sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q124569 | Direito Tributário
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-GO - Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Considere a seguinte situação hipotética. Determinado Estado brasileiro, considerando a necessidade de rever a lei que instituiu o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD em seu território, no ano de 1990, publicou , em julho de 2012 , novo texto legal, atinente ao mesmo imposto, inserindo nele novas normas, inexistente na lei anterior.

Dentre as novas regras, uma das mais polêmicas é a que estabelece: art. 3o: A doação com encargo está sujeita integralmente ao imposto, como se não fosse gravada com esse encargo. Vale lembrar que, no que tange às doações com encargo, o Código Civil Brasileiro a briga duas regras importantes, que tem as seguintes dicções: Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Art. 540. A doação feita em contemplação do merecimento do donatário não perde o caráter de liberalidade, como não o perde a doação remuneratória, ou a gravada, no excedente ao valor dos serviços remunerados ou ao encargo imposto. Outra modificação trazida com o novo texto legal está relacionada ao cumprimento de obrigações acessórias. A lei anterior determinava expressamente que toda e qualquer doação de bem imóvel localizado naquele Estado, antes de ser formalizada em cartório, deveria obter a concordância expressa do fisco sobre o valor atribuído ao bem imóvel doado. Com a nova lei, essa obrigação acessória deixou de ser exigida nas doações de bens imóveis cujo valor venal, atribuído pela municipalidade para fins de pagamento do IPTU, seja igual ou inferior a R $ 100.000,00, na data da formalização da doação em cartório. Outro dispositivo dessa nova lei estabelece: art. 8o – ficam isentas do imposto às transmissões causa mortis de bens imóveis, se, cumulativamente, o herdeiro for filho do autor da herança, se, na data do óbito, o herdeiro ainda não houver completado 18 anos de idade e se, nessa mesma data, esse herdeiro não for proprietário de outro bem imóvel, integral ou parcialmente.

Considerando as informações acima e com base no que estabelecem a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional, responda fundamentadamente:

1- poderia o Estado em referência colocar, em sua Lei do ITCMD, uma regra estabelecendo que a doação com encargo esteja sujeita integralmente ao imposto, como se não fosse gravada com esse encargo, sendo que o artigo 538 do Código Civil Brasileiro coloca a liberalidade como elemento da definição de doação e, nas doações com encargo, só há liberalidade em relação à parte que excede ao valor do encargo (art. 540 do Código Civil Brasileiro)?

2- considerando que a lei anterior, de 1990, determinava expressamente que, em toda e qualquer doação de bem imóvel localizado naquele estado, antes da formalização do contrato em cartório, deveria ser obtida a concordância expressa do fisco sobre o valor a ela atribuído na escritura, e que, com o advento da nova lei, em 2012, essa obrigação foi dispensada em relação a transferências de bens imóveis, cujo valor venal, para fins de pagamento do IPTU, fosse igual ou inferior a R$ 100.000,00, poderia ser deferido o pedido de um contribuinte do ITCMD que alegar se, com base na analogia, que a dispensa dessa concordância expressa deveria ser estendida também as doações cujo valor superasse R$ 100.000,00? Poderia, alternativamente, com base em uma interpretação sistemática ou teológica da legislação, ser deferido esse pleito do contribuinte?

3- considerando que determinado herdeiro testamentário, na data do óbito de seu tio, em 2013, contava com apenas 16 anos de idade, e que não era proprietário, de modo integral ou parcial, de qualquer outro imóvel; considerando, ainda, as regras de interpretação e integração da legislação , bem como o princípio constitucional da isonomia , poderia esse herdeiro o testamentário obter a isenção do ITCMD, com base na regra do artigo 8º, transcrita no enunciado,  legando que foram criados pelos tios como se filho fosse, e que convivera com seus primos como se fossem seus irmãos?


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Tributário
BancaFCC

Redija um texto dissertativo que responda, de maneira fundamentada, de acordo com o Código Tributário Nacional, aos seguintes tópicos:

  1. Nos casos de tributos sujeitos a lançamento por homologação, existem regras para a contagem do prazo decadencial. Qual é o prazo de contagem do prazo decadencial caso o sujeito passivo efetue o pagamento antecipado, sem exame prévio do fisco? Explique o que ocorre caso o fisco não adote qualquer providência e qual deverá ser a providência adotada pelo fisco caso se constate alguma diferença entre o pagamento realizado e o valor real devido.
  2. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva. …

Quais fundamentos sustentam o argumento de que a priorização das bases indiretas de tributação no direito brasileiro acentua a desigualdade?

Aborde em sua resposta, necessariamente, dentre outros aspectos relevantes, o modelo de sistema regressivo e o princípio da seletividade.

Júlio procurou a Defensoria Pública informando que é comerciante ambulante e exerce sua atividade com um trailer de alimentação denominado “Crepe do Júlio”, instalado, principalmente após às 18h, na praça central de um município do interior. Em razão de reiteradas reclamações de moradores acerca de barulho e aglomeração de frequentadores do local, fiscais municipais interditaram o trailer e determinaram a cessação imediata da atividade, fundamentando-se no atendimento ao interesse público.

Oficiada pela Defensoria Pública, a Prefeitura informou que inexiste, na legislação local, norma que autorize ou regulamente o exercício da atividade alimentícia em trailers em espaço público, motivo pelo …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários