelho direito. Maria foi avaliada por ortopedista assistente que indicou cirurgia eletiva de artroplastia total com prótese.
A solicitação de cirurgia eletiva enviada ao plano de saúde foi encaminhada internamente para avaliação pelo médico auditor.
O médico assistente solicitou prótese da Marca A e modelo A1, especificando suas características. O médico assistente apresentou orçamento do material solicitado, que foi enviado ao plano de saúde pela instituição hospitalar onde será realizada a cirurgia.
Em relação à indicação para uso de órteses e especificação de próteses e materiais implantáveis, considerando que, reconhecidamente, há conflitos de diversas ordens entre médicos-assistentes e operadoras de planos de saúde, como, também, entre instituições públicas e privadas, responda de forma fundamentada aos itens a seguir.
a. Apresente a conduta adequada do médico-auditor perante a indicação de marca e modelo pelo médico-assistente.
b. Caso o médico-assistente requisitante não aceite a conduta do item anterior, indique o procedimento que deve ser adotado.
c. Adotadas as medidas indicadas no item anterior, não havendo concordância entre o médico-assistente solicitante e a auditoria do plano de saúde, indique o procedimento a ser adotado e o prazo para sua realização.
d. Quanto ao item anterior, caso se tratasse de cirurgia de urgência/emergência, indique o procedimento a ser seguido.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A gasolina é um combustível amplamente utilizado em veículos automotores, principalmente automóveis e motocicletas, há mais de um século. A mesma é composta por uma mistura de hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, podendo também conter compostos de enxofre e de nitrogênio. Trabalhadores frentistas de postos de gasolina se expõem, diariamente, durante a jornada de trabalho, a vapores deste combustível.
Sobre a exposição ocupacional a vapores de gasolina por trabalhadores frentistas, responda às questões a seguir.
a) Indique os três principais solventes orgânicos aromáticos, prejudiciais ao ser humano, presentes na gasolina.
b) Apresente as principais características…
Leia a anamnese a seguir.
Mulher de 68 anos, com hipertensão arterial e dislipidemia foi submetida à artroplastia total do quadril esquerdo devido à os teoartrite com limitação funcional e dor crônica. Estava em uso de losartana e atorvastatina, não apresentando outras comorbidades ou cirurgias prévias e com exames pré-operatórios normais. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.
A prescrição de pós-operatório apresentava apenas dipirona regular, omeprazol em jejum e compressão pneumática intermitente de membros inferiores durante 48 horas, até começar a deambular com auxílio.
No quinto dia de pós-operatório apresentou episódio de perda súbita da consciência ao se levantar do leito. Foi p…
Mulher de 62 anos apresenta um episódio depressivo grave. Já foi tentado o tratamento com trazodona mas não houve resposta terapêutica. Ela vem tomando venlafaxina 225mg/dia há oito semanas e apresenta remissão parcial dos sintomas.
Descreva e justifique quais intervenções terapêuticas, baseadas em evidências, estão mais indicadas, neste caso, para se tentar obter uma remissão completa dos sintomas (descreva os medicamentos específicos, não classes terapêuticas).
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.



