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Q125908 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-GO - Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás
Cargo: Auditor de Controle Externo

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Um município do Estado de Goiás licitou a contratação da construção de três obras de infraestrutura de abastecimento de água e saneamento, alicerçada na Lei 8666/1993, em diferentes locais selecionados e declaradas adequados por aquela Administração, mas todas destinadas à finalidade de ampliar a capacidade do sistema em operação. Assinado o contrato e dado início a execução, a empresa contratada identificou que um dos terrenos indicados pela Municipalidade tinha graves problemas na documentação de aquisição e também de contaminação em razão da ocupação anterior por uma indústria química. Identificou outro terreno próximo, que poderia ser utilizado, mas cujas características geológicas e outras interferências, inclusive reelaboração do projeto básico, ensejariam aumento na ordem de 50% no valor contratado para essa parte do objeto. diante desse cenário , considerando que a contratada concorde com o valor apurado para fins de eventual aditamento;

a- identifique os problemas , atos comissivos ou omissivos, ou ainda vícios envolvidos direta ou indiretamente na contratação acima descrita.

b- qual deve ser a conduta da Administração pública em relação a esse contrato, analisando se é possível o aditamento pretendido, cotejando os aspectos da majoração e do local indicado para obra, ou se há outra solução mais adequada, amparada na legislação vigente?

c- caso se estivesse diante da pretensão de supressão do objeto, com redução no valor do contrato, seria legalmente possível? Se possível, em qual percentual?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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