Um Técnico de Segurança da Informação foi convidado pela Comissão de Segurança Pública – CSP para participar de uma Oficina sobre representação de dados no computador, arquitetura de redes e sistemas de criptografia de dados, a fim de aumentar seu conhecimento sobre salvaguarda da informação em meio eletrônicos.
Após a Oficina, foi solicitado ao Técnico:
a. Fazer a conversão do número binário 110011101 e do decimal 3467 para hexadecimal, indicando a quantos bits corresponde um dígito de um número no sistema hexadecimal.
b. Apresentar as camadas componentes do modelo OSI e descrever a função da camada de enlace desse modelo.
c. Elencar as principais características dos sistemas de criptografia simétrica e assimétrica e indicar qual algoritmo de criptografia é utilizado no WPA2.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um certo órgão do Poder Judiciário está enfrentando problemas com a comunicação entre seus servidores e os usuários que acessam o site. O principal sintoma relatado é que, em várias ocasiões, os dados transmitidos para os clientes parecem estar incompletos ou fora de ordem, causando falhas na exibição do conteúdo do site. A equipe técnica identificou que os pacotes de dados estão sendo entregues, mas com problemas de ordem e confiabilidade.
Considerando a situação hipotética, elabore um texto sobre a análise de algoritmos, abordando, necessariamente, respostas para os seguintes questionamentos:
1) Qual a camada do modelo TCP/IP é responsável por resolver problemas de entrega confiável e orde…
O Ministério da Saúde está reformulando a infraestrutura de comunicação do sistema e-SUS Notifica, que registra e acompanha casos de síndromes gripais e doenças de notificação compulsória, como COVID-19, dengue e tuberculose. Para isso, a equipe técnica precisa definir quais protocolos de transporte usar em diferentes funcionalidades do sistema.
O sistema possui dois módulos principais:
1) Módulo de Monitoramento em Tempo Real
As unidades de saúde enviam, a cada 10 segundos, atualizações com sintomas observados e informações preliminares de atendimentos suspeitos. Como o volume de dados é alto e a prioridade é a velocidade de atualização, pequenas perdas de pacotes são toleráveis, já que nov…
O TRT-XX está expandindo suas operações, criando novas áreas de atendimento e conectando milhares de dispositivos à sua rede local. Para atender à demanda, a equipe de TI configurou roteadores e switches que interconectam as unidades. Cada computador, impressora, smartphone, câmera de segurança e dispositivo IoT precisa de um endereço IP para comunicar-se na rede e acessar recursos na internet. Inicialmente, os técnicos atribuíram manualmente os endereços IP a cada dispositivo. Com o crescimento da infraestrutura, esse processo tornou-se inviável por motivos como:
- Aumentos frequentes no número de dispositivos, exigindo reconfigurações manuais constantes.
- Erros humanos na configuração manual…



