Para o controle de obras, é muito comum o uso de técnicas como o Program Evaluation and Review Technique (PERT) e o Critical Path Method (CPM).
A figura abaixo mostra uma rede em que as atividades, representadas por setas, possuem duração, em dias corridos, representada pelo número no centro da seta. Os círculos mostram as incidências de início e término das atividades e o projeto se inicia em 0 e termina em 60.

Determine, apresentando seus cálculos:
1. O caminho crítico da rede no formato:

2. A última data de início, a última data de término e a folga da atividade 10 → 40
3. O impacto causado por um atraso de 10 dias na atividade 10 → 40
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma análise interna de um setor público para definir o termo que orientará a licitação de uma obra, foi requisitado, para o preparo do edital de licitação a ser publicado, que fosse definido o “projeto executivo” e apontado a relação deste com o “anteprojeto” e o “projeto executivo”.
Como responsável técnico incumbido dessa função, apresente a definição de “projeto básico” e a relação deste com o “anteprojeto” e o “projeto executivo”.
Uma obra pública de construção de escola pública municipal no município de Atalaia/AL foi licitada por meio de composições de custo oriundas da tabela referencial SINAPI e composições próprias, às quais fora aplicado o devido percentual de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas).
Durante a execução contratual, o engenheiro fiscal observou algumas inconsistências na composição do BDI referencial, que também foi adotado pela contratada. Além disso, notou a ausência de BDI diferenciado para alguns serviços da planilha orçamentária. A composição do BDI referencial é:

Parcela dos serviços que constam na faixa A da Curva ABC do orçamento:

A fim de aplicar corretamente o BDI no orçamento …
Um engenheiro, recém-empossado em órgão público, assumiu a fiscalização técnica do contrato de construção de uma edificação pública. Para se inteirar dos acontecimentos anteriores, buscou informações no diário de obras. Estudando o contrato, seus anexos e demais documentos, verificou que a medição coincidia com a data-base de reajustamento. Além disso, verificou que os profissionais indicados na proposta apresentada na licitação para executar a obra não eram os mesmos que estavam presentes no canteiro de obras.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, considerando a Lei 14.133/21, redija um texto dissertativo acerca dos seguintes itens de fiscalização de obra pública em andam…




