Deseja-se estabelecer uma conexão E2 (8448kb/s) entre duas localidades, utilizando rádios digitais PDH operando na frequência homologada pela ANATEL de 23 GHz. A antena a ser usada possui ganho igual a 43 dBi e a temperatura de ruído equivalente em seu terminal é igual a 100 K. O rádio possui uma figura de ruído total igual a 6 dB e está conectado diretamente ao terminal da antena.
Dados:
- Taxa de erro de bits para modulação DPSK é igual a 1/2𝑒−𝐸𝑏/𝑁𝑜, onde 𝐸𝑏/𝑁𝑜 é a relação da energia por bit do sinal transmitido pela densidade espectral de ruído;
- Constante de Boltzmann 𝑘 = 1,4 × 10−23𝐽/𝐾;
- A Temperatura ambiente é igual a 27o C;
- log10 2 ~0,3;
- log10 𝑒 ~0,4;
- log10 3 ~0,5;
- log10 7 ~0,8;
- log10 11 ~1,0;
Sabe-se que o enlace proposto deve operar a uma taxa de erro de bit igual a 10−6 utilizando o esquema de modulação DPSK.
Determine, na porta de entrada do rádio:
1. a relação 𝑬𝒃/𝑵𝒐, em dB;
2. a relação portadora pela densidade de ruído 𝑪/𝑵𝒐, em dBHz;
3. a temperatura de ruído equivalente do sistema composto pelo rádio e antena, em K;
4. o nível de potência mínimo a ser recebido pelo rádio para que o enlace seja estabelecido na condição desejada, em dBm.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As usinas hidrelétricas localizadas na região Norte do Brasil geram a importante fatia de 26% da energia elétrica consumida em todo o território nacional. Nas Unidades da Federação da região, é produzido grande montante de energia barata, renovável e despachável, que são decisivas para redução do custo médio da energia elétrica no País, favorecendo a competitividade das empresas situadas nos grandes centros consumidores nacionais. Entretanto, os municípios da Amazônia Legal vivem uma situação paradoxal, uma vez que que, têm 1 milhão de pessoas que não podem contar com luz e recebem fornecimento de energia em apenas algumas horas do dia, através de geradores. Outros 3 milhões de habitantes da…
O sistema elétrico da figura abaixo é composto por um gerador, dois transformadores e uma linha de transmissão, alimentando uma carga. Nos terminais do gerador desse sistema, ocorre um curto-circuito trifásico simétrico. Nas condições de pré-falta, a tensão no barramento da carga e a potência de operação são, respectivamente, iguais a 15 kV e 30 MVA com fator de potência de 0,866 indutivo.

Pede-se:
a. Tensão, em p.u., na carga.
b. Potência, em p.u., na carga.
c. Corrente de base na carga.
d. Corrente, em p.u., na carga.
e. Corrente, em ampères, na carga.
f. Mudança de base do transformador T2.
g. Reatância, em p.u., da linha de transmissão.
h. Diagrama de Impedância do sistema.
i. Tensão no…
O projeto de uma instalação elétrica em um Estabelecimento Assistencial de Saúde – EAS é pautado em dois aspectos importantes: a classificação dos ambientes por grupos e as classes da energia de segurança.
Indique:
a) critérios para a classificação dos ambientes em cada grupo.
b) critérios para a definição das classes da energia de segurança.
c) a relação entre os grupos e as classes da energia de segurança.
d) os esquemas de aterramento utilizados em cada grupo em que se encontra a instalação.



