Comissão Especial para Assuntos Tributários instaurada na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, visando atrair empresas para seus limites territoriais e com intuito de fortalecimento de sua economia, efetuara consulta aos seus procuradores sobre a legalidade e a constitucionalidade das seguintes propostas emergenciais de modificação na legislação tributária paraibana.
Como Procurador da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba analise as quatros propostas de projeto de lei elencadas a seguir, apontando, com base na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional atinente às matérias abordadas, se as iniciativas legislativas apresentam fundamento constitucional e legal. Justifique seus motivos e destaque quais dispositivos normativos (artigos, incisos, alíneas) servem para fundamentar sua apreciação.
a) apresentar projeto de lei ordinária estadual prescrevendo redução de 90% da base de cálculo do ICMS nas operações interestaduais realizadas por empresas que vierem estabelecer no Estado da Paraíba a partir de 31 de dezembro de 2013.
b) apresentar projeto de lei ordinária estadual reduzindo, a partir de 1-jan-2014, nas operações internas com produtos de informática, as alíquotas de ICMS para montante 50% inferior às aplicadas nas operações interestaduais com mercadorias de mesma natureza, desde que produzidas por empresas de informática que se instalarem no Estado da Paraíba a partir de 31/12/2013.
c) apresentar projeto de lei ordinária estadual que prescreva a redução da base de cálculo do ICMS nas operações internas para que a carga tributária seja equivalente a 12% do valor da operação para novas empresas estabelecidas no Estado da Paraíba.
d) apresentar projeto de lei ordinária estadual que altere o prazo de natureza decadencial nas solicitações de restituição de indébitos tributários ao Estado da Paraíba, para os tributos sujeitos ao lançamento por homologação pagos indevidamente a maior, a serem reclamados pelos contribuintes, aumentando para 10 anos o prazo para a interposição do respectivo pedido de repetição de indébito.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma prestadora de serviços de tratamento de esgoto e abastecimento de água a um estado da Federação, ajuizou ação contra a União, com vista a obtenção do reconhecimento da imunidade tributária sobre os serviços públicos por ela prestados. A empresa está organizada na forma de sociedade de economia mista de capital aberto, negociado em bolsa de valores.
Considerando essa situação hipotética, redija uma dissertação que aborde, necessariamente:
- Segundo a Constituição Federal de 1988, no que consiste a imunidade tributária recíproca?
- Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), é possível a extensão da imunidade tributária recíproca à referida sociedade de economia mista?
- Aponte os…
Observadas a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, as demais legislações de regência e a jurisprudência do STF, redija um texto dissertativo respondendo, de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos:
- O que é o Simples Nacional?
- É válida a restrição à adesão ao Simples Nacional em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte que possua débitos com a fazenda estadual, cuja exigibilidade não esteja suspensa?
- No caso de empresa aderente ao Simples Nacional que adquira mercadorias provenientes de outros estados da Federação, é válida a cobrança do diferencial de alíquota de ICMS (DIFAL) em razão dessa operação, levando-se em conta o tratamento preconizado nos a…
Quais fundamentos sustentam o argumento de que a priorização das bases indiretas de tributação no direito brasileiro acentua a desigualdade?
Aborde em sua resposta, necessariamente, dentre outros aspectos relevantes, o modelo de sistema regressivo e o princípio da seletividade.



