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Q244187 | Auditoria Privada
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Cargo: Auditor

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O contador Cirino foi nomeado para atuar na função de perito do juízo em uma ação de dissolução total de uma sociedade e, portanto, envolvia a apuração e certificação do valor dos elementos patrimoniais na data do evento definido em juízo. Durante a etapa de execução, realizou os seguintes procedimentos:

a) verificou livros contábeis, demonstrações contábeis, registros de transações e demais documentos pertinentes ao objetivo, para identificar ativos, passivos, provisões, ativos e passivos contingentes, histórico financeiro da empresa etc.;

b) visitou as instalações da empresa para verificar existência quantitativa e condição física qualitativa dos ativos tangíveis, móveis e imóveis, documentando sua situação e qualquer dano, desgaste ou obsolescência por meio de fotos e formulário;

c) consultou gestores da empresa e funcionários-chave para obter informações, especialmente sobre os ativos intangíveis e contratos em andamento; e, fornecedores e clientes para entender as relações contratuais e qualidade das mercadorias entregues pela empresa;

d) avaliou os valores dos ativos e passivos da empresa, considerando a avaliação de ativos tangíveis com base em métodos de depreciação, para ativos intangíveis com base em critérios como fluxo de caixa descontado, para passivos contingentes como processos judiciais pendentes com base em método quantitativo;

e) atestou que as informações obtidas contribuem para formação da prova pericial, tendo em vista sua confiabilidade e obtenção de acordo com a legislação em vigor e normas e procedimentos de perícia contábil;

f) assegurou, após verificação e confirmação, que os elementos probantes juntados aos autos são consistentes com as conclusões obtidas e as respostas dos quesitos propostos.

Considerando o disposto na NBC TP 01 (R1) – Perícia contábil e na Lei nº 13.105/2015 – Código de Processo Civil, na situação hipotética apresentada, identifique os seis procedimentos periciais contábeis que foram utilizados pelo perito e disserte sobre cada um deles.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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