Considere a seguinte situação hipotética:
José fez parcelamento de terras, para fins urbanos, de forma ilegal e vendeu as frações do imóvel parcelado para dezenas de pessoas. Passado algum tempo, verificou-se que o córrego que cortava o imóvel sofrera assoreamento decorrente do depósito de resíduos sólidos provenientes das construções realizadas nas frações do imóvel. O Distrito Federal ingressou com ação civil pública contra José, requerendo a recomposição ambiental da área ou a indenização por danos ao meio ambiente. Em sua defesa, José alegou que a responsabilidade pelo dano ambiental era dos proprietários das frações do imóvel, que já haviam sido, inclusive, notificados administrativamente pelo órgão de fiscalização ambiental, de modo que a sua condenação em ação civil pública configuraria bis in idem.
Considerando o princípio do poluidor-pagador, como o procurador do Distrito Federal, em réplica, poderia afastar as alegações de José?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A diversidade genética é um dos pilares da biodiversidade, sendo fundamental para a adaptação e sobrevivência das espécies em diferentes ambientes. Em populações naturais, dois processos biológicos desempenham papel central nesse contexto: a dispersão de indivíduos e o fluxo gênico entre populações. A dispersão envolve o movimento de organismos de uma área para outra, enquanto o fluxo gênico refere-se à troca de material genético entre populações distintas, promovendo variabilidade genética e reduzindo os efeitos da endogamia. Esses mecanismos são essenciais para manter a saúde genética e a resiliência dos ecossistemas naturais, permitindo que espécies enfrentem pressões seletivas como mudan…
Recentemente, o Tribunal da Cidadania proferiu a seguinte decisão ao examinar a legitimação fiscalizatória do Ibama, em caráter concorrente com os demais órgãos de fiscalização estadual e municipal:
O IBAMA possui o dever-poder de fiscalizar e exercer poder de polícia sobre qualquer atividade que coloque em risco o meio ambiente, mesmo que a competência para o licenciamento ambiental seja de outro órgão público. A competência para licenciar não se confunde com a competência para fiscalizar.
A atuação supletiva de um ente federal é permitida, desde que comprovada omissão ou insuficiência na fiscalização pelo ente originalmente competente para o licenciamento ou autorização ambiental, conforme…
Texto I
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-membros das Nações Unidas em 2015, fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade para as pessoas e o planeta, agora e no futuro. Em seu cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – em uma parceria global. Eles reconhecem que acabar com a pobreza e outras privações deve andar de mãos dadas com estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico – tudo isso enquanto combatem as mudanças climáticas e trabalham para preserv…



