O princípio da anualidade, no âmbito do direito financeiro, possui peculiaridades referentes a esse ramo do conhecimento. Considerando esse assunto, redija um texto, com a devida fundamentação, a respeito do princípio da anualidade financeira. Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.
1 Aborde o conceito do princípio da anualidade financeira. [valor: 3,00 pontos]
2 Discorra sobre a diferença entre esse princípio e os conceitos de anterioridade tributária e anualidade tributária. [valor: 4,00 pontos]
3 Responda se esse princípio se aplica às despesas incluídas em restos a pagar, ao plano plurianual e à lei de diretrizes orçamentárias. [valor: 7,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No relatório de gestão fiscal (RGF) do 1.º quadrimestre do último ano do mandato do governador de determinado estado, restou demonstrado que o Poder Executivo estadual comprometia, naquela ocasião, 97% de seu limite com gastos em despesas com pessoal, o que totalizava o custo de R$ 4,75 bilhões acumulados no período. Por sua vez, o RGF do 3.º quadrimestre também do último ano do mandato do governador sinalizou aumento nominal dos gastos com pessoal, que subiu para R$ 5 bilhões no período coberto pelo relatório, a despeito da manutenção do percentual de comprometimento ter remanescido em 97%, uma vez que foi identificado aumento na receita corrente líquida no período. O aumento nominal dos ga…
Os estados, o Distrito Federal e os municípios têm direito subjetivo à implementação, pela União, de linha de crédito especial para o pagamento de precatórios? Justifique sua resposta.
Em 27/8/2013, o estado do Pará ajuizou ação direta de inconstitucionalidade por omissão contra o Congresso Nacional, em razão de o inciso II do art. 3.º da Lei Complementar n.º 87/1996 (Lei Kandir) prever a desoneração do ICMS sobre as exportações de forma ampla, incluindo produtos in natura, mantendo, em seu art. 32, os créditos dos insumos utilizados na produção de mercadorias industrializadas destinadas ao exterior.
Visando compensar as perdas de receitas decorrentes dos dispositivos, a própria Lei Kandir criou, em seu art. 31, um sistema de entrega de recursos financeiros da União em benefício dos estados e municípios, tendo sido tanto a desoneração quanto o sistema de compensação alçado…




Nos termos da Carta Política de 1988 (CF/88), o princípio da anualidade financeira estabelece que as autorizações de despesas devem ocorrer num período pré-definido, em que podem ocorrer suas respectivas execuções.
Analogamente, conforme a CF/88, naquilo que se refere às anterioridade e anualidade tributárias, esta expressa-se na vedação de instituição, exigência ou acréscimo de tributo em cada exercício financeiro sem prévia autorização na Lei Orçamentária Anual e na Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO (dispõe sobre alterações na legislação tributária); aqueloutra, por seu turno, alcunhada de princípio da não-surpresa, equivale à negação de criação, cobrança ou aumento de tributo no próprio exercício financeiro em que ocorreu a publicação da lei instituidora ou majorante atinente.
Por fim, reza a Lei de Responsabilidade Fiscal que o princípio da anualidade financeira: a) não se aplica a restos pagar, por serem despesas empenhadas, mas não pagas até 31 de dezembro de cada exercício financeiro; b) não se aplica ao plano plurianual, por ser projeto orçamentário elaborado para cada quatro anos por todo ente federativo; e c) aplica-se à LDO, por ser produzida anualmente para apontar as metas e prioridades de governo.