Antônio e Catarina foram casados por 10 anos e tiveram dois filhos, que contam com três e seis anos de idade. Ocorre que após o divórcio, Catarina não mais permitiu que Antônio visitasse seus dois filhos, motivo pelo qual ele ingressou com ação requerendo a guarda compartilhada com regulamentação de visitas.
Após saneado o feito, e antes de proferir a sentença, o advogado de Catarina peticionou informando que o processo deveria tramitar em segredo de justiça e que o Ministério Público não foi intimado e, portanto, requereu a anulação de todos os atos praticados até o momento, pois, não foi observada a forma prevista em lei.
Após os autos conclusos, o juiz entendeu que assiste razão à petição de Catarina, uma vez que a forma é aquilo que dá eficácia e validade ao ato processual e, com isso, anulou todos os atos até o momento, determinando a tramitação do processo em segredo de justiça e a intimação, com urgência, do Ministério Público.
Considerando a situação hipotética e com base no Código de Processo Civil, redija um texto que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- Discorra sobre os princípios da liberdade e da instrumentalidade das formas;
- A conduta do juiz, em anular todos os atos praticados no processo ante à intimação do Ministério Público, foi condizente com o disposto no texto legal? Justifique;
- Discorra sobre a primazia do mérito;
- A decisão do juiz, em determinar que o processo tramite em segredo de justiça, foi correta? Justifique dispondo sobre quais são os processos que tramitam com exceção ao princípio da publicidade.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Raquel formulou pedido de tutela cautelar em caráter antecedente a processo de inventário e partilha, por meio do qual requereu o arresto de cinco quadros de pintores famosos, integrantes do espólio de José, seu pai. Segundo narrou em sua petição inicial, os referidos bens se encontravam sob a posse de João, seu irmão e administrador da galeria de arte que José mantinha em vida. João havia lhe informado que colocaria os bens indicados em leilão e que se apropriaria dos recursos obtidos.
Diante dos fatos narrados, o juízo concedeu a tutela pleiteada por Raquel, determinando a remoção dos quadros para a posse de Jonias, terceiro estranho a Raquel e João, o qual foi nomeado depositário dos bens…
Godofredo vende a Máximo uma mansão de 1.800 m² localizada em área nobre de Cuiabá, imitindo-o imediatamente na posse em 01/03/2018. No ano seguinte, em 13/04/2019, Olavo aciona Godofredo alegando a nulidade do título translativo da propriedade desse mesmo imóvel em seu favor. Em agosto de 2022, transita em julgado a sentença de procedência desse pedido, determinando a imediata reintegração na posse de Olavo. Por isso, em novembro de 2022, o oficial de justiça intima Máximo para desocupação voluntária em 30 dias, sob pena de remoção compulsória. Imediatamente, então, em 13/11/2022, Máximo distribui, por dependência à demanda anulatória, pleito cautelar para garantir sua permanência na casa. …
A Constituição Federal de 1988 assegura garantias fundamentais aplicáveis ao processo civil, destacando-se o devido processo legal e seus consectários: contraditório, ampla defesa e juiz natural, que garantem imparcialidade, participação e equilíbrio entre as partes. No âmbito da teoria geral, jurisdição, ação, pretensão e processo constituem conceitos estruturantes, essenciais para compreender a função jurisdicional e suas espécies de tutela. Além disso, os atos processuais – em suas espécies, formas, prazos e comunicações – asseguram a regularidade e a efetividade do procedimento.
Com base no exposto, redija um texto dissertativo, abordando:
1) Princípios constitucionais aplicáveis ao Dire…



