Comissão Especial para Assuntos Tributários instaurada na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, visando atrair empresas para seus limites territoriais e com intuito de fortalecimento de sua economia, efetuara consulta aos seus procuradores sobre a legalidade e a constitucionalidade das seguintes propostas emergenciais de modificação na legislação tributária paraibana.
Como Procurador da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba analise as quatros propostas de projeto de lei elencadas a seguir, apontando, com base na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional atinente às matérias abordadas, se as iniciativas legislativas apresentam fundamento constitucional e legal. Justifique seus motivos e destaque quais dispositivos normativos (artigos, incisos, alíneas) servem para fundamentar sua apreciação.
a) apresentar projeto de lei ordinária estadual prescrevendo redução de 90% da base de cálculo do ICMS nas operações interestaduais realizadas por empresas que vierem estabelecer no Estado da Paraíba a partir de 31 de dezembro de 2013.
b) apresentar projeto de lei ordinária estadual reduzindo, a partir de 1-jan-2014, nas operações internas com produtos de informática, as alíquotas de ICMS para montante 50% inferior às aplicadas nas operações interestaduais com mercadorias de mesma natureza, desde que produzidas por empresas de informática que se instalarem no Estado da Paraíba a partir de 31/12/2013.
c) apresentar projeto de lei ordinária estadual que prescreva a redução da base de cálculo do ICMS nas operações internas para que a carga tributária seja equivalente a 12% do valor da operação para novas empresas estabelecidas no Estado da Paraíba.
d) apresentar projeto de lei ordinária estadual que altere o prazo de natureza decadencial nas solicitações de restituição de indébitos tributários ao Estado da Paraíba, para os tributos sujeitos ao lançamento por homologação pagos indevidamente a maior, a serem reclamados pelos contribuintes, aumentando para 10 anos o prazo para a interposição do respectivo pedido de repetição de indébito.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O regime de substituição tributária para frente (ICMS-ST) tem como característica a antecipação do recolhimento do imposto, utilizando uma base de cálculo presumida para determinar o montante devido. No entanto, há situações em que a base de cálculo efetiva da operação realizada pelo contribuinte substituído se revela inferior a presumida, o que levanta discussões sobre a possibilidade e os critérios para a restituição do valor pago a maior.
Os Tribunais Superiores analisaram a questão em diferentes momentos, estabelecendo entendimentos sobre o direito à restituição e as regras que devem ser observadas para sua efetivação. Diante desse contexto, responda, de maneira fundamentada:
- Explique o…
Júlio procurou a Defensoria Pública informando que é comerciante ambulante e exerce sua atividade com um trailer de alimentação denominado “Crepe do Júlio”, instalado, principalmente após às 18h, na praça central de um município do interior. Em razão de reiteradas reclamações de moradores acerca de barulho e aglomeração de frequentadores do local, fiscais municipais interditaram o trailer e determinaram a cessação imediata da atividade, fundamentando-se no atendimento ao interesse público.
Oficiada pela Defensoria Pública, a Prefeitura informou que inexiste, na legislação local, norma que autorize ou regulamente o exercício da atividade alimentícia em trailers em espaço público, motivo pelo …
Quais fundamentos sustentam o argumento de que a priorização das bases indiretas de tributação no direito brasileiro acentua a desigualdade?
Aborde em sua resposta, necessariamente, dentre outros aspectos relevantes, o modelo de sistema regressivo e o princípio da seletividade.



