A Sra. Rosa, 52 anos, foi ao Serviço Social de um hospital solicitando o auxílio da equipe no atendimento da criança conhecida como Nico. Ela informa que encontrou a criança, na praça da cidade, bastante machucada e pedindo comida. No local, ninguém possuía referências de familiares ou amigos de Nico. Não sabendo o que fazer, a Sra. Rosa procurou atendimento no hospital devido aos machucados da criança. Contudo, Nico não foi atendido sob a alegação de que estava sem documentação.
A assistente social de plantão identificou a possível condição de abandono e conversou com a criança a fim de obter informações sobre sua família. Durante a conversa, Nico disse ter 6 anos de idade e não querer retornar para sua casa, porque lá mora o “Malvadão”, e ele tinha medo.
I. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente indique o erro cometido pelo hospital na resposta dada a Sra. Rosa na tentativa de atendimento. Justifique sua resposta.
II. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e nos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, defina as primeiras ações do assistente social em relação à criança.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Secretaria de Estado de Educação, com fundamento no Art. 53, inciso V, da Lei n° 8.069/90, indeferiu pedido de rematrícula de determinado aluno, que cursava o Ensino Fundamental, uma vez que ele residia em local distante da escola que frequentava e, assim, a vaga a ser disponibilizada, no ano seguinte, respeitaria o critério estabelecido no texto legal.
Inconformado, o aluno insistiu em permanecer na instituição afastada de sua residência, alegando que se encontrava bem adaptado à escola, entrosado com o ambiente educacional do qual faz parte há vários anos.
O órgão público permaneceu em sua postura, alegando, ainda, que a escolha do estabelecimento escolar pelo aluno caracterizaria a prev…
Laura, nascida em 07/01/2018, é filha de Maria e Rafael, reside com a avó materna Joyce e a mãe em São João de Meriti, mas durante os finais de semana fica sob os cuidados exclusivos da avó porque Maria trabalha como profissional do sexo em Copacabana, Rio de Janeiro.
Com saudades da mãe, Laura foge de casa e, depois de se locomover em dois transportes intermunicipais, chega a Copacabana em busca da mãe. Pessoas do bairro acionam o Conselho Tutelar porque a viram andando na rua, perdida e sem qualquer responsável por perto, mas com a carteira da escola que continha seu nome e da família. Laura, então, foi encontrada e encaminhada para unidade de acolhimento no Rio de Janeiro.
O Ministério Pú…
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…



