sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q251970 | Medicina
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
Cargo: Médico

A-+=
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia a anamnese a seguir.

Mulher de 68 anos, com hipertensão arterial e dislipidemia foi submetida à artroplastia total do quadril esquerdo devido à os teoartrite com limitação funcional e dor crônica. Estava em uso de losartana e atorvastatina, não apresentando outras comorbidades ou cirurgias prévias e com exames pré-operatórios normais. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.

A prescrição de pós-operatório apresentava apenas dipirona regular, omeprazol em jejum e compressão pneumática intermitente de membros inferiores durante 48 horas, até começar a deambular com auxílio.

No quinto dia de pós-operatório apresentou episódio de perda súbita da consciência ao se levantar do leito. Foi prontamente atendida, não sendo identificado pulso carotídeo palpável. Iniciadas manobras de ressuscitação e instalada monitorização cardíaca que mostrou o ritmo identificado na figura A. Após 6 minutos houve recuperação da circulação espontânea, em taquicardia sinusal. Ao exame não respondia a comandos verbais ou estímulos dolorosos, com PA: 80×50 mmHg e FC: 120 bpm, além de turgência jugular patológica e ausculta respiratória sem alterações. Bem adaptada à ventilação mecânica, porém com uma saturação de O2 de 85% na vigência de uma FiO2 de 100%. Radiografia de tórax sem alterações parenquimatosas e com tubo orotraqueal bem posicionado.

Um ecocardiograma transtorácico de urgência foi realizado, mostrando pressão sistólica da artéria pulmonar de 78 mmHg e o corte com 4 câmaras encontra-se abaixo (figura B) (VD = ventrículo direito; VE = ventrículo esquerdo).

Considerando o caso clínico acima, responda às questões a seguir.

1. Indique o ritmo de parada cardíaca identificado durante o atendimento?

2. Apresente a etiologia mais provável da parada cardiorrespiratória. Justifique, de acordo com os dados da história, do exame físico e do ecocardiograma.

3. De acordo com a etiologia citada e os dados disponíveis, indique a conduta terapêutica mais indicada neste momento. Descreva como o tratamento deverá ser prescrito.

4. Indique a intervenção que pode reduzir o risco de dano neurológico, após a recuperação da circulação espontânea. Cite o alvo terapêutico e sua duração mínima.

5. Três semanas após o evento, a paciente recebeu alta hospitalar com recuperação funcional adequada. Cite duas opções de medicação oral que poderiam ser indicadas para continuar o tratamento da doença que levou à parada cardiorrespiratória, com as respectivas doses padronizadas para função renal normal e a duração mínima de uso.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaMedicina
BancaFGV

Leia a anamnese a seguir.

Paciente de 40 anos, sexo masculino, previamente hígido, dá entrada na Emergência com febre há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada. ao exame físico está lúcido, corado, hipoidratado +/4+, cianótico +/4+ e anictérico. Pressão arterial: 92 x 54 mmHg; frequência respiratória: 40 irpm, frequência cardíaca: 112 bpm e temperatura axilar: 37,4o C (após uso de dipirona). Ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros. Murmúrio vesicular universalmente diminuído, estando abolido em base direita com estertores crepitantes no hemitórax direito. Abdome e membros sem alterações dignas de nota.

Considerando o quadro exposto, responda aos itens a seguir.

a. A radiografia …

Com base na Resolução CFM nº 2318/2022, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e revoga as Resoluções CFM nº 1.804/2006 e nº 1.956/2010, analise o caso a seguir.

Maria, paciente de 75 anos, sexo feminino, com histórico de gonartrose bilateral há 5 anos, nos últimos meses passou a apresentar aumento do quadro de dor e limitação em grau importante do arco de movimentos do joelho direito. Maria foi avaliada por ortopedista assistente que indicou cirurgia eletiva de artroplastia total com prótese.

A solicitação de cirurgia eletiva enviada ao plano de saúde foi encaminhada internamente para avaliação pelo médico auditor.

O médico assistente solicitou prótese da …

Anamnese.

Queixa principal: dor na coxa esquerda.

História da doença atual: CMLJ, branco, 15 anos, sexo masculino, relata dores na coxa esquerda há quatro meses. Informa que a dor é mais pronunciada à noite ou após atividade física e está aumentando a cada dia. Informa também fadiga e perda de peso.

História patológica pregressa: viroses comuns da infância. Nega qualquer tipo de trauma ou cirurgias prévias Exame físico: apresenta marcha claudicante, edema no terço médio da coxa, com presença de massa palpável com cerca de 15×7 cm na parte póstero medial do terço médio proximal da coxa, temperatura axilar de 38o Celsius e mucosas descoradas.

Exame radiográfico: RX da coxa em AP, evidenci…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários