Todas as crianças e jovens têm direito à educação. Além do acesso à escola, a elas devem ser garantidos a permanência e o sucesso escolar. No entanto, de acordo com as informações do texto seguinte, “as políticas educacionais ainda enfrentam problemas de eficiência do sistema”, principalmente, quanto à “regularização do fluxo escolar”, porque “os estudantes ainda permanecem no sistema além da idade prevista e do tempo necessário para conclusão”.
No Ensino Fundamental, as políticas educacionais ainda enfrentam problemas de eficiência do sistema, especialmente a rede pública responsável pela oferta de escolaridade nessa etapa do ensino. Embora haja expressiva redução dos indicadores de reprovação e abandono escolar, os estudantes ainda permanecem no sistema além da idade prevista e do tempo necessário para conclusão. O grande desafio de regularização do fluxo escolar, ou seja, de assegurar a universalização da conclusão do ensino compulsório precisa ser enfrentado, garantindo condições de efetiva aprendizagem, sem negligenciar as novas necessidades de conhecimentos e habilidades requeridas no atual processo de desenvolvimento econômico e social. O desafio amplia-se no sentido de o Poder Público proporcionar o atendimento e oportunidades educacionais apropriadas aos jovens de 15 a 17 anos, tendo em vista, inclusive, a Emenda Constitucional Nº 59 que estabelece a obrigatoriedade de escolarização para a faixa etária dos quatro aos dezessete anos.
Fonte: MEC. Caderno de Reflexões. Brasília, 2011, p. 10.
Para o enfrentamento do problema com vistas a garantir “condições de efetiva aprendizagem” do aluno em contexto escolar, a fim de “assegurar a universalização da conclusão do ensino”, principalmente, no que diz respeito à educação de crianças e de jovens, apresente três medidas, no âmbito das práticas pedagógicas, que os professores devem tomar para que seja dado acesso ao conhecimento, à formação integral do ser humano e à participação no processo de construção de novos conhecimentos a todos os alunos de uma escola.
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Nos termos do Art. 30 da Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010, destacado no quadro seguinte, pode-se entender que é função da escola formar sujeitos alfabetizados e letrados, nas “diversas formas de expressão”, para garantir a “continuidade da aprendizagem”. No entanto, há alunos que progridem para os anos subsequentes do Ensino Fundamental sem saber ler e compreender o sentido da mensagem de um texto. Tal fato inviabiliza o acesso ao conhecimento sistematizado e escrito das diferentes áreas e disciplinas do currículo escolar.
Art. 30 – Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
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II.…
Compreender o espaço, com suas formas e dimensões, é necessário para o desenvolvimento do aluno dentro de uma perspectiva de formação multidisciplinar.
A partir do tema espaço e forma, cite dois descritores que possam ser trabalhados nestes aspectos. Sugira, também, duas atividades que os alunos desenvolvam para atingir estes objetivos em sala de aula, sendo uma aplicável à zona rural e outra à zona urbana.
Empregue a tira a seguir em uma situação de aprendizagem vivenciada, destacando 02 (duas) problemáticas apresentadas no discurso das personagens. Sugira, ainda, 01 (uma) ação corretiva para cada problemática identificada.




