A Regulação pode ser compreendida como toda forma de organização pelo Estado da atividade econômica, seja por meio de intervenção direta ou no exercício de seus poderes sobre os agentes econômicos.
Diversas formas de regulação estão disponíveis para o Estado, das quais se destacam a regulação por custo do serviço, a regulação por preço-teto e a regulação por comparação.
Diante dos fatos apresentados, obedeça aos comandos a seguir em relação aos tipos de regulação mencionados:
- Descreva cada tipo de regulação. [valor: 4,50 pontos]
- Mencione ao menos uma vantagem de cada tipo. [valor: 2,50 pontos]
- Mencione ao menos uma desvantagem de cada tipo. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A produtividade da mão de obra é um elo importante entre os estudos de micro e macroeconomia, uma vez que representa uma importante variável para a mensuração do crescimento econômico e de indicadores de qualidade de vida de um país. Considerando apenas os insumos capital e trabalho, explique como a produtividade da mão de obra se comporta quando:
1 apenas o insumo trabalho é variável; [valor: 4,50 pontos]
2 os insumos capital e trabalho são variáveis. [valor: 5,00 pontos]
O teorema do eleitor mediano é um resultado importante na teoria da escolha pública porque constitui uma alternativa ao teorema da impossibilidade de Arrow. Todavia, aquele teorema é válido apenas sob condições bem-definidas. Quando essas condições são atingidas, o teorema explica, por exemplo, a razão de uma escolha ter sido feita entre duas propostas próximas entre si, realizadas por votação por maioria absoluta, evitando posições radicais. Ao mesmo tempo, a vitória de propostas radicais em ambientes democráticos em certas ocasiões pode ser explicada pelo não cumprimento de uma ou mais dessas condições.
Tendo como referência inicial as informações apresentadas, redija um texto dissertativo…
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …



