Leia a anamnese a seguir.
Paciente de 40 anos, sexo masculino, previamente hígido, dá entrada na Emergência com febre há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada. ao exame físico está lúcido, corado, hipoidratado +/4+, cianótico +/4+ e anictérico. Pressão arterial: 92 x 54 mmHg; frequência respiratória: 40 irpm, frequência cardíaca: 112 bpm e temperatura axilar: 37,4o C (após uso de dipirona). Ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros. Murmúrio vesicular universalmente diminuído, estando abolido em base direita com estertores crepitantes no hemitórax direito. Abdome e membros sem alterações dignas de nota.
Considerando o quadro exposto, responda aos itens a seguir.
a. A radiografia de tórax apresenta condensação alveolar em terço médio do hemitórax direito, além de derrame pleural que se desloca na incidência de Laurell, com diâmetro de 3 cm de derrame. Cite um esquema antibiótico (nome genérico), visando a cobrir os principais germes para o quadro infecioso do caso.
b. Caso o derrame pleural seja puncionado, indique os exames necessários para classificá-lo como exsudato e como interpretá-los.
c. Cite os cinco principais exames no líquido pleural necessários para classificá-lo como derrame pleural parapneumônico ou empiema.
No quinto dia de internação, o paciente evoluiu com hipoxemia e parada cardiorrespiratória (PCR). O paciente foi prontamente intubad o e as manobras de ressuscitação cardiopulmonar foram iniciadas. O eletrocardiograma da PCR mostrou o traçado abaixo

d. Indique o nome do ritmo de PCR que o paciente apresentou e a dose, o intervalo e a via preferencial de administração da droga que deve ser feita imediatamente. O ritmo deve ser cardiovertido? Justifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Analise o caso clínico a seguir.
Anamnese (resumo): Paciente feminino, 18 anos, parda, solteira, estudante, com dor abdominal, vômitos e dor torácica há cinco dias. Queixava-se ainda de dor óssea generalizada e cefaleia que dificultavam o sono. Desde os cinco anos de idade apresenta episódios semelhantes, diversas vezes com quadros infecciosos, recebendo o diagnóstico de anemia hemolítica. Negou tabagismo e etilismo. Exame físico (resumo): Estado geral comprometido, desidratada, com palidez cutânea importante; PA = 100/65mmHg; FC = 134bpm; temperatura axilar = 38,2°C; frequência respiratória = 32irpm; estava anictérica e acianotica; aparelho respiratório com alguns roncos e crepitações no he…
Anamnese.
Queixa principal: dor na coxa esquerda.
História da doença atual: CMLJ, branco, 15 anos, sexo masculino, relata dores na coxa esquerda há quatro meses. Informa que a dor é mais pronunciada à noite ou após atividade física e está aumentando a cada dia. Informa também fadiga e perda de peso.
História patológica pregressa: viroses comuns da infância. Nega qualquer tipo de trauma ou cirurgias prévias Exame físico: apresenta marcha claudicante, edema no terço médio da coxa, com presença de massa palpável com cerca de 15×7 cm na parte póstero medial do terço médio proximal da coxa, temperatura axilar de 38o Celsius e mucosas descoradas.
Exame radiográfico: RX da coxa em AP, evidenci…
A gasolina é um combustível amplamente utilizado em veículos automotores, principalmente automóveis e motocicletas, há mais de um século. A mesma é composta por uma mistura de hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, podendo também conter compostos de enxofre e de nitrogênio. Trabalhadores frentistas de postos de gasolina se expõem, diariamente, durante a jornada de trabalho, a vapores deste combustível.
Sobre a exposição ocupacional a vapores de gasolina por trabalhadores frentistas, responda às questões a seguir.
a) Indique os três principais solventes orgânicos aromáticos, prejudiciais ao ser humano, presentes na gasolina.
b) Apresente as principais características…



