Com base na Resolução CFM nº 2318/2022, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e revoga as Resoluções CFM nº 1.804/2006 e nº 1.956/2010, analise o caso a seguir.
Maria, paciente de 75 anos, sexo feminino, com histórico de gonartrose bilateral há 5 anos, nos últimos meses passou a apresentar aumento do quadro de dor e limitação em grau importante do arco de movimentos do joelho direito. Maria foi avaliada por ortopedista assistente que indicou cirurgia eletiva de artroplastia total com prótese.
A solicitação de cirurgia eletiva enviada ao plano de saúde foi encaminhada internamente para avaliação pelo médico auditor.
O médico assistente solicitou prótese da Marca A e modelo A1, especificando suas características. O médico assistente apresentou orçamento do material solicitado, que foi enviado ao plano de saúde pela instituição hospitalar onde será realizada a cirurgia.
Em relação à indicação para uso de órteses e especificação de próteses e materiais implantáveis, considerando que, reconhecidamente, há conflitos de diversas ordens entre médicos-assistentes e operadoras de planos de saúde, como, também, entre instituições públicas e privadas, responda de forma fundamentada aos itens a seguir.
a. Apresente a conduta adequada do médico-auditor perante a indicação de marca e modelo pelo médico-assistente.
b. Caso o médico-assistente requisitante não aceite a conduta do item anterior, indique o procedimento que deve ser adotado.
c. Adotadas as medidas indicadas no item anterior, não havendo concordância entre o médico-assistente solicitante e a auditoria do plano de saúde, indique o procedimento a ser adotado e o prazo para sua realização.
d. Quanto ao item anterior, caso se tratasse de cirurgia de urgência/emergência, indique o procedimento a ser seguido.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Masculino, 55 anos, comerciante, em companhia de familiares. Admitido no pronto atendimento de um hospital de grande porte, por aumento do volume abdominal ao longo dos últimos dois meses. Não faz acompanhamento médico regular. Não faz uso de medicações.
Nega etilismo e tabagismo. Transfusão sanguínea há 35 anos por complicações relacionadas a um acidente automobilístico.
Medida antropométrica: IMC: 22,5 kg/m2.
Sinais vitais: temperatura 38OC, pressão arterial 110 x 70 mm Hg, frequência respiratória: 19 incursões respiratórias/minuto; frequência cardíaca 95 batimentos/minuto.
Exame físico: anictérico. Escala de Glasgow [abertura ocular espontânea (4) + resposta verbal confusa (4) + resposta …
A gasolina é um combustível amplamente utilizado em veículos automotores, principalmente automóveis e motocicletas, há mais de um século. A mesma é composta por uma mistura de hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, podendo também conter compostos de enxofre e de nitrogênio. Trabalhadores frentistas de postos de gasolina se expõem, diariamente, durante a jornada de trabalho, a vapores deste combustível.
Sobre a exposição ocupacional a vapores de gasolina por trabalhadores frentistas, responda às questões a seguir.
a) Indique os três principais solventes orgânicos aromáticos, prejudiciais ao ser humano, presentes na gasolina.
b) Apresente as principais características…
Leia a anamnese a seguir.
Mulher de 68 anos, com hipertensão arterial e dislipidemia foi submetida à artroplastia total do quadril esquerdo devido à os teoartrite com limitação funcional e dor crônica. Estava em uso de losartana e atorvastatina, não apresentando outras comorbidades ou cirurgias prévias e com exames pré-operatórios normais. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.
A prescrição de pós-operatório apresentava apenas dipirona regular, omeprazol em jejum e compressão pneumática intermitente de membros inferiores durante 48 horas, até começar a deambular com auxílio.
No quinto dia de pós-operatório apresentou episódio de perda súbita da consciência ao se levantar do leito. Foi p…



