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Q153275 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: CGM -Controladoria Geral do Município de São Luis
Cargo: Auditor
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática80 linhas

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PEÇA TÉCNICA –

Dentre as atribuições do auditor de controle interno estão atividades relacionadas à orientação, prevenção, controle, estudos, análise e avaliação, inclusive no que diz respeito ao planejamento. Nesse sentido, um auditor de controle interno da Prefeitura de São Luís do Maranhão foi incumbido de fazer a análise prévia de uma iniciativa do prefeito relacionada à construção de um parque de exposições permanentes para evidenciar a cultura maranhense, como a culinária local, A exemplo do arroz-de-cuxá, as danças típicas, como o bumba meu boi, e tudo o que tiver relacionado ao folclore da região. Esse projeto somente foi possível em razão de convênio com a união, que repassou todo o valor necessário para
a construção do Centro de Exposições permanente. Para a consecução desse objetivo, foi desenvolvido estudo que abrange todos os aspectos a ele relacionados, desde o planejamento, construção e manutenção do Centro de Exposições permanente, que consistiam nas seguintes observações:

A – essa iniciativa não foi contemplada na lei orçamentária anual. Por isso deverá ser aberto crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.000.000,00, conforme valor estimado, sendo: R$ 1.000.000,00 para aquisição do terreno e R$ 2.000.000,00 para obra.
B – os recursos para a aquisição do terreno vieram da venda de outros dois terrenos menores, realizada no mesmo exercício da construção do parque.
C – haverá a necessidade de desapropriação de imóvel. a indenização será paga juntamente com a entrega definitiva da obra.
D – a obra e seu projeto executivo deverão ser precedidos de licitação. Para tanto, foi eleita a modalidade pregão.
E – o edital deverá ser publicado nos diários oficiais do município e do estado e em jornal de grande circulação, além de divulgado Por meios eletrônicos.
F – para a comprovação da capacidade técnica dos interessados em participar da licitação será exigida a apresentação de atestados. Tendo em vista se tratar de obra pública, os atestados deverão ser fornecidos por pessoas jurídicas de direito público.
G – tendo em vista que o início das obras coincidirá com período de chuvas, o prazo de vigência a ser estabelecido no contrato será até a entrega
definitiva da obra.
H – o pagamento das dobras ocorrerá da seguinte forma: 50% na assinatura do contrato e 50% após a entrega definitiva da obra. I – até que seja
realizado concurso público, os cargos necessários ao funcionamento do Parque, como bilheteiro, técnico de manutenção, almoxarife, jardineiro, monitor, chefe de manutenção e diretor do parque serão providos na forma comissionada.
J – as informações acerca da venda dos terrenos e da utilização desses recursos para a aquisição de outro terreno deverão ser evidenciadas no relatório de gestão fiscal a ser elaborado pelo executivo de São Luís. Na condição de auditor de controle interno da Prefeitura de São Luís, manifeste-se acerca da legalidade das observações indicadas nos itens “A” – “J”. (Elabore sua resposta definitiva em até 80 linhas)


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Questões Relacionadas

MatériaAdministração Financeira e Orçamentária (AFO)
BancaFCC

Em análise das contas do Poder Executivo da União, foram encontradas as seguintes achados:

Achado 1: O Chefe do Poder Executivo encaminhou determinação de contingenciamento de despesas ao Presidente do Ministério Público da União, sob pena de limitar os empenhos de ofício, caso não seja atendido.

Achado 2: O Relatório de Gestão Fiscal, publicado no final do 1º quadrimestre, apresentava gastos com pessoal superiores a 41% da receita corrente líquida.

Considerando a situação hipotética acima, analise a regularidade, ou não, de cada um dos achados expostos acima.

 

As seguintes situações se referem a determinado órgão público.

 I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 serão pagos em janeiro de 20X2.

II Em janeiro de 20X2 serão recebidos e pagos os medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1.

III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 serão pagos também em dezembro de 20X1.

Tendo por base essas situações hipotéticas, responda ao que se pede a seguir.

  1. Conceitue restos a pagar e estabeleça a distinção entre os tipos existentes.
  2. Cite para cada uma das três situações expostas no enunciado, em que situação as despesas se encontram: restos a pagar processados, não processados, despesas empenhadas, liquidadas, pagas ou…

O Tribunal de Contas de determinado estado da Federadação realizou auditoria no Município X, de 41 mil habitantes. Devido ser um ano atípico, graças ao estado de calamidade pública, a proposta era averiguar a responsabilidade fiscal do Município X, tendo em vistas os gastos extraordinários ocorridos no exercício. No relatório preliminar de auditoria, constam os seguintes achados:
1) A relação entre receita corrente líquida e despesa com pessoal foi apresentada no seguinte quadro:

ANO RCL Despesas Executivo Despesas Legislativo
2010 550.000,00 251.000,00 31.000,00
2011 579.500,00 269.000,00 36.000,00
2012 599.000,00 320.000,00 36.500,00
2013 695.000,00 380.000,00 34.000,00
2014 7…

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