Um homem de sessenta anos de idade, servidor público, foi atropelado por veículo em alta velocidade em uma autoestrada. A equipe médica que realizou o socorro constatou que o homem acidentado tinha sofrido fratura exposta do terço distal da tíbia direita, com desvio total do eixo diafisário, e extensa laceração da massa muscular, das estruturas tendinosas e da pele do membro inferior direito. No hospital, após oito horas decorridas do acidente, foi realizado o desbridamento cirúrgico da fratura, assim como o fechamento da pele e a colocação de tala gessada inquinopodálica. No entanto, após dezoito horas transcorridas do trauma, o paciente queixou-se de dor contínua e crescente no membro inferior direito e, mesmo após a retirada do aparelho gessado, o pulso periférico do membro lesionado não apresentou diminuição.
A partir do caso clínico acima, redija, na qualidade de médico responsável pelo paciente em tela, um estudo de caso, atendendo, necessariamente, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir.
< Apresente o diagnóstico da lesão. [valor: 27,00 pontos]
< Indique os possíveis fatores complicadores. [valor: 26,50 pontos]
< Discorra a respeito do(s) tratamento(s) adequado(s). [valor: 26,50 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As infecções hospitalares são aquelas que acontecem depois de 48 horas da admissão do paciente ou após realização de qualquer procedimento invasivo, e podem se manifestar durante a internação ou após a alta. As mais comuns são: pneumonia, em especial associada à ventilação mecânica; infecção de corrente sanguínea, principalmente associada ao cateter central; infecções do trato urinário associada ao cateter urinário; e as de sítio cirúrgico.
Elas acarretam aumento do tempo de internação, podendo contribuir ou até causar o óbito do paciente. São dos eventos adversos mais frequentes nos hospitais, caracterizando-se como problema de saúde pública.
Durante a pandemia da covid-19, os pacientes que…
Uma paciente do sexo feminino com 74 anos de idade, hipertensa, servidora pública, ativa fisicamente, compareceu ao serviço de atendimento ortopédico, acompanhada, com relato de queda ao solo de própria altura havia poucas horas. E la se queixou de dor no quadril d ireito e incapacidade de apoio. Ao exame físico, foi possível notar pele íntegra, encurtamento e rotação externa do membro inferior direito. A paciente foi submetida à radiografia simples, reproduzida a seguir.

Com base no caso clínico hipotético apresentado, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Apresente o diagnóstico mais adequado para o caso. [valor: 3,00 pontos]
2 Defina anatomicamente as regiões …
Momento 1
Uma paciente de 79 anos de idade compareceu à emergência hospitalar com queixa de dispneia ao repouso havia três horas, sem fatores desencadeantes ou de alívio, e negou episódios semelhantes prévios. Relatou que recebera diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes do tipo 2 havia 20 anos, tratados atualmente com anlodipino 10 mg e metformina 1.500 mg, respectivamente. Ao exame físico, encontrava-se acianótica, com pressão arterial de 134 × 78 mm/Hg, frequência cardíaca de 78 bpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 94%, ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, com discretos estertores crepitantes em bases pulmonares. O restante do exame físico mostrou resu…



