O direito à cidadania liberta o sujeito da tutela institucional, devolvendo-lhe o poder, posto que desconstrói o conceito de doente mental, de não sujeito para sujeito de direito, com diferenças individuais como todos os outros sujeitos, com sua história, seu potencial, suas tristezas, seus sonhos e suas alegrias. Considerando o acesso à cultura um direito e uma necessidade de todos, a Oficina de Poesia apresenta, como uma de suas frentes de trabalho, a visitação mensal a centros de cultura, como bibliotecas e museus, por exemplo, com o intuito de assegurar a circulação dos sujeitos portadores de sofrimento mental nos espaços da sociedade onde a cultura e a arte residem e onde todos os cidadãos paraenses transitam. Cabe pontuar que a oficina é um instrumento que deve estimular a busca pela autonomia e cidadania do sujeito, um espaço que favoreça a expressividade e a criatividade de cada um, possibilitando o empoderamento pessoal, o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança. Tudo isso deve ocorrer no encontro com outros sujeitos singulares, ocasiões que devem ser vistas como um dispositivo disparador de mútuas afetações e transformações pessoais, sociais e culturais.
Andrezza Carvalho Ervedosa e Maria Luzia Matos.
De poeta e louco todo mundo tem um pouco: oficina de poesia.
In: Revista NUFEN, São Paulo, v. 1, n.º 2, p. 96-117, nov./2009.
Internet: <pepsic.bvsalud.org> (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto e a imagem precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da atuação dos(as) assistentes sociais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 a compreensão das entidades representativas e da categoria do serviço social a respeito da Reforma Psiquiátrica; [valor: 3,50 pontos]
2 os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde; [valor: 2,00 pontos]
3 os desafios e as possibilidades de atuação dos(as) assistentes sociais na RAPS. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria tem 94 anos de idade e reside sozinha em uma cidade do interior distante 493 km da capital de seu estado. Não há familiares residentes na sua cidade. Ela tem três netos: um reside na capital do estado, um fora do estado e outro no exterior. Maria é aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebe benefício de um salário mínimo. Ela necessita de cuidados qualificados, dada sua idade avançada e suas condições de saúde. Diante dessa situação, a família optou por levar Maria para a capital, onde reside um dos seus três netos, filhos de seu único filho, já falecido. Embora o neto de Maria residente na capital tivesse disponibilidade afetiva para a efetivação de vínculo e …
Segundo dados do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022 foram registradas no Brasil 54.490 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo estupro, pornografia infanto-juvenil e exploração sexual. A maioria dessas ocorrências (95,4%) é de crimes de estupro, principalmente contra vítimas com idade entre 10 e 13 anos (42,2%). Considerando-se os estupros de vulnerável contra vítimas de até 13 anos de idade, 86% delas eram meninas e 56,2% eram crianças negras.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, discorra a respeito da realidade social de crianças e adolesce…
Se há questionamentos à defesa que é feita dos direitos sexuais e da livre expressão da identidade de gênero, há também a reafirmação desses mesmos direitos, que se fortalecem nas lutas e resistências. Nesse sentido, com a temática da transexualidade na perspectiva dos direitos, pretendese reafirmar o compromisso ético-político contra todas as formas de violência, expressas no racismo, na homofobia, na lesbofobia, na transfobia.
Seminário Nacional de Serviço Social e Diversidade Trans:
exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero em debate.
Brasília: CFESS, 2020, p. 10-11 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redij…



