Ao acompanhar a execução de uma obra pública, cujo objeto é a reforma de um prédio e o regime de execução é a empreitada por preço unitário, o fiscal constatou os seguintes problemas.
I O contrato originalmente previa 10 meses de execução de obra, sem previsão de cláusula de reajustamento. Porém, devido à demora na liberação de crédito orçamentário, o início dos serviços atrasou 4 meses, levando a empresa a pleitear reajustamento das últimas medições.
II Com o início das demolições, verificou-se a necessidade de um aumento significativo de quantitativos nos serviços hidráulicos e também de acréscimo de serviços novos, não previstos na planilha orçamentária. Por se tratar de empreitada por preço unitário, o fiscal autorizou de imediato o pleito da contratada, o que representaria 30% de acréscimo no valor original do contrato.
III Ao passar por um ambiente já reformado, o fiscal verificou que o piso novo estava se soltando. O engenheiro da empresa alegou que o serviço já havia sido medido e pago, e que qualquer correção só seria possível com acréscimo de valores ao contrato e ajuste de cronograma contratual.
Considerando as informações descritas nessa situação hipotética, redija um texto, abordando os seguintes aspectos:
1 adequabilidade da justificativa do atraso no início dos serviços; possibilidade de reajustamento no contrato; condições legais para pagamento de reajustamento em contratos públicos; e caso seja possível o reajustamento, como proceder em relação ao contrato vigente; [valor: 3,00 pontos]
2 adequabilidade do contrato por preço unitário em obras de reforma; limites legais previstos para acréscimo de valores; e possibilidade de autorização imediata de execução de quantitativos e serviços não previstos em contrato; [valor: 3,50 pontos]
3 obrigações do contratado em relação aos serviços já executados; possibilidade de ressarcimento total ou parcial do refazimento dos serviços; e responsabilidade do fiscal no serviço mal-executado. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando que a Lei n.º 14.133./2021 (Lei de licitações e contratos administrativos) estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, elabore um texto dissertativo acerca de licitações. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre a contratação direta, apresentando os casos previstos na lei. [valor: 4,75 pontos]
2 Cite três infrações previstas na referida Lei que podem resultar na responsabilização administrativa do licitante ou do contratado. [valor: 4,75 pontos]
Um órgão público federal publicou edital de licitação, na modalidade concorrência, visando à execução de obra de infraestrutura de grande porte, com valor inicialmente estimado em R$ 250.000.000,00 (duzentos e cinquenta milhões de reais). Trata-se, assim, de contrato classificado como de grande vulto, nos termos da nova Lei de Licitações, aplicável ao caso.
A sociedade empresária Construmax S.A. demonstrou interesse em participar do certame. Entretanto, após a leitura atenta do edital, surgiram dúvidas relevantes quanto a determinados aspectos, razão pela qual buscou apoio de sua assessoria jurídica para esclarecê-las.
Diante dessa situação hipotética, responda, de forma fundamentada, aos qu…
O Tribunal de Contas de determinado estado da Federação editou ato normativo com a seguinte redação:
Art. 1.º O Tribunal de Contas, no exercício do controle externo, poderá:
I – examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder público estadual;
II – sustar os contratos administrativos submetidos à sua apreciação.
Art. 2.º Os órgãos ou entidades públicas estaduais ficam obrigados a encaminhar cópia de edital de licitação já publicado, independentemente de prévia solicitação, para exame do Tribunal.
Art. 3.º As decisões do Tribunal de Contas que impliquem imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial.
Art. 4º Nenhum dado gerado pel…



